AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas |
id |
FURG-5_a9a9f53b2cca5f3478677f060fa7bb11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12687 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTILA presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandasLepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1268710.14295/de.v9iEspecial.12687Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 455 - 4842358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687/8778 D’Amico Sotolani, MatheusXavier Filha, Constantinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12687Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL |
title |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL |
spellingShingle |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL D’Amico Sotolani, Matheus |
title_short |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL |
title_full |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL |
title_fullStr |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL |
title_sort |
AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL |
author |
D’Amico Sotolani, Matheus |
author_facet |
D’Amico Sotolani, Matheus Xavier Filha, Constantina |
author_role |
author |
author2 |
Xavier Filha, Constantina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D’Amico Sotolani, Matheus Xavier Filha, Constantina |
description |
A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687 10.14295/de.v9iEspecial.12687 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9iEspecial.12687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687/8778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 455 - 484 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1754644608266010624 |