HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Camila Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Thiago Reis, Sales, Thaís Lorenna Souza, da Trindade, Jéssica Cunha, Souza, Simone Melo, Caetano, Maria Cecília Carvalho, Martins, Juliana Apolônio, Silva, Alexandre Ernesto, Baldoni, André de Oliveira, Ayres, Lorena Rocha, Pereira, Mariana Linhares, Sanches, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6682
Resumo: RESUMO No Brasil, os cuidados paliativos têm mostrado um crescimento significativo pela consolidação dos serviços estabelecidos anteriormente, fundação de centros especializados e desenvolvimento do tema nas universidades. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a formação de cursos de bacharel em enfermagem, farmácia e medicina e a compreensão dos alunos sobre cuidados paliativos. Trata-se de um estudo transversal, utilizando-se análise descritiva e exploratória dos cursos e uma pesquisa composta por 30 questões nominais para avaliar as percepções dos estudantes de saúde sobre estarem preparados para lidar com esses pacientes. Os cuidados paliativos são pouco abordados nos cursos de saúde, principalmente nos currículos de farmácia quando comparados a outros cursos. O conhecimento dos alunos sobre cuidados paliativos e tratamento da dor foi notoriamente baixo, além do despreparo para lidar com o sofrimento e a morte. Apenas 20,54% dos alunos se sentiram preparados para trabalhar com pacientes em cuidados paliativos. Finalmente, é possível verificar a falta de treinamento adequado e confiança para prestar assistência a esses pacientes. ABSTRACT In Brazil, palliative care has shown a significant growth by consolidation of the previous established services, foundation of specialized centers and development of the subject in universities. In this way, this work aims to evaluate the formation of bachelor courses in nursing, pharmacy and medicine and the comprehension of students about palliative care. This is a cross sectional study, using descriptive and exploratory analysis of the courses and a survey comprised by 30 nominal questions to evaluate health students perceptions about being prepared to deal with those patients. The palliative care is little adressed in health courses, mainly in pharmacy curricula when compared to other courses. Student’s knowledge on palliative care and pain management was notoriously low, in addition to the unpreparedness to deal with suffer and death. Only 20.54% of the students felt prepared to work with patients in palliative care. Finally, it is possible to verify the lack of proper training and confidence to provide assistance to these patients.
id FURG-6_ca73e36f3f91ee03242f95ce924be7e5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6682
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVECuidados Paliativos. Educação em Saúde. Morte. / Palliative care. Education in health. Death.RESUMO No Brasil, os cuidados paliativos têm mostrado um crescimento significativo pela consolidação dos serviços estabelecidos anteriormente, fundação de centros especializados e desenvolvimento do tema nas universidades. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a formação de cursos de bacharel em enfermagem, farmácia e medicina e a compreensão dos alunos sobre cuidados paliativos. Trata-se de um estudo transversal, utilizando-se análise descritiva e exploratória dos cursos e uma pesquisa composta por 30 questões nominais para avaliar as percepções dos estudantes de saúde sobre estarem preparados para lidar com esses pacientes. Os cuidados paliativos são pouco abordados nos cursos de saúde, principalmente nos currículos de farmácia quando comparados a outros cursos. O conhecimento dos alunos sobre cuidados paliativos e tratamento da dor foi notoriamente baixo, além do despreparo para lidar com o sofrimento e a morte. Apenas 20,54% dos alunos se sentiram preparados para trabalhar com pacientes em cuidados paliativos. Finalmente, é possível verificar a falta de treinamento adequado e confiança para prestar assistência a esses pacientes. ABSTRACT In Brazil, palliative care has shown a significant growth by consolidation of the previous established services, foundation of specialized centers and development of the subject in universities. In this way, this work aims to evaluate the formation of bachelor courses in nursing, pharmacy and medicine and the comprehension of students about palliative care. This is a cross sectional study, using descriptive and exploratory analysis of the courses and a survey comprised by 30 nominal questions to evaluate health students perceptions about being prepared to deal with those patients. The palliative care is little adressed in health courses, mainly in pharmacy curricula when compared to other courses. Student’s knowledge on palliative care and pain management was notoriously low, in addition to the unpreparedness to deal with suffer and death. Only 20.54% of the students felt prepared to work with patients in palliative care. Finally, it is possible to verify the lack of proper training and confidence to provide assistance to these patients.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/668210.14295/vittalle.v29i1.6682VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 29 n. 1 (2017); 12-212177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6682/4735Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Camila OliveiraSantos, Thiago ReisSales, Thaís Lorenna Souzada Trindade, Jéssica CunhaSouza, Simone MeloCaetano, Maria Cecília CarvalhoMartins, Juliana ApolônioSilva, Alexandre ErnestoBaldoni, André de OliveiraAyres, Lorena RochaPereira, Mariana LinharesSanches, Cristina2017-12-13T16:44:56Zoai:periodicos.furg.br:article/6682Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2017-12-13T16:44:56Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
title HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
spellingShingle HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
Ribeiro, Camila Oliveira
Cuidados Paliativos. Educação em Saúde. Morte. / Palliative care. Education in health. Death.
