GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Martins, Kátia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construí as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos feministas e estudos culturais que abarcam os referenciais pós-estruturalistas. Desse modo, investigo a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de dois a sete anos. Foram realizadas observações, aplicação de questionário para as educadoras e, intencionalmente, algumas atividades para suscitar a fala das crianças sobre gênero e sexualidades. Sexualidade e gênero são questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, enfatizando os brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser. Portanto, esses pressupostos impulsionam a refletir e analisar os processos educativos e as (im)possibilidades nos brincares desencadeados na brinquedoteca. Assim, reflito sobre como as crianças têm se posicionado diante do que lhes é proposto.  
id FURG-5_9907351c2ea3afacb9b420b90479a16d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12685
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA Nesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construí as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos feministas e estudos culturais que abarcam os referenciais pós-estruturalistas. Desse modo, investigo a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de dois a sete anos. Foram realizadas observações, aplicação de questionário para as educadoras e, intencionalmente, algumas atividades para suscitar a fala das crianças sobre gênero e sexualidades. Sexualidade e gênero são questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, enfatizando os brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser. Portanto, esses pressupostos impulsionam a refletir e analisar os processos educativos e as (im)possibilidades nos brincares desencadeados na brinquedoteca. Assim, reflito sobre como as crianças têm se posicionado diante do que lhes é proposto.  Lepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1268510.14295/de.v9iEspecial.12685Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 428 - 4542358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685/8767Batista Martins, Kátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12685Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA
title GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA
spellingShingle GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA
Batista Martins, Kátia
title_short GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA
title_full GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA
title_fullStr GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA
title_full_unstemmed GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA
title_sort GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA
author Batista Martins, Kátia
author_facet Batista Martins, Kátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Martins, Kátia
description Nesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construí as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos feministas e estudos culturais que abarcam os referenciais pós-estruturalistas. Desse modo, investigo a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de dois a sete anos. Foram realizadas observações, aplicação de questionário para as educadoras e, intencionalmente, algumas atividades para suscitar a fala das crianças sobre gênero e sexualidades. Sexualidade e gênero são questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, enfatizando os brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser. Portanto, esses pressupostos impulsionam a refletir e analisar os processos educativos e as (im)possibilidades nos brincares desencadeados na brinquedoteca. Assim, reflito sobre como as crianças têm se posicionado diante do que lhes é proposto.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685
10.14295/de.v9iEspecial.12685
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685
identifier_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685/8767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 428 - 454
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1754644608263913472