Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882 |
Resumo: | As instituições buscam, atualmente, estratégias e novas maneiras de estimular e amadurecer o pensamento crítico-reflexivo dos gestores sobre aprendizagem e gerenciamento de conflitos, visando fortalecer trabalho em equipe, análise e resolução de problemas relacionados à liderança. Este trabalho, trata-se do relato de experiência de um treinamento realizado com gestores, dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em um Hospital Universitário (HU) do nordeste brasileiro. Nesse contexto, o estudo teve como propósito apresentar pontos importantes como temas, atividades, desafios e benefícios, percorridas as etapas do treinamento. Nesse ínterim, foram utilizadas ferramentas como Matriz SWOT, 5W2H e SIPOC, instrumentos que auxiliaram na identificação e descrição dos processos de trabalho dos profissionais, assim como inclinaram o olhar para as práticas cotidianas, o pensamento estratégico e o foco em resultados, contribuindo para discussões sob o prisma da liderança. Após a experiência de aprendizagem vivenciada, examinou-se, por meio da avaliação de reação, aspectos concernentes ao atendimento das expectativas, nível de obtenção de novos conhecimentos e aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional. A pesquisa evidenciou que, 88% dos participantes apontaram que o treinamento atingiu totalmente as expectativas, tendo ainda 12% da percepção como alcance parcial. O questionamento sobre a obtenção de novos conhecimentos atingiu 97% das respostas para os níveis bom ou ótimo, desses, sendo 61% indicação de grau máximo quanto à retenção do aprendizado. Por fim, para a aplicação do conteúdo à realidade profissional 74% dos participantes indicaram nível máximo e, somando-se os níveis bom e ótimo se tem um total de 96% dos resultados nesse item. Assim sendo, a ação configurou-se como subsídio para aculturar os processos de gestão de pessoas, favorecendo a atuação dos líderes e revelando a importância da realização do PDL. |
id |
FURG-6_e5c401a8069a003828fc72b22a047536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10882 |
network_acronym_str |
FURG-6 |
network_name_str |
Vittalle (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiênciaTreinamentodesenvolvimentogestão em saúdeliderançaAs instituições buscam, atualmente, estratégias e novas maneiras de estimular e amadurecer o pensamento crítico-reflexivo dos gestores sobre aprendizagem e gerenciamento de conflitos, visando fortalecer trabalho em equipe, análise e resolução de problemas relacionados à liderança. Este trabalho, trata-se do relato de experiência de um treinamento realizado com gestores, dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em um Hospital Universitário (HU) do nordeste brasileiro. Nesse contexto, o estudo teve como propósito apresentar pontos importantes como temas, atividades, desafios e benefícios, percorridas as etapas do treinamento. Nesse ínterim, foram utilizadas ferramentas como Matriz SWOT, 5W2H e SIPOC, instrumentos que auxiliaram na identificação e descrição dos processos de trabalho dos profissionais, assim como inclinaram o olhar para as práticas cotidianas, o pensamento estratégico e o foco em resultados, contribuindo para discussões sob o prisma da liderança. Após a experiência de aprendizagem vivenciada, examinou-se, por meio da avaliação de reação, aspectos concernentes ao atendimento das expectativas, nível de obtenção de novos conhecimentos e aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional. A pesquisa evidenciou que, 88% dos participantes apontaram que o treinamento atingiu totalmente as expectativas, tendo ainda 12% da percepção como alcance parcial. O questionamento sobre a obtenção de novos conhecimentos atingiu 97% das respostas para os níveis bom ou ótimo, desses, sendo 61% indicação de grau máximo quanto à retenção do aprendizado. Por fim, para a aplicação do conteúdo à realidade profissional 74% dos participantes indicaram nível máximo e, somando-se os níveis bom e ótimo se tem um total de 96% dos resultados nesse item. Assim sendo, a ação configurou-se como subsídio para aculturar os processos de gestão de pessoas, favorecendo a atuação dos líderes e revelando a importância da realização do PDL.Universidade Federal do Rio Grande2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1088210.14295/vittalle.v32i2.10882VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 2 (2020): Edição especial - Hospitais Universitários do Brasil; 162-1722177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882/7894Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Daniel Fonseca doSantos, Erivaldo da Silva2020-11-09T12:48:23Zoai:periodicos.furg.br:article/10882Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2020-11-09T12:48:23Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência |
title |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência |
spellingShingle |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência Nascimento, Daniel Fonseca do Treinamento desenvolvimento gestão em saúde liderança |
title_short |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência |
title_full |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência |
title_fullStr |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência |
title_sort |
Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência |
author |
Nascimento, Daniel Fonseca do |
author_facet |
Nascimento, Daniel Fonseca do Santos, Erivaldo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Erivaldo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Daniel Fonseca do Santos, Erivaldo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento desenvolvimento gestão em saúde liderança |
topic |
Treinamento desenvolvimento gestão em saúde liderança |
description |
As instituições buscam, atualmente, estratégias e novas maneiras de estimular e amadurecer o pensamento crítico-reflexivo dos gestores sobre aprendizagem e gerenciamento de conflitos, visando fortalecer trabalho em equipe, análise e resolução de problemas relacionados à liderança. Este trabalho, trata-se do relato de experiência de um treinamento realizado com gestores, dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em um Hospital Universitário (HU) do nordeste brasileiro. Nesse contexto, o estudo teve como propósito apresentar pontos importantes como temas, atividades, desafios e benefícios, percorridas as etapas do treinamento. Nesse ínterim, foram utilizadas ferramentas como Matriz SWOT, 5W2H e SIPOC, instrumentos que auxiliaram na identificação e descrição dos processos de trabalho dos profissionais, assim como inclinaram o olhar para as práticas cotidianas, o pensamento estratégico e o foco em resultados, contribuindo para discussões sob o prisma da liderança. Após a experiência de aprendizagem vivenciada, examinou-se, por meio da avaliação de reação, aspectos concernentes ao atendimento das expectativas, nível de obtenção de novos conhecimentos e aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional. A pesquisa evidenciou que, 88% dos participantes apontaram que o treinamento atingiu totalmente as expectativas, tendo ainda 12% da percepção como alcance parcial. O questionamento sobre a obtenção de novos conhecimentos atingiu 97% das respostas para os níveis bom ou ótimo, desses, sendo 61% indicação de grau máximo quanto à retenção do aprendizado. Por fim, para a aplicação do conteúdo à realidade profissional 74% dos participantes indicaram nível máximo e, somando-se os níveis bom e ótimo se tem um total de 96% dos resultados nesse item. Assim sendo, a ação configurou-se como subsídio para aculturar os processos de gestão de pessoas, favorecendo a atuação dos líderes e revelando a importância da realização do PDL. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882 10.14295/vittalle.v32i2.10882 |
url |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882 |
identifier_str_mv |
10.14295/vittalle.v32i2.10882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882/7894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 2 (2020): Edição especial - Hospitais Universitários do Brasil; 162-172 2177-7853 1413-3563 reponame:Vittalle (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Vittalle (Online) |
collection |
Vittalle (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
vittalle@furg.br |
_version_ |
1797041721128779776 |