As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Vieira, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rezendeb, Alexandre Staerke Vieira de, Marques, Patrícia Falcão Paredes, Vargas, Valéria, Oliveira, Laís, Nascimento, Bárbara Guimarães do, Moura, Leides Barroso de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493
Resumo: Trata-se de um relato de experiência de atividades de aprendizagens ativas abordando a temática das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desenvolvidas no âmbito do SUS - Brasília. Objetiva-se descrever o potencial das PICS como terapêutica de saúde e modelo de cuidado por intermédio de experiência com uma disciplina que permite vivências de acadêmicos de enfermagem, da Universidade de Brasília, em diferentes atividades e cenários de prática. Entende-se que as PICS potencializam as mudanças necessárias para o fortalecimento da rede de atenção em saúde. Considera-se que tais mudanças devem se processar prioritariamente na formação dos novos profissionais, na gestão dos serviços e na organização operacional do sistema de saúde. Os estudantes que participam dessas práticas observam a mudança de um modelo focado no doente para uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. Essa visão ecológica do ser humano possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado, na perspectiva da corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. A interface PICS e estratégia ativas de aprendizagem fortalece a autonomia e a corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos – usuários, equipes, comunidade. Esse empoderamento repercute na ação individual e coletiva e no aprimoramento de ser, estar e viver saudável no mundo. Conclui-se que a sensibilização dos futuros profissionais em PICS fortalece o SUS, a promoção da saúde, e o crescimento profissional para realizar ações que contribuam para a humanidade. Para os acadêmicos de enfermagem PICS representa novos olhares sobre as maneiras de cuidar em saúde.
id FURG-6_9fc47d1ca9b5f5e9bf05231750da2991
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7493
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.Práticas integrativas em saúdeaprendizagem ativacuidadopromoção da saúdeMedicina Integrativa.Trata-se de um relato de experiência de atividades de aprendizagens ativas abordando a temática das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desenvolvidas no âmbito do SUS - Brasília. Objetiva-se descrever o potencial das PICS como terapêutica de saúde e modelo de cuidado por intermédio de experiência com uma disciplina que permite vivências de acadêmicos de enfermagem, da Universidade de Brasília, em diferentes atividades e cenários de prática. Entende-se que as PICS potencializam as mudanças necessárias para o fortalecimento da rede de atenção em saúde. Considera-se que tais mudanças devem se processar prioritariamente na formação dos novos profissionais, na gestão dos serviços e na organização operacional do sistema de saúde. Os estudantes que participam dessas práticas observam a mudança de um modelo focado no doente para uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. Essa visão ecológica do ser humano possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado, na perspectiva da corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. A interface PICS e estratégia ativas de aprendizagem fortalece a autonomia e a corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos – usuários, equipes, comunidade. Esse empoderamento repercute na ação individual e coletiva e no aprimoramento de ser, estar e viver saudável no mundo. Conclui-se que a sensibilização dos futuros profissionais em PICS fortalece o SUS, a promoção da saúde, e o crescimento profissional para realizar ações que contribuam para a humanidade. Para os acadêmicos de enfermagem PICS representa novos olhares sobre as maneiras de cuidar em saúde.Universidade Federal do Rio Grande2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrealato de experiênciaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/749310.14295/vittalle.v30i1.7493VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 30 n. 1 (2018): Número Especial: Práticas Integrativas e Complementares; 137-1432177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493/5315Copyright (c) 2018 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Vieira, Ana BeatrizRezendeb, Alexandre Staerke Vieira deMarques, Patrícia Falcão ParedesVargas, ValériaOliveira, LaísNascimento, Bárbara Guimarães doMoura, Leides Barroso de Azevedo2018-07-31T18:17:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7493Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-07-31T18:17:08Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
title As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
spellingShingle As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
Duarte Vieira, Ana Beatriz
Práticas integrativas em saúde
aprendizagem ativa
cuidado
promoção da saúde
Medicina Integrativa.
title_short As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
title_full As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
title_fullStr As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
title_full_unstemmed As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
title_sort As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
author Duarte Vieira, Ana Beatriz
author_facet Duarte Vieira, Ana Beatriz
Rezendeb, Alexandre Staerke Vieira de
Marques, Patrícia Falcão Paredes
Vargas, Valéria
Oliveira, Laís
Nascimento, Bárbara Guimarães do
Moura, Leides Barroso de Azevedo
author_role author
author2 Rezendeb, Alexandre Staerke Vieira de
Marques, Patrícia Falcão Paredes
Vargas, Valéria
Oliveira, Laís
Nascimento, Bárbara Guimarães do
Moura, Leides Barroso de Azevedo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Vieira, Ana Beatriz
Rezendeb, Alexandre Staerke Vieira de
Marques, Patrícia Falcão Paredes
Vargas, Valéria
Oliveira, Laís
Nascimento, Bárbara Guimarães do
Moura, Leides Barroso de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas integrativas em saúde
aprendizagem ativa
cuidado
promoção da saúde
Medicina Integrativa.
topic Práticas integrativas em saúde
aprendizagem ativa
cuidado
promoção da saúde
Medicina Integrativa.
description Trata-se de um relato de experiência de atividades de aprendizagens ativas abordando a temática das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desenvolvidas no âmbito do SUS - Brasília. Objetiva-se descrever o potencial das PICS como terapêutica de saúde e modelo de cuidado por intermédio de experiência com uma disciplina que permite vivências de acadêmicos de enfermagem, da Universidade de Brasília, em diferentes atividades e cenários de prática. Entende-se que as PICS potencializam as mudanças necessárias para o fortalecimento da rede de atenção em saúde. Considera-se que tais mudanças devem se processar prioritariamente na formação dos novos profissionais, na gestão dos serviços e na organização operacional do sistema de saúde. Os estudantes que participam dessas práticas observam a mudança de um modelo focado no doente para uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. Essa visão ecológica do ser humano possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado, na perspectiva da corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. A interface PICS e estratégia ativas de aprendizagem fortalece a autonomia e a corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos – usuários, equipes, comunidade. Esse empoderamento repercute na ação individual e coletiva e no aprimoramento de ser, estar e viver saudável no mundo. Conclui-se que a sensibilização dos futuros profissionais em PICS fortalece o SUS, a promoção da saúde, e o crescimento profissional para realizar ações que contribuam para a humanidade. Para os acadêmicos de enfermagem PICS representa novos olhares sobre as maneiras de cuidar em saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
realato de experiência
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493
10.14295/vittalle.v30i1.7493
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v30i1.7493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493/5315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 30 n. 1 (2018): Número Especial: Práticas Integrativas e Complementares; 137-143
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041719971151872