O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Santana, Salete de Lourdes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro Pessano, Edward Frederico, Fidélis Escoto, Dandara, da Cruz Pereira, Geovana, Alves Ortiz Gularte, Cláudia, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8310
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de ciências no Ensino Fundamental no que se refere a presença e uso dos laboratórios escolares. No RS, tais espaços são exigidos nas escolas como condição para a oferta do ensino médio no Sistema Estadual, conforme Parecer 580/2000-CEEd/RS. Por considerarmos importante que os ingressantes no ensino médio possuam essa vivência, propusemos este trabalho, que busca responder a duas indagações: existem laboratórios de ciências nas escolas públicas de Ensino Fundamental? Se existem, são utilizados? Para isso, foi feita uma pesquisa que envolveu 35 escolas públicas das cidades de Barra do Quaraí e Uruguaiana, localizadas na fronteira oeste do RS, abrangendo um público total de 1430 alunos, 46 professores da área e 37 gestores. A coleta de dados contou com aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. A análise mostrou que, das 35 escolas, apenas 16 possuem laboratório de ciências, representando 45,7%. Portanto, 19 escolas, totalizando 54,3% estão sem laboratório. Destas, cinco oferecem o Ensino Médio, o que representa cerca de 26%. Sobre o uso, dentre as que possuem, seis utilizam o espaço, com regularidade ou não, e que cinco não os utilizam. As alegações vão desde a estrutura até “falta de hábito”. Com este estudo, espera-se trazer para os laboratórios um novo olhar, para que sejam utilizados como complemento às aulas de Ciências, pois a sua inserção poderá pode trazer vários benefícios, como contribuir no aumento das médias, na diminuição das faltas e na motivação do aluno em aprender ciências.
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