(DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gisele Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476
Resumo: Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalhos é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino.
id FURG-5_98ea974c1050e4aeb9ca5c4aa9c7281e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8476
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURADevido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalhos é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/847610.14295/de.v6i2.8476Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 196-2012358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476/5688Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Gisele Martins2019-04-23T18:42:25Zoai:periodicos.furg.br:article/8476Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:25Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
title (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
spellingShingle (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
Ferreira, Gisele Martins
title_short (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
title_full (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
title_fullStr (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
title_full_unstemmed (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
title_sort (DES)CONSTRUÇÃO DO SEXISMO ATRAVÉS DE MÚSICA E LITERATURA
author Ferreira, Gisele Martins
author_facet Ferreira, Gisele Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gisele Martins
description Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalhos é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476
10.14295/de.v6i2.8476
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476/5688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 196-201
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978569543680