UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624 |
Resumo: | O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso. As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal, apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas, principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito. |
id |
FURG-5_f014efead26b3e332143ccde74be0bce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8624 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOSO presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso. As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal, apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas, principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito.Lepidus2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/862410.14295/de.v7i1.8624Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 18-262358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624/5988Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivone Maria MendesLapinski, Tatiane Fátima2019-09-11T19:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/8624Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-09-11T19:21:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS |
title |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS |
spellingShingle |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS Silva, Ivone Maria Mendes |
title_short |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS |
title_full |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS |
title_fullStr |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS |
title_full_unstemmed |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS |
title_sort |
UNIVERSIDADE: ESPAÇO PARA (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE GÊNERO, MASCULINIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS |
author |
Silva, Ivone Maria Mendes |
author_facet |
Silva, Ivone Maria Mendes Lapinski, Tatiane Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Lapinski, Tatiane Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ivone Maria Mendes Lapinski, Tatiane Fátima |
description |
O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso. As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal, apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas, principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624 10.14295/de.v7i1.8624 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v7i1.8624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624/5988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 7 n. 1 (2019): Gêneros e Sexualidades no Ensino Superior; 18-26 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044978979536896 |