AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Pedro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14181
Resumo: A teoria educacional voltada para os estágios de desenvolvimento mental, apoiaram-se na tradição dualista do ocidente produzindo e reproduzindo polaridades, onde natureza e corpo estão separados: “o corpo, localizado no âmbito da natureza, é negado na instancia da cultura”. Contudo, Louro (2016) tem feito uma construção metafórica do sujeito enquanto “viajante” para argumentar que as experiências, objetivas e subjetivas, operacionalizam-se sobre um processo de desvios e retornos sobre si, presente na construção da identidade. Essa viajem coloca o corpo como elemento fundamental, já que é nele que os sujeitos são classificados, ordenados e hierarquizados, a partir de normas e valores. Neste sentido, valendo-nos das reflexões sobre a teoria queer, analisaremos algumas partes do filme Everybody Talks About Jamie com um intuito de compreender, qual é a contribuição da escola para o discurso sobre o corpo e suas implicações; uma vez que toda a narrativa se dá em torno da escola.
id FURG-5_5cf1275c71d09df525628a1b6ddc42e7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14181
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEERA teoria educacional voltada para os estágios de desenvolvimento mental, apoiaram-se na tradição dualista do ocidente produzindo e reproduzindo polaridades, onde natureza e corpo estão separados: “o corpo, localizado no âmbito da natureza, é negado na instancia da cultura”. Contudo, Louro (2016) tem feito uma construção metafórica do sujeito enquanto “viajante” para argumentar que as experiências, objetivas e subjetivas, operacionalizam-se sobre um processo de desvios e retornos sobre si, presente na construção da identidade. Essa viajem coloca o corpo como elemento fundamental, já que é nele que os sujeitos são classificados, ordenados e hierarquizados, a partir de normas e valores. Neste sentido, valendo-nos das reflexões sobre a teoria queer, analisaremos algumas partes do filme Everybody Talks About Jamie com um intuito de compreender, qual é a contribuição da escola para o discurso sobre o corpo e suas implicações; uma vez que toda a narrativa se dá em torno da escola.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1418110.14295/de.v10i2.14181Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 418 - 4282358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14181/10041Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Pedro2024-01-26T01:59:06Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14181Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T01:59:06Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER
title AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER
spellingShingle AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER
Araújo, Pedro
title_short AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER
title_full AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER
title_fullStr AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER
title_full_unstemmed AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER
title_sort AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER
author Araújo, Pedro
author_facet Araújo, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Pedro
description A teoria educacional voltada para os estágios de desenvolvimento mental, apoiaram-se na tradição dualista do ocidente produzindo e reproduzindo polaridades, onde natureza e corpo estão separados: “o corpo, localizado no âmbito da natureza, é negado na instancia da cultura”. Contudo, Louro (2016) tem feito uma construção metafórica do sujeito enquanto “viajante” para argumentar que as experiências, objetivas e subjetivas, operacionalizam-se sobre um processo de desvios e retornos sobre si, presente na construção da identidade. Essa viajem coloca o corpo como elemento fundamental, já que é nele que os sujeitos são classificados, ordenados e hierarquizados, a partir de normas e valores. Neste sentido, valendo-nos das reflexões sobre a teoria queer, analisaremos algumas partes do filme Everybody Talks About Jamie com um intuito de compreender, qual é a contribuição da escola para o discurso sobre o corpo e suas implicações; uma vez que toda a narrativa se dá em torno da escola.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14181
10.14295/de.v10i2.14181
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14181
identifier_str_mv 10.14295/de.v10i2.14181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14181/10041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 418 - 428
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044976709369856