Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Ramos Mateus
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVG36
Resumo: O aprendizado prático é uma atividade inerente da enfermagem, por isto é uma necessidade durante a formação profissional do enfermeiro. Esta revisão integrativa da literatura analisou as produções científicas brasileiras relacionadas com a avaliação discente realizadas durante o ensino clínico, nos cursos de graduação em enfermagem. Para a seleção dos cento e doze artigos incluídos na população, utilizou-se a Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e a amostra constituí-se de oito artigos. Após análise dos dados chegou-se as seguintes categorias: processo avaliativo, avaliação de técnica, instrumento de avaliação, avaliação e ansiedade, avaliação e prática da simulação. Observou-se durante a reflexão dos estudos selecionados que apesar, os modelos utilizados parecem ainda seguirem critério que procuram garantir as características objetivas de estabelecer medidas para julgar o desempenho do aluno, sem dar muita ênfase as múltiplas competências para formação integral do aluno. Conclui-se, diante da relevância da avaliação na prática da enfermagem, que o assunto merece mais discussão para que reverta em pesquisas capazes de apontarem novos caminhos na busca de melhoria deste processo.
id UFMG_63ddc7c79e7f50fcc3e969380a15cc52
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVG36
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Elizabeth Mendes das GracasMaria Ligia Dias BarbosaJuliana Ramos Mateus2019-08-12T12:34:10Z2019-08-12T12:34:10Z2012-05-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVG36O aprendizado prático é uma atividade inerente da enfermagem, por isto é uma necessidade durante a formação profissional do enfermeiro. Esta revisão integrativa da literatura analisou as produções científicas brasileiras relacionadas com a avaliação discente realizadas durante o ensino clínico, nos cursos de graduação em enfermagem. Para a seleção dos cento e doze artigos incluídos na população, utilizou-se a Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e a amostra constituí-se de oito artigos. Após análise dos dados chegou-se as seguintes categorias: processo avaliativo, avaliação de técnica, instrumento de avaliação, avaliação e ansiedade, avaliação e prática da simulação. Observou-se durante a reflexão dos estudos selecionados que apesar, os modelos utilizados parecem ainda seguirem critério que procuram garantir as características objetivas de estabelecer medidas para julgar o desempenho do aluno, sem dar muita ênfase as múltiplas competências para formação integral do aluno. Conclui-se, diante da relevância da avaliação na prática da enfermagem, que o assunto merece mais discussão para que reverta em pesquisas capazes de apontarem novos caminhos na busca de melhoria deste processo.The practical learning is an inherent activity of nursing, for it is a necessity during the training of nurses. This integrative literature review analyzed the Brazilian scientific production related to student evaluation performed during the clinical training in graduate programs in nursing. For the selection of one hundred and twelve articles included in the population, we used the Database of Nursing (BDENF) and Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), and the sample is constituted of eight articles. After analyzing the data arrived the following categories: the evaluation process, evaluation of technical, tool evaluation, and anxiety, evaluation and practice of simulation. It was noted during the discussion of selected studies that although the models used still seem to follow criteria that seek to guarantee the objective characteristics for measures to judge the performance of the student, without much emphasis on the multiple skills for education of the student. We conclude, given the importance of the evaluation in nursing practice, the issue deserves more discussion to revert research can suggest new avenues in pursuit of improving this process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Continuada em EnfermagemPráticaEnsinoAvaliaçãoAlunos de enfermagemEnfermagemAlunosAvaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALavalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdfapplication/pdf665848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVG36/1/avalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdff396c62ae31e9efbe6f55db9bad67234MD51TEXTavalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdf.txtavalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdf.txtExtracted texttext/plain60397https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVG36/2/avalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdf.txt7bd66cfc867c4599fc9d349b9334970eMD521843/BUBD-9DVG362019-11-14 17:51:35.755oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVG36Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:51:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
title Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
spellingShingle Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
Juliana Ramos Mateus
Prática
Ensino
Avaliação
Alunos de enfermagem
Enfermagem
Alunos
Educação Continuada em Enfermagem
title_short Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
title_full Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
title_fullStr Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
title_full_unstemmed Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
title_sort Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
author Juliana Ramos Mateus
author_facet Juliana Ramos Mateus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elizabeth Mendes das Gracas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Ligia Dias Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Ramos Mateus
contributor_str_mv Elizabeth Mendes das Gracas
Maria Ligia Dias Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática
Ensino
Avaliação
Alunos de enfermagem
Enfermagem
Alunos
topic Prática
Ensino
Avaliação
Alunos de enfermagem
Enfermagem
Alunos
Educação Continuada em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Continuada em Enfermagem
description O aprendizado prático é uma atividade inerente da enfermagem, por isto é uma necessidade durante a formação profissional do enfermeiro. Esta revisão integrativa da literatura analisou as produções científicas brasileiras relacionadas com a avaliação discente realizadas durante o ensino clínico, nos cursos de graduação em enfermagem. Para a seleção dos cento e doze artigos incluídos na população, utilizou-se a Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e a amostra constituí-se de oito artigos. Após análise dos dados chegou-se as seguintes categorias: processo avaliativo, avaliação de técnica, instrumento de avaliação, avaliação e ansiedade, avaliação e prática da simulação. Observou-se durante a reflexão dos estudos selecionados que apesar, os modelos utilizados parecem ainda seguirem critério que procuram garantir as características objetivas de estabelecer medidas para julgar o desempenho do aluno, sem dar muita ênfase as múltiplas competências para formação integral do aluno. Conclui-se, diante da relevância da avaliação na prática da enfermagem, que o assunto merece mais discussão para que reverta em pesquisas capazes de apontarem novos caminhos na busca de melhoria deste processo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T12:34:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T12:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVG36
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVG36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVG36/1/avalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVG36/2/avalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f396c62ae31e9efbe6f55db9bad67234
7bd66cfc867c4599fc9d349b9334970e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589183873220608