(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476 |
Resumo: | Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalhos é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino. |
id |
FURG-5_98ea974c1050e4aeb9ca5c4aa9c7281e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8476 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURADevido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalhos é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/847610.14295/de.v6i2.8476Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 196-2012358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476/5688Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Gisele Martins2019-04-23T18:42:25Zoai:periodicos.furg.br:article/8476Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:25Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA |
title |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA |
spellingShingle |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA Ferreira, Gisele Martins |
title_short |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA |
title_full |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA |
title_fullStr |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA |
title_full_unstemmed |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA |
title_sort |
(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA |
author |
Ferreira, Gisele Martins |
author_facet |
Ferreira, Gisele Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gisele Martins |
description |
Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalhos é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476 10.14295/de.v6i2.8476 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v6i2.8476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476/5688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 196-201 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044978569543680 |