ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610 |
Resumo: | O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa. |
id |
FURG-5_58ab9573043bfc47e70f243d5d70e90a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8610 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESAO artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa.Lepidus2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/861010.14295/de.v7i1.8610Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 285-3022358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610/5996Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva do Nascimento, StefanyJosé Silva dos Santos, Odair2019-09-11T19:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/8610Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-09-11T19:21:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Silva do Nascimento, Stefany |
title_short |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
ESTUDOS DE GÊNERO NO CONTO TCHAU, DE LYGIA BOJUNGA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Silva do Nascimento, Stefany |
author_facet |
Silva do Nascimento, Stefany José Silva dos Santos, Odair |
author_role |
author |
author2 |
José Silva dos Santos, Odair |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva do Nascimento, Stefany José Silva dos Santos, Odair |
description |
O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610 10.14295/de.v7i1.8610 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v7i1.8610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610/5996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 285-302 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044978978488320 |