ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Milena de Souza
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Miranda , Jade Milena Fonseca de, Bessa, Sônia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205
Resumo: Este artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.
id FURG-5_769b396e90bc03a58cf9a88188417b8e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13205
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTALEste artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1320510.14295/de.v9i2.13205Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 739 - 7562358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205/9316Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Milena de Souza Miranda , Jade Milena Fonseca de Bessa, Sônia2024-01-25T23:40:20Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13205Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:40:20Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Barbosa, Milena de Souza
title_short ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Barbosa, Milena de Souza
author_facet Barbosa, Milena de Souza
Miranda , Jade Milena Fonseca de
Bessa, Sônia
author_role author
author2 Miranda , Jade Milena Fonseca de
Bessa, Sônia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Milena de Souza
Miranda , Jade Milena Fonseca de
Bessa, Sônia
description Este artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205
10.14295/de.v9i2.13205
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205
identifier_str_mv 10.14295/de.v9i2.13205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205/9316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 739 - 756
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044975883091968