As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência de atividades de aprendizagens ativas abordando a temática das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desenvolvidas no âmbito do SUS - Brasília. Objetiva-se descrever o potencial das PICS como terapêutica de saúde e modelo de cuidado por intermédio de experiência com uma disciplina que permite vivências de acadêmicos de enfermagem, da Universidade de Brasília, em diferentes atividades e cenários de prática. Entende-se que as PICS potencializam as mudanças necessárias para o fortalecimento da rede de atenção em saúde. Considera-se que tais mudanças devem se processar prioritariamente na formação dos novos profissionais, na gestão dos serviços e na organização operacional do sistema de saúde. Os estudantes que participam dessas práticas observam a mudança de um modelo focado no doente para uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. Essa visão ecológica do ser humano possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado, na perspectiva da corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. A interface PICS e estratégia ativas de aprendizagem fortalece a autonomia e a corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos – usuários, equipes, comunidade. Esse empoderamento repercute na ação individual e coletiva e no aprimoramento de ser, estar e viver saudável no mundo. Conclui-se que a sensibilização dos futuros profissionais em PICS fortalece o SUS, a promoção da saúde, e o crescimento profissional para realizar ações que contribuam para a humanidade. Para os acadêmicos de enfermagem PICS representa novos olhares sobre as maneiras de cuidar em saúde. |
id |
FURG-6_9fc47d1ca9b5f5e9bf05231750da2991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7493 |
network_acronym_str |
FURG-6 |
network_name_str |
Vittalle (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência.Práticas integrativas em saúdeaprendizagem ativacuidadopromoção da saúdeMedicina Integrativa.Trata-se de um relato de experiência de atividades de aprendizagens ativas abordando a temática das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desenvolvidas no âmbito do SUS - Brasília. Objetiva-se descrever o potencial das PICS como terapêutica de saúde e modelo de cuidado por intermédio de experiência com uma disciplina que permite vivências de acadêmicos de enfermagem, da Universidade de Brasília, em diferentes atividades e cenários de prática. Entende-se que as PICS potencializam as mudanças necessárias para o fortalecimento da rede de atenção em saúde. Considera-se que tais mudanças devem se processar prioritariamente na formação dos novos profissionais, na gestão dos serviços e na organização operacional do sistema de saúde. Os estudantes que participam dessas práticas observam a mudança de um modelo focado no doente para uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. Essa visão ecológica do ser humano possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado, na perspectiva da corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. A interface PICS e estratégia ativas de aprendizagem fortalece a autonomia e a corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos – usuários, equipes, comunidade. Esse empoderamento repercute na ação individual e coletiva e no aprimoramento de ser, estar e viver saudável no mundo. Conclui-se que a sensibilização dos futuros profissionais em PICS fortalece o SUS, a promoção da saúde, e o crescimento profissional para realizar ações que contribuam para a humanidade. Para os acadêmicos de enfermagem PICS representa novos olhares sobre as maneiras de cuidar em saúde.Universidade Federal do Rio Grande2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrealato de experiênciaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/749310.14295/vittalle.v30i1.7493VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 30 n. 1 (2018): Número Especial: Práticas Integrativas e Complementares; 137-1432177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493/5315Copyright (c) 2018 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Vieira, Ana BeatrizRezendeb, Alexandre Staerke Vieira deMarques, Patrícia Falcão ParedesVargas, ValériaOliveira, LaísNascimento, Bárbara Guimarães doMoura, Leides Barroso de Azevedo2018-07-31T18:17:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7493Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-07-31T18:17:08Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. |
title |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. |
spellingShingle |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. Duarte Vieira, Ana Beatriz Práticas integrativas em saúde aprendizagem ativa cuidado promoção da saúde Medicina Integrativa. |
title_short |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. |
title_full |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. |
title_fullStr |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. |
title_full_unstemmed |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. |
title_sort |
As práticas integrativas e complementares em saúde como um caminho para a sensibilização e formação de acadêmicos da saúde: relato de experiência. |
author |
Duarte Vieira, Ana Beatriz |
author_facet |
Duarte Vieira, Ana Beatriz Rezendeb, Alexandre Staerke Vieira de Marques, Patrícia Falcão Paredes Vargas, Valéria Oliveira, Laís Nascimento, Bárbara Guimarães do Moura, Leides Barroso de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Rezendeb, Alexandre Staerke Vieira de Marques, Patrícia Falcão Paredes Vargas, Valéria Oliveira, Laís Nascimento, Bárbara Guimarães do Moura, Leides Barroso de Azevedo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Vieira, Ana Beatriz Rezendeb, Alexandre Staerke Vieira de Marques, Patrícia Falcão Paredes Vargas, Valéria Oliveira, Laís Nascimento, Bárbara Guimarães do Moura, Leides Barroso de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas integrativas em saúde aprendizagem ativa cuidado promoção da saúde Medicina Integrativa. |
topic |
Práticas integrativas em saúde aprendizagem ativa cuidado promoção da saúde Medicina Integrativa. |
description |
Trata-se de um relato de experiência de atividades de aprendizagens ativas abordando a temática das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desenvolvidas no âmbito do SUS - Brasília. Objetiva-se descrever o potencial das PICS como terapêutica de saúde e modelo de cuidado por intermédio de experiência com uma disciplina que permite vivências de acadêmicos de enfermagem, da Universidade de Brasília, em diferentes atividades e cenários de prática. Entende-se que as PICS potencializam as mudanças necessárias para o fortalecimento da rede de atenção em saúde. Considera-se que tais mudanças devem se processar prioritariamente na formação dos novos profissionais, na gestão dos serviços e na organização operacional do sistema de saúde. Os estudantes que participam dessas práticas observam a mudança de um modelo focado no doente para uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. Essa visão ecológica do ser humano possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado, na perspectiva da corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. A interface PICS e estratégia ativas de aprendizagem fortalece a autonomia e a corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos – usuários, equipes, comunidade. Esse empoderamento repercute na ação individual e coletiva e no aprimoramento de ser, estar e viver saudável no mundo. Conclui-se que a sensibilização dos futuros profissionais em PICS fortalece o SUS, a promoção da saúde, e o crescimento profissional para realizar ações que contribuam para a humanidade. Para os acadêmicos de enfermagem PICS representa novos olhares sobre as maneiras de cuidar em saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion realato de experiência |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493 10.14295/vittalle.v30i1.7493 |
url |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493 |
identifier_str_mv |
10.14295/vittalle.v30i1.7493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7493/5315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 30 n. 1 (2018): Número Especial: Práticas Integrativas e Complementares; 137-143 2177-7853 1413-3563 reponame:Vittalle (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Vittalle (Online) |
collection |
Vittalle (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
vittalle@furg.br |
_version_ |
1797041719971151872 |