GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paula Regina Costa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Corpes Magalhães, Joanalira, Lapa Rizza, Juliana, Albuquerque de Boer, Raphael, Ruiz Silva, Gisele, Ribeiro de Vargas, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492
Resumo: O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pós-estruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
id FURG-5_cf9f2b15df82e090d82325803cee34b6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14492
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOSO Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pós-estruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1449210.14295/de.v10i1.14492Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 206 - 2212358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492/9753Copyright (c) 2022 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Paula Regina CostaCorpes Magalhães, JoanaliraLapa Rizza, JulianaAlbuquerque de Boer, RaphaelRuiz Silva, GiseleRibeiro de Vargas, Juliana2024-01-25T23:52:30Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14492Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:52:30Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
title GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
spellingShingle GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
Ribeiro, Paula Regina Costa
title_short GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
title_full GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
title_fullStr GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
title_full_unstemmed GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
title_sort GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS
author Ribeiro, Paula Regina Costa
author_facet Ribeiro, Paula Regina Costa
Corpes Magalhães, Joanalira
Lapa Rizza, Juliana
Albuquerque de Boer, Raphael
Ruiz Silva, Gisele
Ribeiro de Vargas, Juliana
author_role author
author2 Corpes Magalhães, Joanalira
Lapa Rizza, Juliana
Albuquerque de Boer, Raphael
Ruiz Silva, Gisele
Ribeiro de Vargas, Juliana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Paula Regina Costa
Corpes Magalhães, Joanalira
Lapa Rizza, Juliana
Albuquerque de Boer, Raphael
Ruiz Silva, Gisele
Ribeiro de Vargas, Juliana
description O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pós-estruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492
10.14295/de.v10i1.14492
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492
identifier_str_mv 10.14295/de.v10i1.14492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14492/9753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 206 - 221
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044976733487104