GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492 |
Resumo: | O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pós-estruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia. |
id |
FURG-5_89443added1eabd6b2594b8f7e20f1f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/14492 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOSO Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pós-estruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.Lepidus2022-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1449210.14295/de.v10i1.14492Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 206 - 2212358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492/9753Ribeiro, Paula Regina CostaCorpes Magalhães, JoanaliraLapa Rizza, JulianaAlbuquerque de Boer, RaphaelRuiz Silva, GiseleRibeiro de Vargas, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T20:44:43Zoai:periodicos.furg.br:article/14492Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2022-08-05T20:44:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS |
title |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS |
spellingShingle |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS Ribeiro, Paula Regina Costa |
title_short |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS |
title_full |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS |
title_fullStr |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS |
title_full_unstemmed |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS |
title_sort |
GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS |
author |
Ribeiro, Paula Regina Costa |
author_facet |
Ribeiro, Paula Regina Costa Corpes Magalhães, Joanalira Lapa Rizza, Juliana Albuquerque de Boer, Raphael Ruiz Silva, Gisele Ribeiro de Vargas, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Corpes Magalhães, Joanalira Lapa Rizza, Juliana Albuquerque de Boer, Raphael Ruiz Silva, Gisele Ribeiro de Vargas, Juliana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Paula Regina Costa Corpes Magalhães, Joanalira Lapa Rizza, Juliana Albuquerque de Boer, Raphael Ruiz Silva, Gisele Ribeiro de Vargas, Juliana |
description |
O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pós-estruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492 10.14295/de.v10i1.14492 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v10i1.14492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492/9753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 206 - 221 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979756531712 |