A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gislaine de Fátima Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alvarenga Almeida, Breno, Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio, Maria Ribeiro, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12674
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674
Resumo: O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes a representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar.   PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Identidade negra. Arte. Políticas das diferenças.
id FURG-5_7a3299b512b8fa360f9b1b0ebac92ad5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12674
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
spelling A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICOO presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes a representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar.   PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Identidade negra. Arte. Políticas das diferenças.Lepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1267410.14295/de.v9iEspecial.12674Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 257 - 2862358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674/8760Silva, Gislaine de Fátima FerreiraAlvarenga Almeida, Breno Pinto Gonçalves dos Reis, FabioMaria Ribeiro, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12674Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
title A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
spellingShingle A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
Silva, Gislaine de Fátima Ferreira
Silva, Gislaine de Fátima Ferreira
title_short A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
title_full A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
title_fullStr A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
title_full_unstemmed A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
title_sort A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
author Silva, Gislaine de Fátima Ferreira
author_facet Silva, Gislaine de Fátima Ferreira
Silva, Gislaine de Fátima Ferreira
Alvarenga Almeida, Breno
Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio
Maria Ribeiro, Cláudia
Alvarenga Almeida, Breno
Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio
Maria Ribeiro, Cláudia
author_role author
author2 Alvarenga Almeida, Breno
Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio
Maria Ribeiro, Cláudia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gislaine de Fátima Ferreira
Alvarenga Almeida, Breno
Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio
Maria Ribeiro, Cláudia
description O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes a representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar.   PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Identidade negra. Arte. Políticas das diferenças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674
10.14295/de.v9iEspecial.12674
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674
identifier_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674/8760
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 257 - 286
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1822175452904554496
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12674