A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10762 |
Resumo: | Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 317-344, 2021. |
id |
FURG_f8980aeccc4bf8eb099a5ead0fe09315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10762 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016La falsa utopía del proyecto “escola sem partido”: intercursos entre la obra “el doador” y proyectos de derecho n ° 867/2015 y n ° 193/2016The false utopia of the “school without party” project: intercourses between the book “the giver” and the bills of law nº 867/2015 and nº 193/2016Currículo educacionalGênero e sexualidadeEscola sem PartidoLiteratura distópicaPlan de estúdiosGénero y sexualidadEducational curriculumGender and sexualityEscola sem PartidoDystopian literatureRevista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 317-344, 2021.Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de sujeitos conscientes diante do contexto de disputas políticas e ideológicas que geram retrocessos no currículo educacional brasileiro. Nesse sentido, aspectos do projeto “Escola sem Partido”, o qual, dentre outras proposições, tem por objetivo neutralizar o trabalho docente e direcionar o currículo às convicções morais e religiosas dos pais, foram analisados sob a ótica da literatura distópica, aqui representada pela obra “O Doador de Memórias” (The Giver, 1993), primeiro livro da trilogia de Lois Lowry. A pesquisa constitui‐ se de revisão bibliográfica e foi mediada por um embasamento qualitativo. Assim, foram contextualizadas questões como as relações sociopolíticas e educação sexual, entre outras, o que possibilitou uma análise holística acerca dos aparelhos ideológicos do Estado e suas influências na educação, bem como uma compreensão do quanto a literatura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos.Esta investigación tiene como objetivo demostrar la importancia de la lectura crítica para la formación de sujetos conscientes dado el contexto de disputas políticas e ideológicas que generan retrocesos en el currículo educativo brasileño. En este sentido, se analizaron aspectos del proyecto “Escola Sem Partido”, que, entre otras propuestas, tiene como objetivo neutralizar la labor docente y orientar el currículo a las convicciones morales y religiosas de los padres, fueron analizados desde la perspectiva de la literatura distópica, representada aquí por la obra “El Doador” (The Giver, 1993), primer libro de la trilogía de Lois Lowry. La investigación consiste en una revisión de la literatura y fue mediada por una base cualitativa. Así, se contextualizaron temas como las relaciones sociopolíticas y la educación sexual, entre otros, lo que permitió un análisis holístico del aparato ideológico del Estado y sus influencias en la educación, así como una comprensión de cómo la literatura puede contribuir a la emancipación de los sujetos.This research aims to demonstrate the importance of critical reading for the formation of conscious subjects in the context of political and ideological disputes that generate setbacks in the Brazilian educational curriculum. In this sense, aspects of the Escola Sem Partido Project, which, among other proposals, aims to neutralize the teaching work and direct the curriculum to the parents' moral and religious convictions, were analyzed from the perspective of dystopian literature, represented here by the work “The Giver” (1993), first book in Lois Lowry's trilogy. The research consists of a literature review and was mediated by a qualitative basis. Thus, issues such as sociopolitical relations and sexual education, among others, were contextualized, which enabled a holistic analysis of the ideological apparatus of the State and its influences on education, as well as an understanding of how literature can contribute to the emancipation of subjects.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T22:38:58Z2023-03-24T22:38:58Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUARESMA, J. W. M.; LIMA, R. B.; FERREIRA, G. S. A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de Lei nº 867/2015 e nº 193/2016. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 317–344, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13614. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614. Acesso em: 15 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1076210.14295/de.v9i2.13614porQuaresma, José Wilker MachadoLima, Rafael BarretoFerreira, Gerlane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T22:38:59Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10762Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T22:38:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 La falsa utopía del proyecto “escola sem partido”: intercursos entre la obra “el doador” y proyectos de derecho n ° 867/2015 y n ° 193/2016 The false utopia of the “school without party” project: intercourses between the book “the giver” and the bills of law nº 867/2015 and nº 193/2016 |
title |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 |
spellingShingle |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 Quaresma, José Wilker Machado Currículo educacional Gênero e sexualidade Escola sem Partido Literatura distópica Plan de estúdios Género y sexualidad Educational curriculum Gender and sexuality Escola sem Partido Dystopian literature |
title_short |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 |
title_full |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 |
title_fullStr |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 |
title_full_unstemmed |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 |
title_sort |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 |
author |
Quaresma, José Wilker Machado |
author_facet |
Quaresma, José Wilker Machado Lima, Rafael Barreto Ferreira, Gerlane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Rafael Barreto Ferreira, Gerlane da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, José Wilker Machado Lima, Rafael Barreto Ferreira, Gerlane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo educacional Gênero e sexualidade Escola sem Partido Literatura distópica Plan de estúdios Género y sexualidad Educational curriculum Gender and sexuality Escola sem Partido Dystopian literature |
topic |
Currículo educacional Gênero e sexualidade Escola sem Partido Literatura distópica Plan de estúdios Género y sexualidad Educational curriculum Gender and sexuality Escola sem Partido Dystopian literature |
description |
Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 317-344, 2021. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-28 2023-03-24T22:38:58Z 2023-03-24T22:38:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUARESMA, J. W. M.; LIMA, R. B.; FERREIRA, G. S. A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de Lei nº 867/2015 e nº 193/2016. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 317–344, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13614. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614. Acesso em: 15 mar. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10762 10.14295/de.v9i2.13614 |
identifier_str_mv |
QUARESMA, J. W. M.; LIMA, R. B.; FERREIRA, G. S. A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de Lei nº 867/2015 e nº 193/2016. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 317–344, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13614. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614. Acesso em: 15 mar. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v9i2.13614 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187257137364992 |