ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205 |
Resumo: | Este artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero. |
id |
FURG-5_769b396e90bc03a58cf9a88188417b8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13205 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTALEste artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1320510.14295/de.v9i2.13205Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 739 - 7562358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205/9316Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Milena de Souza Miranda , Jade Milena Fonseca de Bessa, Sônia2024-01-25T23:40:20Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13205Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:40:20Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Barbosa, Milena de Souza |
title_short |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Barbosa, Milena de Souza |
author_facet |
Barbosa, Milena de Souza Miranda , Jade Milena Fonseca de Bessa, Sônia |
author_role |
author |
author2 |
Miranda , Jade Milena Fonseca de Bessa, Sônia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Milena de Souza Miranda , Jade Milena Fonseca de Bessa, Sônia |
description |
Este artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205 10.14295/de.v9i2.13205 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9i2.13205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205/9316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 739 - 756 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044975883091968 |