Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paula Regina Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Magalhães, Joanalira Corpes, Rizza, Juliana Lapa, Boer, Raphael Albuquerque de, Ruiz, Gisele Silva, Vargas, Juliana Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10742
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p.206-221, 2022.
id FURG_337668c9c01c2bf29d894975089ba934
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10742
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentosGrupo de investigación sexualidad y escuela - GESE: experiencias, trayectoria, acontecimientosResearch group sexualidade e escola - GESE: experiences, trajectory, happeningsCorposGêneroSexualidadesEspaços educativosIndissociabilidadeCuerposGéneroSexualidadesEspacios educativosInseparabilidadBodiesGenderSexualitiesLearning SpacesInseparabilityRevista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p.206-221, 2022.O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.El Grupo de Investigación Sexualidad y Escuela (GESE) completa sus 20 años deexperiencias, diálogos y debates sobre las temáticas de cuerpos, género y sexualidad, tantoen las escuelas como en los más diversos espacios educativos. Además, GESE, a través deacciones que involucran la docencia, la investigación y la extensión, lucha y resiste frente ala discriminación de género y sexualidad y sus intersecciones. El texto tiene como objetivopresentar las acciones de GESE que se basan en la inseparabilidad con el intento de posibilitar una educación para la sexualidad que deconstruya discursos y prácticas sexistas, racistas, misóginas, LGTBIfóbicas, entre otras manifestaciones de prejuicio y discriminación. De esta manera habilitando la visibilización y vivencias de sujetos que des(estabilizan) las normas sociales de género y sexualidad. El campo teórico del grupo de investigación sebasa en el pensamiento postestructuralista, que nos hace percatarnos de que los cuerpos, las sexualidades y los géneros son construcciones históricas, sociales y culturales articuladas con las dimensiones de clase y raza/etnia.O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completes its 20 years of experiences, dialogues and debates on the themes of bodies, gender and sexuality, both in schools and in the most diverse learning spaces. In addition, GESE, through actions that involve teaching, research and extension, fights and resists in the face of gender and sexuality discrimination and their intersections. The text aims to present Gese's actions that are based on inseparability in order to enable an education for sexuality that deconstructs sexist, racist, misogynistic, LGBTIphobic discourses and practices, among other manifestations of prejudice and discrimination. Thus, enabling the visibility and experiences of subjects that de(stabilize) the social norms of gender and sexuality. The research group's theoretical arena is based on poststructuralist thinking, which makes us realize that bodies, sexualities and genders are historical, social and cultural constructions articulated with the dimensions of class and race/ethnicity.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-16T02:32:37Z2023-03-16T02:32:37Z2022-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, P. R. C.; MAGALHÃES, J. C.; RIZZA, J. L.; BOER, R. A.; SILVA, G. R.; VARGAS, J. R. GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 206–221, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14492. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1074210.14295/de.v10i1.14492porRibeiro, Paula Regina CostaMagalhães, Joanalira CorpesRizza, Juliana LapaBoer, Raphael Albuquerque deRuiz, Gisele SilvaVargas, Juliana Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-30T12:56:15Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10742Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-30T12:56:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
Grupo de investigación sexualidad y escuela - GESE: experiencias, trayectoria, acontecimientos
Research group sexualidade e escola - GESE: experiences, trajectory, happenings
title Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
spellingShingle Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
Ribeiro, Paula Regina Costa
Corpos
Gênero
Sexualidades
Espaços educativos
Indissociabilidade
Cuerpos
Género
Sexualidades
Espacios educativos
Inseparabilidad
Bodies
Gender
Sexualities
Learning Spaces
Inseparability
title_short Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
title_full Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
title_fullStr Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
title_full_unstemmed Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
title_sort Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
author Ribeiro, Paula Regina Costa
author_facet Ribeiro, Paula Regina Costa
Magalhães, Joanalira Corpes
Rizza, Juliana Lapa
Boer, Raphael Albuquerque de
Ruiz, Gisele Silva
Vargas, Juliana Ribeiro de
author_role author
author2 Magalhães, Joanalira Corpes
Rizza, Juliana Lapa
Boer, Raphael Albuquerque de
Ruiz, Gisele Silva
Vargas, Juliana Ribeiro de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Paula Regina Costa
Magalhães, Joanalira Corpes
Rizza, Juliana Lapa
Boer, Raphael Albuquerque de
Ruiz, Gisele Silva
Vargas, Juliana Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpos
Gênero
Sexualidades
Espaços educativos
Indissociabilidade
Cuerpos
Género
Sexualidades
Espacios educativos
Inseparabilidad
Bodies
Gender
Sexualities
Learning Spaces
Inseparability
topic Corpos
Gênero
Sexualidades
Espaços educativos
Indissociabilidade
Cuerpos
Género
Sexualidades
Espacios educativos
Inseparabilidad
Bodies
Gender
Sexualities
Learning Spaces
Inseparability
description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p.206-221, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-05
2023-03-16T02:32:37Z
2023-03-16T02:32:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, P. R. C.; MAGALHÃES, J. C.; RIZZA, J. L.; BOER, R. A.; SILVA, G. R.; VARGAS, J. R. GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 206–221, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14492. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10742
10.14295/de.v10i1.14492
identifier_str_mv RIBEIRO, P. R. C.; MAGALHÃES, J. C.; RIZZA, J. L.; BOER, R. A.; SILVA, G. R.; VARGAS, J. R. GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 206–221, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14492. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i1.14492
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187274171482112