ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva do Nascimento, Stefany
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: José Silva dos Santos, Odair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610
Resumo: O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa.
id FURG-5_58ab9573043bfc47e70f243d5d70e90a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8610
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESAO artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa.Lepidus2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/861010.14295/de.v7i1.8610Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 285-3022358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610/5996Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva do Nascimento, StefanyJosé Silva dos Santos, Odair2019-09-11T19:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/8610Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-09-11T19:21:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Silva do Nascimento, Stefany
title_short ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
author Silva do Nascimento, Stefany
author_facet Silva do Nascimento, Stefany
José Silva dos Santos, Odair
author_role author
author2 José Silva dos Santos, Odair
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva do Nascimento, Stefany
José Silva dos Santos, Odair
description O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610
10.14295/de.v7i1.8610
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610
identifier_str_mv 10.14295/de.v7i1.8610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610/5996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 285-302
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978978488320