title_short HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
title_full HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
title_fullStr HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
title_full_unstemmed HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
title_sort HEALTHCARE PROFESSIONALS TRAINING ON PALLIATIVE CARE: A BRAZILIAN PERSPECTIVE
author Ribeiro, Camila Oliveira
author_facet Ribeiro, Camila Oliveira
Santos, Thiago Reis
Sales, Thaís Lorenna Souza
da Trindade, Jéssica Cunha
Souza, Simone Melo
Caetano, Maria Cecília Carvalho
Martins, Juliana Apolônio
Silva, Alexandre Ernesto
Baldoni, André de Oliveira
Ayres, Lorena Rocha
Pereira, Mariana Linhares
Sanches, Cristina
author_role author
author2 Santos, Thiago Reis
Sales, Thaís Lorenna Souza
da Trindade, Jéssica Cunha
Souza, Simone Melo
Caetano, Maria Cecília Carvalho
Martins, Juliana Apolônio
Silva, Alexandre Ernesto
Baldoni, André de Oliveira
Ayres, Lorena Rocha
Pereira, Mariana Linhares
Sanches, Cristina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Camila Oliveira
Santos, Thiago Reis
Sales, Thaís Lorenna Souza
da Trindade, Jéssica Cunha
Souza, Simone Melo
Caetano, Maria Cecília Carvalho
Martins, Juliana Apolônio
Silva, Alexandre Ernesto
Baldoni, André de Oliveira
Ayres, Lorena Rocha
Pereira, Mariana Linhares
Sanches, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados Paliativos. Educação em Saúde. Morte. / Palliative care. Education in health. Death.
topic Cuidados Paliativos. Educação em Saúde. Morte. / Palliative care. Education in health. Death.
description RESUMO No Brasil, os cuidados paliativos têm mostrado um crescimento significativo pela consolidação dos serviços estabelecidos anteriormente, fundação de centros especializados e desenvolvimento do tema nas universidades. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a formação de cursos de bacharel em enfermagem, farmácia e medicina e a compreensão dos alunos sobre cuidados paliativos. Trata-se de um estudo transversal, utilizando-se análise descritiva e exploratória dos cursos e uma pesquisa composta por 30 questões nominais para avaliar as percepções dos estudantes de saúde sobre estarem preparados para lidar com esses pacientes. Os cuidados paliativos são pouco abordados nos cursos de saúde, principalmente nos currículos de farmácia quando comparados a outros cursos. O conhecimento dos alunos sobre cuidados paliativos e tratamento da dor foi notoriamente baixo, além do despreparo para lidar com o sofrimento e a morte. Apenas 20,54% dos alunos se sentiram preparados para trabalhar com pacientes em cuidados paliativos. Finalmente, é possível verificar a falta de treinamento adequado e confiança para prestar assistência a esses pacientes. ABSTRACT In Brazil, palliative care has shown a significant growth by consolidation of the previous established services, foundation of specialized centers and development of the subject in universities. In this way, this work aims to evaluate the formation of bachelor courses in nursing, pharmacy and medicine and the comprehension of students about palliative care. This is a cross sectional study, using descriptive and exploratory analysis of the courses and a survey comprised by 30 nominal questions to evaluate health students perceptions about being prepared to deal with those patients. The palliative care is little adressed in health courses, mainly in pharmacy curricula when compared to other courses. Student’s knowledge on palliative care and pain management was notoriously low, in addition to the unpreparedness to deal with suffer and death. Only 20.54% of the students felt prepared to work with patients in palliative care. Finally, it is possible to verify the lack of proper training and confidence to provide assistance to these patients.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6682
10.14295/vittalle.v29i1.6682
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6682
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v29i1.6682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6682/4735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 29 n. 1 (2017); 12-21
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041719412260864