A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, José Wilker Machado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Rafael Barreto, Ferreira, Gerlane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10762
Resumo: Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 317-344, 2021.
id FURG_f8980aeccc4bf8eb099a5ead0fe09315
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10762
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016La falsa utopía del proyecto “escola sem partido”: intercursos entre la obra “el doador” y proyectos de derecho n ° 867/2015 y n ° 193/2016The false utopia of the “school without party” project: intercourses between the book “the giver” and the bills of law nº 867/2015 and nº 193/2016Currículo educacionalGênero e sexualidadeEscola sem PartidoLiteratura distópicaPlan de estúdiosGénero y sexualidadEducational curriculumGender and sexualityEscola sem PartidoDystopian literatureRevista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 317-344, 2021.Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de sujeitos conscientes diante do contexto de disputas políticas e ideológicas que geram retrocessos no currículo educacional brasileiro. Nesse sentido, aspectos do projeto “Escola sem Partido”, o qual, dentre outras proposições, tem por objetivo neutralizar o trabalho docente e direcionar o currículo às convicções morais e religiosas dos pais, foram analisados sob a ótica da literatura distópica, aqui representada pela obra “O Doador de Memórias” (The Giver, 1993), primeiro livro da trilogia de Lois Lowry. A pesquisa constitui‐ se de revisão bibliográfica e foi mediada por um embasamento qualitativo. Assim, foram contextualizadas questões como as relações sociopolíticas e educação sexual, entre outras, o que possibilitou uma análise holística acerca dos aparelhos ideológicos do Estado e suas influências na educação, bem como uma compreensão do quanto a literatura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos.Esta investigación tiene como objetivo demostrar la importancia de la lectura crítica para la formación de sujetos conscientes dado el contexto de disputas políticas e ideológicas que generan retrocesos en el currículo educativo brasileño. En este sentido, se analizaron aspectos del proyecto “Escola Sem Partido”, que, entre otras propuestas, tiene como objetivo neutralizar la labor docente y orientar el currículo a las convicciones morales y religiosas de los padres, fueron analizados desde la perspectiva de la literatura distópica, representada aquí por la obra “El Doador” (The Giver, 1993), primer libro de la trilogía de Lois Lowry. La investigación consiste en una revisión de la literatura y fue mediada por una base cualitativa. Así, se contextualizaron temas como las relaciones sociopolíticas y la educación sexual, entre otros, lo que permitió un análisis holístico del aparato ideológico del Estado y sus influencias en la educación, así como una comprensión de cómo la literatura puede contribuir a la emancipación de los sujetos.This research aims to demonstrate the importance of critical reading for the formation of conscious subjects in the context of political and ideological disputes that generate setbacks in the Brazilian educational curriculum. In this sense, aspects of the Escola Sem Partido Project, which, among other proposals, aims to neutralize the teaching work and direct the curriculum to the parents' moral and religious convictions, were analyzed from the perspective of dystopian literature, represented here by the work “The Giver” (1993), first book in Lois Lowry's trilogy. The research consists of a literature review and was mediated by a qualitative basis. Thus, issues such as sociopolitical relations and sexual education, among others, were contextualized, which enabled a holistic analysis of the ideological apparatus of the State and its influences on education, as well as an understanding of how literature can contribute to the emancipation of subjects.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T22:38:58Z2023-03-24T22:38:58Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUARESMA, J. W. M.; LIMA, R. B.; FERREIRA, G. S. A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de Lei nº 867/2015 e nº 193/2016. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 317–344, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13614. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614. Acesso em: 15 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1076210.14295/de.v9i2.13614porQuaresma, José Wilker MachadoLima, Rafael BarretoFerreira, Gerlane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T22:38:59Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10762Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T22:38:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
La falsa utopía del proyecto “escola sem partido”: intercursos entre la obra “el doador” y proyectos de derecho n ° 867/2015 y n ° 193/2016
The false utopia of the “school without party” project: intercourses between the book “the giver” and the bills of law nº 867/2015 and nº 193/2016
title A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
spellingShingle A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
Quaresma, José Wilker Machado
Currículo educacional
Gênero e sexualidade
Escola sem Partido
Literatura distópica
Plan de estúdios
Género y sexualidad
Educational curriculum
Gender and sexuality
Escola sem Partido
Dystopian literature
title_short A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
title_full A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
title_fullStr A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
title_full_unstemmed A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
title_sort A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
author Quaresma, José Wilker Machado
author_facet Quaresma, José Wilker Machado
Lima, Rafael Barreto
Ferreira, Gerlane da Silva
author_role author
author2 Lima, Rafael Barreto
Ferreira, Gerlane da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, José Wilker Machado
Lima, Rafael Barreto
Ferreira, Gerlane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo educacional
Gênero e sexualidade
Escola sem Partido
Literatura distópica
Plan de estúdios
Género y sexualidad
Educational curriculum
Gender and sexuality
Escola sem Partido
Dystopian literature
topic Currículo educacional
Gênero e sexualidade
Escola sem Partido
Literatura distópica
Plan de estúdios
Género y sexualidad
Educational curriculum
Gender and sexuality
Escola sem Partido
Dystopian literature
description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 317-344, 2021.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28
2023-03-24T22:38:58Z
2023-03-24T22:38:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUARESMA, J. W. M.; LIMA, R. B.; FERREIRA, G. S. A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de Lei nº 867/2015 e nº 193/2016. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 317–344, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13614. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614. Acesso em: 15 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10762
10.14295/de.v9i2.13614
identifier_str_mv QUARESMA, J. W. M.; LIMA, R. B.; FERREIRA, G. S. A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de Lei nº 867/2015 e nº 193/2016. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 317–344, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13614. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614. Acesso em: 15 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i2.13614
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187257137364992