Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, DANILO ARAUJO DE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FERRARI, ANDERSON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234
Resumo: O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.Palavras-chave: Interseccionalidade; Gênero; Sexualidade; Raça.
id FURG-5_fd1ab2dea8d3ef533fec67f402a3289c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8234
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículosO conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.Palavras-chave: Interseccionalidade; Gênero; Sexualidade; Raça.Lepidus2018-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/823410.14295/de.v6i1.8234Diversidade e Educação; v. 6 n. 1 (2018): Gêneros e Relações étnico-raciais; 21-292358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234/7166Copyright (c) 2018 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, DANILO ARAUJO DEFERRARI, ANDERSON2024-04-25T18:22:42Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8234Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-04-25T18:22:42Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
title Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
spellingShingle Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
OLIVEIRA, DANILO ARAUJO DE
title_short Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
title_full Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
title_fullStr Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
title_full_unstemmed Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
title_sort Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
author OLIVEIRA, DANILO ARAUJO DE
author_facet OLIVEIRA, DANILO ARAUJO DE
FERRARI, ANDERSON
author_role author
author2 FERRARI, ANDERSON
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, DANILO ARAUJO DE
FERRARI, ANDERSON
description O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.Palavras-chave: Interseccionalidade; Gênero; Sexualidade; Raça.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234
10.14295/de.v6i1.8234
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i1.8234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234/7166
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 1 (2018): Gêneros e Relações étnico-raciais; 21-29
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044975066251264