TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARA A DESFEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11803 |
Resumo: | Este artigo examina os modos de constituição do trabalho docente no contexto brasileiro. Para tanto, realiza-se a análise de uma obra publicada no ano de 1982 e parte do material empírico produzido em um grupo focal com estudantes de Pedagogia em 2015. Buscou-se fundamentação nos estudos de gênero pós-estruturalistas e nos estudos sociológicos do trabalho. Ao final, foi possível identificar que a literatura pedagógica brasileira produzida na década de 1980 inaugura um debate importante em prol da profissionalização do trabalho docente, produzindo um deslocamento da feminização do magistério para o que chamamos de desfeminização da docência. Evidencia-se, ainda, que as novas gerações de professoras mobilizam determinados saberes docentes para defenderem um compromisso político da escola com os conhecimentos escolares.PALAVRAS-CHAVE: Gênero, trabalho docente, feminização do magistério, profissionalização. |
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TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARA A DESFEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIAEste artigo examina os modos de constituição do trabalho docente no contexto brasileiro. Para tanto, realiza-se a análise de uma obra publicada no ano de 1982 e parte do material empírico produzido em um grupo focal com estudantes de Pedagogia em 2015. Buscou-se fundamentação nos estudos de gênero pós-estruturalistas e nos estudos sociológicos do trabalho. Ao final, foi possível identificar que a literatura pedagógica brasileira produzida na década de 1980 inaugura um debate importante em prol da profissionalização do trabalho docente, produzindo um deslocamento da feminização do magistério para o que chamamos de desfeminização da docência. Evidencia-se, ainda, que as novas gerações de professoras mobilizam determinados saberes docentes para defenderem um compromisso político da escola com os conhecimentos escolares.PALAVRAS-CHAVE: Gênero, trabalho docente, feminização do magistério, profissionalização. Lepidus2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1180310.14295/de.v8i1.11803Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 25-472358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11803/7816Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDal'Igna, Maria CláudiaScherer, Renata Porcher2020-10-02T17:18:24Zoai:periodicos.furg.br:article/11803Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-10-02T17:18:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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