UM PROCESSO AVALIATIVO CONSTRUÍDO EM PARCERIA COM DISCENTES DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rosemary Silva da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lunardi, Valéria Lerch, Lunardi Filho, Wilson Danilo, Munar, Denize Bouttelet, Ávila, Liziani Iturriet, Silveira, Juliana Teixeira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6023
Resumo: Tem-se como objetivo socializar uma proposta de processo avaliativo implementado em parceria com docentes e discentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, numa relação de horizontalidade e reciprocidade, focada não apenas no desenvolvimento de habilidades técnicas, mas, também nas habilidades humanas e interacionais necessárias ao exercício profissional da enfermagem. Este processo inspirado em pressupostos filosóficos que ancoram a postura dos docentes e na proposta metodológica de Paulo Freire teve início em 2000, constituindo-se de socialização da proposta, auto-avaliação dos acadêmicos, a avaliação do discente e a avaliação do docente como espaço para o aprendizado de habilidades interacionais. O processo avaliativo constitui-se numa oportunidade de ação-reflexão-ação, através da qual discentes e docentes aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade do processo ensino-aprendizagem, no ato próprio de avaliação.
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