A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gislaine de Fátima Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Breno Alvarenga, Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos, Ribeiro, Cláudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10680
Resumo: O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes à representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar.
id FURG_262c9bf18c2de3e73443ca5386eb76f0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10680
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artísticoEl color de la diferencia: tensiones y reflexiones sobre las relaciones étnico-raciales que surgen de lo hacer artísticoThe color of difference: tensions and reflections on ethnic-racial relationships emerging from artistic creationRelações étnico-raciaisIdentidade negraArtePolíticas das diferençasRelaciones étnico-racialesIdentidad negraPolíticas de diferenciasEthnic-racial relationsBlack identityArtDifferencespoliciesO presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes à representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar.El presente texto, tejido por varias manos, presenta el diálogo entre dos investigaciones realizadas e nel programa de posgrado en educación de la Universidad Federal de Lavras, sobre relaciones étnico-raciales y experiencias artísticas. El locus del presente estudio transita entre las clases de la serie inicial de Educación Primaria y Educación Infantil, ubicadas, respectivamente, en Campo das Vertentes y en el Sur de Minas Gerais. Ambas investigaciones se basaron en los marcos teóricos y metodológicos post-estructuralistas y en los estudios foucaultianos para problematizar las relaciones de conocimiento-poder que navegan en confrontaciones, siendo confrontación, resistencias pulsantes. El material empírico se produjo en la realización de talleres pedagógicos, previamente elaborados, que burbujearon problematizaciones sobre la representatividad de la negritud. Atravesada por el teatro y las artes plásticas, encontramos en las expresiones y discursos de los niños la negación y / o marginación de los negros, lo que nos perturbó y nos lanzó a este campo de investigación, con el objetivo de problematizar las desigualdades raciales/ étnicas que repercuten en el ambiente escolar.The present text, woven by several hands, presents the dialogue between two researches carried out in the postgraduate program in education at the Federal University of Lavras, regarding ethnic-racial relations and artistic experiences. The locus of the current study transits between classes of the Initial series of elementary School and Early Childhood Education, located, respectively, in Campo das Vertentes and in the South of Minas Gerais. Both investigations were based on the post-structuralist theoretical and methodological frameworks and on Foucauldian studies to problematize the relations of knowledge-power that navigate in confrontations, being confrontation, pulsating resistance. The empirical material was produced in the realization of pedagogical workshops, previously elaborated, which bubbled up problematizations regarding the representativeness of blackness. Crossed by theater and fine arts, we find in the expressions and speeches of children the negation and / or marginalization of black people, which disturbed us and launched us into this investigative field, aiming to problematize the inequalities of race / ethnicity that reverberate in the schoolenvironment.2023-02-12T23:58:47Z2023-02-12T23:58:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, G. F. F.; ALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G.; RIBEIRO, C. M. A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 257–286, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12674. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674. Acesso em: 25 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1068010.14295/de.v9iEspecial.12674porSilva, Gislaine de Fátima Ferreira daAlmeida, Breno AlvarengaReis, Fabio Pinto Gonçalves dosRibeiro, Cláudia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-12T23:58:47Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10680Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-12T23:58:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico
El color de la diferencia: tensiones y reflexiones sobre las relaciones étnico-raciales que surgen de lo hacer artístico
The color of difference: tensions and reflections on ethnic-racial relationships emerging from artistic creation
title A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico
spellingShingle A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico
Silva, Gislaine de Fátima Ferreira da
Relações étnico-raciais
Identidade negra
Arte
Políticas das diferenças
Relaciones étnico-raciales
Identidad negra
Políticas de diferencias
Ethnic-racial relations
Black identity
Art
Differencespolicies
title_short A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico
title_full A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico
title_fullStr A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico
title_full_unstemmed A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico
title_sort A cor da diferença: tensões e reflexões sobre as relações étnico-raciais que emergem do fazer artístico
author Silva, Gislaine de Fátima Ferreira da
author_facet Silva, Gislaine de Fátima Ferreira da
Almeida, Breno Alvarenga
Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos
Ribeiro, Cláudia Maria
author_role author
author2 Almeida, Breno Alvarenga
Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos
Ribeiro, Cláudia Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gislaine de Fátima Ferreira da
Almeida, Breno Alvarenga
Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos
Ribeiro, Cláudia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Identidade negra
Arte
Políticas das diferenças
Relaciones étnico-raciales
Identidad negra
Políticas de diferencias
Ethnic-racial relations
Black identity
Art
Differencespolicies
topic Relações étnico-raciais
Identidade negra
Arte
Políticas das diferenças
Relaciones étnico-raciales
Identidad negra
Políticas de diferencias
Ethnic-racial relations
Black identity
Art
Differencespolicies
description O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes à representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-12T23:58:47Z
2023-02-12T23:58:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, G. F. F.; ALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G.; RIBEIRO, C. M. A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 257–286, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12674. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674. Acesso em: 25 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10680
10.14295/de.v9iEspecial.12674
identifier_str_mv SILVA, G. F. F.; ALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G.; RIBEIRO, C. M. A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 257–286, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12674. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674. Acesso em: 25 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v9iEspecial.12674
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187244084690944