UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivone Maria Mendes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lapinski, Tatiane Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624
Resumo: O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso. As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal, apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas, principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito.
id FURG-5_f014efead26b3e332143ccde74be0bce
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8624
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOSO presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso. As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal, apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas, principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito.Lepidus2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/862410.14295/de.v7i1.8624Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 18-262358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624/5988Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivone Maria MendesLapinski, Tatiane Fátima2019-09-11T19:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/8624Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-09-11T19:21:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
spellingShingle UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Silva, Ivone Maria Mendes
title_short UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title_full UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title_fullStr UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title_sort UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
author Silva, Ivone Maria Mendes
author_facet Silva, Ivone Maria Mendes
Lapinski, Tatiane Fátima
author_role author
author2 Lapinski, Tatiane Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivone Maria Mendes
Lapinski, Tatiane Fátima
description O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso. As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal, apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas, principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624
10.14295/de.v7i1.8624
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624
identifier_str_mv 10.14295/de.v7i1.8624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624/5988
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 18-26
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978979536896