A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
DOI: | 10.14295/de.v9iEspecial.12674 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674 |
Resumo: | O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes a representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Identidade negra. Arte. Políticas das diferenças. |
id |
FURG-5_7a3299b512b8fa360f9b1b0ebac92ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12674 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
spelling |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICOO presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes a representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Identidade negra. Arte. Políticas das diferenças.Lepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1267410.14295/de.v9iEspecial.12674Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 257 - 2862358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674/8760Silva, Gislaine de Fátima FerreiraAlvarenga Almeida, Breno Pinto Gonçalves dos Reis, FabioMaria Ribeiro, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12674Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO |
title |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO |
spellingShingle |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO Silva, Gislaine de Fátima Ferreira Silva, Gislaine de Fátima Ferreira |
title_short |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO |
title_full |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO |
title_fullStr |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO |
title_full_unstemmed |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO |
title_sort |
A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO |
author |
Silva, Gislaine de Fátima Ferreira |
author_facet |
Silva, Gislaine de Fátima Ferreira Silva, Gislaine de Fátima Ferreira Alvarenga Almeida, Breno Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio Maria Ribeiro, Cláudia Alvarenga Almeida, Breno Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio Maria Ribeiro, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga Almeida, Breno Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio Maria Ribeiro, Cláudia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gislaine de Fátima Ferreira Alvarenga Almeida, Breno Pinto Gonçalves dos Reis, Fabio Maria Ribeiro, Cláudia |
description |
O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes a representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Identidade negra. Arte. Políticas das diferenças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674 10.14295/de.v9iEspecial.12674 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9iEspecial.12674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674/8760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 257 - 286 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1822175452904554496 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/de.v9iEspecial.12674 |