(Des)construção do sexismo através de música e literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10994 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018. |
id |
FURG_5f8a0de06594093e1d885efdc32eb71d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10994 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura(Des)construcción del sexismo a través de la música y literaturaDeclining sexism through music and literatureEducação em sexualidadeSexismoContos de fadasEducación en SexualidadCuentos de hadasEducation in sexualityFairy taleSexismRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018.Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino.Debido a la gran diferencia social de los géneros, las personas del sexo femenino son sometidas a diversos prejuicios basados en la supremacía masculina. El objetivo del presente trabajo es presentar una metodología de problematización del tema con base en una vivencia escolar satisfactoria. El tema fue discutido a través de canciones populares, con letras misóginas, biografías de personalidades femeninas de impacto en su tiempo y textos de la literatura de diversos géneros. Posteriormente, la percepción de los educandos fue expuesta por medio de caricaturas y poemas. Se concluyó que la problematización del sexismo a través de enfoques cotidianos auxilia en la percepción del silenciamiento femenino.Due to the great social difference of the genders, the female sex people are submitted to diverse prejudices based on the masculine supremacy. The objective of the present work is to present a methodology of problematization of the theme based on a satisfactory school experience. The theme was discussed through popular songs, with misogynistic lyrics, biographies of female personalities of impact in their time and texts of the literature of diverse genres. Subsequently, the students' perception was exposed through cartoons and poems. It was concluded that the problematization of sexism through everyday approaches helps in the perception of female silencing.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-20T02:48:37Z2023-05-20T02:48:37Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, G. M.; SILVA, A. A. C. da.; AMARAL, A. do N. (Des)construção do sexismo através de música e literatura. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 196–201, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8476. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1099410.14295/de.v6i2.8476porFerreira, Gisele MartinsSilva, Andréia Alves Correa daAmaral, Angélica do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-20T02:48:37Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10994Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-20T02:48:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura (Des)construcción del sexismo a través de la música y literatura Declining sexism through music and literature |
title |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura |
spellingShingle |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura Ferreira, Gisele Martins Educação em sexualidade Sexismo Contos de fadas Educación en Sexualidad Cuentos de hadas Education in sexuality Fairy tale Sexism |
title_short |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura |
title_full |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura |
title_fullStr |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura |
title_full_unstemmed |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura |
title_sort |
(Des)construção do sexismo através de música e literatura |
author |
Ferreira, Gisele Martins |
author_facet |
Ferreira, Gisele Martins Silva, Andréia Alves Correa da Amaral, Angélica do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andréia Alves Correa da Amaral, Angélica do Nascimento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gisele Martins Silva, Andréia Alves Correa da Amaral, Angélica do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em sexualidade Sexismo Contos de fadas Educación en Sexualidad Cuentos de hadas Education in sexuality Fairy tale Sexism |
topic |
Educação em sexualidade Sexismo Contos de fadas Educación en Sexualidad Cuentos de hadas Education in sexuality Fairy tale Sexism |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01 2023-05-20T02:48:37Z 2023-05-20T02:48:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, G. M.; SILVA, A. A. C. da.; AMARAL, A. do N. (Des)construção do sexismo através de música e literatura. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 196–201, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8476. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476. Acesso em: 16 maio. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10994 10.14295/de.v6i2.8476 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, G. M.; SILVA, A. A. C. da.; AMARAL, A. do N. (Des)construção do sexismo através de música e literatura. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 196–201, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8476. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476. Acesso em: 16 maio. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v6i2.8476 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187255521509376 |