Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11030 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 21-29, 2018. |
id |
FURG_31eedc2bd1ce58510636778d8a445424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/11030 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículosInterseccionalidad, género, sexualidad y raza: los desafíos y las potencialidades en la invención de otros currículosInterseccionality, gender, sexuality and race: challenge and potencialities in the invention of others curriculumsInterseccionalidadeInterseccionalidadIntersecionalityGêneroGéneroGenderSexualidadeSexualidadSexualityRaçaRazaRaceRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 21-29, 2018.O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.Utilizamos el concepto de interseccionalidad como tentativa para la problematización del sujeto en su relación con el saber y con el currículum. El foco de nuestro análisis es la escuela y la acción en las salas de aula. ¿Cuáles son los desafíos y las potencialidades de un aula de historia pensando el cuerpo negro? Esa es la cuestión que organizó la preparación de una clase de historia de un profesor negro y gay interesado en colocar bajo sospecha la hegemonía blanca y heterosexual en la constitución histórica de los brasileños.The concept of intersectionality is taken as the bet to the problematization of the subject in his relation with knowledge and curriculum. For this, it is a school and investment in the classroom that is the focus of our analysis. What are the challenges and potentialities of a class history that think about blackbody? This is a question that organized a preparation of a history lesson of a black teacher put under suspicion the white and heterosexual hegemony in the Brazilian's historical constitution.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-28T23:06:59Z2023-05-28T23:06:59Z2018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, D. A. de.; FERRARI, A. Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–29, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8234. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234. Acesso em: 18 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1103010. 14295/de.v6i1.8234porOliveira, Danilo Araújo deFerrari, Andersoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-28T23:06:59Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11030Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-28T23:06:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos Interseccionalidad, género, sexualidad y raza: los desafíos y las potencialidades en la invención de otros currículos Interseccionality, gender, sexuality and race: challenge and potencialities in the invention of others curriculums |
title |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos |
spellingShingle |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos Oliveira, Danilo Araújo de Interseccionalidade Interseccionalidad Intersecionality Gênero Género Gender Sexualidade Sexualidad Sexuality Raça Raza Race |
title_short |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos |
title_full |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos |
title_fullStr |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos |
title_full_unstemmed |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos |
title_sort |
Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos |
author |
Oliveira, Danilo Araújo de |
author_facet |
Oliveira, Danilo Araújo de Ferrari, Anderson |
author_role |
author |
author2 |
Ferrari, Anderson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Danilo Araújo de Ferrari, Anderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interseccionalidade Interseccionalidad Intersecionality Gênero Género Gender Sexualidade Sexualidad Sexuality Raça Raza Race |
topic |
Interseccionalidade Interseccionalidad Intersecionality Gênero Género Gender Sexualidade Sexualidad Sexuality Raça Raza Race |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 21-29, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09 2023-05-28T23:06:59Z 2023-05-28T23:06:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, D. A. de.; FERRARI, A. Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–29, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8234. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234. Acesso em: 18 maio. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11030 10. 14295/de.v6i1.8234 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, D. A. de.; FERRARI, A. Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–29, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8234. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8234. Acesso em: 18 maio. 2023. E-ISSN 2358-8853 10. 14295/de.v6i1.8234 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187276411240448 |