A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: : INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Quaresma, José Wilker
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barreto Lima, Rafael, da Silva Ferreira, Gerlane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614
Resumo: Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de sujeitos conscientes mediante o contexto de disputas políticas e ideológicas que geram retrocessos no currículo educacional brasileiro. Nesse sentido, aspectos do projeto “Escola Sem Partido”, o qual, dentre outras proposições, tem por objetivo neutralizar o trabalho docente e direcionar o currículo às convicções morais e religiosas dos pais, foram analisados sob a ótica da literatura distópica, aqui representada pela obra de Louis Lewry, O Doador de Memórias (The Giver, 1993). A pesquisa constitui‐se de revisão bibliográfica e foi mediada por um embasamento qualitativo. Assim, foram contextualizadas questões como as relações sociopolíticas e educação sexual, entre outras, o que possibilitou uma análise holística acerca dos aparelhos ideológicos do Estado e suas influências na educação, bem como uma compreensão do quanto a literatura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos.
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