Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Johnny Chaves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10956
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 151-177, Jan/Jun. 2019.
id FURG_a2aeb402ab8b1ebdd733d2a43bb2fd03
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10956
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidadesEntre las brechas y las grades de pedagogía: transbordamentos de las cuestiones de género y sexualidadesBetween gaps and grades of pedagogy: translating gender issues and sexualitiesFormação docenteGêneroSexualidadePolíticas públicasFormación docenteLa sexualidadPlan de estudiosTeacher trainingGenderSexualityPublic policyRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 151-177, Jan/Jun. 2019.O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico, adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, além de outros/as do campo da formação docente. Enquanto opção metodológica, foi realizada análise documental e de conteúdo dos projetos político-pedagógicos dos cursos, das ementas e dos programas das disciplinas analisadas. Além disso, foram entrevistados/as oito professores/as-formadores/as pertencentes à UERJ e à UNIRIO, posto que ambas as instituições apresentam disciplinas obrigatórias cujas ementas, expressamente, pretendem trabalhar com estas temáticas. Das análises, extraímos múltiplas práticas e investimentos pedagógicos criativos, por vezes de abrangência interseccional, que caracterizam uma noção ampliada de currículo. Como conclusão, temos que as múltiplas formações destes profissionais contribuem para uma sensibilidade enquanto competência política-pedagógica para a afirmação da diversidade em suas práticas didáticas.El presente artículo pretende comprender cómo los currículos pedagógicos abordan las temáticas de género y sexualidad en la formación docente. Como referencial teórico, se adopta como reflejo de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, además de otros / as del campo de formación docente. Las condiciones metodológicas, se realizaron el análisis documental y de contenido de los proyectos político-pedagógicos de los cursos, los menús y los programas de las disciplinas analizadas. Además, fueron entrevistados / como ocho profesores / como formadores / como pertenecientes a la UERJ ya la UNIRIO, con el objetivo de dar continuidad a sus tareas, expresamente, pretenden trabajar con estas temáticas. Los análisis son capaces de multiplicar e invertir creativos pedagógicos, a veces de alcance interseccional, caracterizan una noción ampliada de currículo. Como conclusión, tenemos que las formas de contraer a los profesionales para llegar a ser capaces como políticas para la afirmación de la diversidad en sus prácticas didácticas.The present article aims to understand how the pedagogical curricula approach the themes of gender and sexuality in teacher education. As a theoretical reference, it is adopted as a reflection of Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, and others in the field of teacher training. The methodological conditions were the documental and content analysis of the political-pedagogical projects of the courses, the menus and the programs of the disciplines analyzed. In addition, eight teachers / as trainers / as belonging to UERJ and UNIRIO were interviewed, in order to continue their tasks, expressly intending to work with these themes. The analyzes are capable of multiplying and investing pedagogical creatives, sometimes intersectional in scope, characterize an expanded notion of curriculum. As a conclusion, we have to find ways to contract professionals to become capable as policies for the affirmation of diversity in their didactic practices.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-16T00:19:11Z2023-05-16T00:19:11Z2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, J. C. de. Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 151–177, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9056. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056. Acesso em: 5 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10956porOliveira, Johnny Chaves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-16T00:19:11Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10956Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-16T00:19:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades
Entre las brechas y las grades de pedagogía: transbordamentos de las cuestiones de género y sexualidades
Between gaps and grades of pedagogy: translating gender issues and sexualities
title Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades
spellingShingle Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades
Oliveira, Johnny Chaves de
Formação docente
Gênero
Sexualidade
Políticas públicas
Formación docente
La sexualidad
Plan de estudios
Teacher training
Gender
Sexuality
Public policy
title_short Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades
title_full Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades
title_fullStr Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades
title_full_unstemmed Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades
title_sort Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades
author Oliveira, Johnny Chaves de
author_facet Oliveira, Johnny Chaves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Johnny Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Gênero
Sexualidade
Políticas públicas
Formación docente
La sexualidad
Plan de estudios
Teacher training
Gender
Sexuality
Public policy
topic Formação docente
Gênero
Sexualidade
Políticas públicas
Formación docente
La sexualidad
Plan de estudios
Teacher training
Gender
Sexuality
Public policy
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 151-177, Jan/Jun. 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
2023-05-16T00:19:11Z
2023-05-16T00:19:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, J. C. de. Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 151–177, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9056. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10956
identifier_str_mv OLIVEIRA, J. C. de. Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 151–177, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9056. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384370132025344