(Des)construção do sexismo através de música e literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gisele Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Andréia Alves Correa da, Amaral, Angélica do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10994
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018.
id FURG_5f8a0de06594093e1d885efdc32eb71d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10994
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling (Des)construção do sexismo através de música e literatura(Des)construcción del sexismo a través de la música y literaturaDeclining sexism through music and literatureEducação em sexualidadeSexismoContos de fadasEducación en SexualidadCuentos de hadasEducation in sexualityFairy taleSexismRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018.Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino.Debido a la gran diferencia social de los géneros, las personas del sexo femenino son sometidas a diversos prejuicios basados en la supremacía masculina. El objetivo del presente trabajo es presentar una metodología de problematización del tema con base en una vivencia escolar satisfactoria. El tema fue discutido a través de canciones populares, con letras misóginas, biografías de personalidades femeninas de impacto en su tiempo y textos de la literatura de diversos géneros. Posteriormente, la percepción de los educandos fue expuesta por medio de caricaturas y poemas. Se concluyó que la problematización del sexismo a través de enfoques cotidianos auxilia en la percepción del silenciamiento femenino.Due to the great social difference of the genders, the female sex people are submitted to diverse prejudices based on the masculine supremacy. The objective of the present work is to present a methodology of problematization of the theme based on a satisfactory school experience. The theme was discussed through popular songs, with misogynistic lyrics, biographies of female personalities of impact in their time and texts of the literature of diverse genres. Subsequently, the students' perception was exposed through cartoons and poems. It was concluded that the problematization of sexism through everyday approaches helps in the perception of female silencing.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-20T02:48:37Z2023-05-20T02:48:37Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, G. M.; SILVA, A. A. C. da.; AMARAL, A. do N. (Des)construção do sexismo através de música e literatura. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 196–201, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8476. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1099410.14295/de.v6i2.8476porFerreira, Gisele MartinsSilva, Andréia Alves Correa daAmaral, Angélica do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-20T02:48:37Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10994Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-20T02:48:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv (Des)construção do sexismo através de música e literatura
(Des)construcción del sexismo a través de la música y literatura
Declining sexism through music and literature
title (Des)construção do sexismo através de música e literatura
spellingShingle (Des)construção do sexismo através de música e literatura
Ferreira, Gisele Martins
Educação em sexualidade
Sexismo
Contos de fadas
Educación en Sexualidad
Cuentos de hadas
Education in sexuality
Fairy tale
Sexism
title_short (Des)construção do sexismo através de música e literatura
title_full (Des)construção do sexismo através de música e literatura
title_fullStr (Des)construção do sexismo através de música e literatura
title_full_unstemmed (Des)construção do sexismo através de música e literatura
title_sort (Des)construção do sexismo através de música e literatura
author Ferreira, Gisele Martins
author_facet Ferreira, Gisele Martins
Silva, Andréia Alves Correa da
Amaral, Angélica do Nascimento
author_role author
author2 Silva, Andréia Alves Correa da
Amaral, Angélica do Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gisele Martins
Silva, Andréia Alves Correa da
Amaral, Angélica do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em sexualidade
Sexismo
Contos de fadas
Educación en Sexualidad
Cuentos de hadas
Education in sexuality
Fairy tale
Sexism
topic Educação em sexualidade
Sexismo
Contos de fadas
Educación en Sexualidad
Cuentos de hadas
Education in sexuality
Fairy tale
Sexism
description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01
2023-05-20T02:48:37Z
2023-05-20T02:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, G. M.; SILVA, A. A. C. da.; AMARAL, A. do N. (Des)construção do sexismo através de música e literatura. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 196–201, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8476. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10994
10.14295/de.v6i2.8476
identifier_str_mv FERREIRA, G. M.; SILVA, A. A. C. da.; AMARAL, A. do N. (Des)construção do sexismo através de música e literatura. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 196–201, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8476. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v6i2.8476
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187255521509376