AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Amico Sotolani, Matheus
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Xavier Filha, Constantina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687
Resumo: A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas
id FURG-5_d4d79c0ac88a35d51ac3164163ae3924
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12687
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTILA presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandasLepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1268710.14295/de.v9iEspecial.12687Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 455 - 4842358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687/8778Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess D’Amico Sotolani, MatheusXavier Filha, Constantina2024-01-25T23:45:21Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12687Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:45:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
title AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
spellingShingle AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
D’Amico Sotolani, Matheus
title_short AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
title_full AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
title_fullStr AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
title_full_unstemmed AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
title_sort AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
author D’Amico Sotolani, Matheus
author_facet D’Amico Sotolani, Matheus
Xavier Filha, Constantina
author_role author
author2 Xavier Filha, Constantina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D’Amico Sotolani, Matheus
Xavier Filha, Constantina
description A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687
10.14295/de.v9iEspecial.12687
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687
identifier_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687/8778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 455 - 484
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044975867363328