ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Johnny Chaves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056
Resumo: O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico, adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, além de outros/as do campo da formação docente. Enquanto opção metodológica, foi realizada análise documental e de conteúdo dos projetos político-pedagógicos dos cursos, das ementas e dos programas das disciplinas analisadas. Além disso, foram entrevistados/as oito professores/as-formadores/as pertencentes à UERJ e à UNIRIO, posto que ambas as instituições apresentam disciplinas obrigatórias cujas ementas, expressamente, pretendem trabalhar com estas temáticas. Das análises podemos extrair que múltiplas práticas e investimentos pedagógicos criativos, por vezes de abrangência interseccional, caracterizam uma noção ampliada de currículo. Como conclusão, temos que as múltiplas formações destes profissionais contribuem para uma sensibilidade enquanto competência política-pedagógica para a afirmação da diversidade em suas práticas didáticas.
id FURG-5_4742e6f8f442c1b238c8c965edce31d4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9056
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADESO presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico, adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, além de outros/as do campo da formação docente. Enquanto opção metodológica, foi realizada análise documental e de conteúdo dos projetos político-pedagógicos dos cursos, das ementas e dos programas das disciplinas analisadas. Além disso, foram entrevistados/as oito professores/as-formadores/as pertencentes à UERJ e à UNIRIO, posto que ambas as instituições apresentam disciplinas obrigatórias cujas ementas, expressamente, pretendem trabalhar com estas temáticas. Das análises podemos extrair que múltiplas práticas e investimentos pedagógicos criativos, por vezes de abrangência interseccional, caracterizam uma noção ampliada de currículo. Como conclusão, temos que as múltiplas formações destes profissionais contribuem para uma sensibilidade enquanto competência política-pedagógica para a afirmação da diversidade em suas práticas didáticas.Lepidus2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/905610.14295/de.v7i1.9056Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 151-1772358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056/5987Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Johnny Chaves2019-09-11T19:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/9056Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-09-11T19:21:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES
title ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES
spellingShingle ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES
de Oliveira, Johnny Chaves
title_short ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES
title_full ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES
title_fullStr ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES
title_full_unstemmed ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES
title_sort ENTRE AS BRECHAS E AS GRADES DE PEDAGOGIA: TRANSBORDAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES
author de Oliveira, Johnny Chaves
author_facet de Oliveira, Johnny Chaves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Johnny Chaves
description O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico, adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, além de outros/as do campo da formação docente. Enquanto opção metodológica, foi realizada análise documental e de conteúdo dos projetos político-pedagógicos dos cursos, das ementas e dos programas das disciplinas analisadas. Além disso, foram entrevistados/as oito professores/as-formadores/as pertencentes à UERJ e à UNIRIO, posto que ambas as instituições apresentam disciplinas obrigatórias cujas ementas, expressamente, pretendem trabalhar com estas temáticas. Das análises podemos extrair que múltiplas práticas e investimentos pedagógicos criativos, por vezes de abrangência interseccional, caracterizam uma noção ampliada de currículo. Como conclusão, temos que as múltiplas formações destes profissionais contribuem para uma sensibilidade enquanto competência política-pedagógica para a afirmação da diversidade em suas práticas didáticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056
10.14295/de.v7i1.9056
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056
identifier_str_mv 10.14295/de.v7i1.9056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056/5987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 151-177
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044979006799872