A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677 |
Resumo: | A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal Estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres e sua permanência na docência. Como objetivo analisamos como as demandas da docência implicaram na vida dessas mulheres e suas escolhas. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico, que recorre à história de vida como processo de investigação de si. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho e até mesmo sua saúde. |
id |
FURG-5_8ab027156771d450321261a8d7a42de2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12677 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIAA partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal Estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres e sua permanência na docência. Como objetivo analisamos como as demandas da docência implicaram na vida dessas mulheres e suas escolhas. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico, que recorre à história de vida como processo de investigação de si. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho e até mesmo sua saúde.Lepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 128 - 1542358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677/8755Oliveira Muniz, GardeniaRodrigues Brito, Talamira Taita info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12677Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA |
title |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA |
spellingShingle |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA Oliveira Muniz, Gardenia |
title_short |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA |
title_full |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA |
title_fullStr |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA |
title_sort |
A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA |
author |
Oliveira Muniz, Gardenia |
author_facet |
Oliveira Muniz, Gardenia Rodrigues Brito, Talamira Taita |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Brito, Talamira Taita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Muniz, Gardenia Rodrigues Brito, Talamira Taita |
description |
A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal Estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres e sua permanência na docência. Como objetivo analisamos como as demandas da docência implicaram na vida dessas mulheres e suas escolhas. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico, que recorre à história de vida como processo de investigação de si. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho e até mesmo sua saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677/8755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 128 - 154 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1754644608256573440 |