Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Daniel Fonseca do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Erivaldo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882
Resumo: As instituições buscam, atualmente, estratégias e novas maneiras de estimular e amadurecer o pensamento crítico-reflexivo dos gestores sobre aprendizagem e gerenciamento de conflitos, visando fortalecer trabalho em equipe, análise e resolução de problemas relacionados à liderança. Este trabalho, trata-se do relato de experiência de um treinamento realizado com gestores, dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em um Hospital Universitário (HU) do nordeste brasileiro. Nesse contexto, o estudo teve como propósito apresentar pontos importantes como temas, atividades, desafios e benefícios, percorridas as etapas do treinamento. Nesse ínterim, foram utilizadas ferramentas como Matriz SWOT, 5W2H e SIPOC, instrumentos que auxiliaram na identificação e descrição dos processos de trabalho dos profissionais, assim como inclinaram o olhar para as práticas cotidianas, o pensamento estratégico e o foco em resultados, contribuindo para discussões sob o prisma da liderança. Após a experiência de aprendizagem vivenciada, examinou-se, por meio da avaliação de reação, aspectos concernentes ao atendimento das expectativas, nível de obtenção de novos conhecimentos e aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional. A pesquisa evidenciou que, 88% dos participantes apontaram que o treinamento atingiu totalmente as expectativas, tendo ainda 12% da percepção como alcance parcial. O questionamento sobre a obtenção de novos conhecimentos atingiu 97% das respostas para os níveis bom ou ótimo, desses, sendo 61% indicação de grau máximo quanto à retenção do aprendizado. Por fim, para a aplicação do conteúdo à realidade profissional 74% dos participantes indicaram nível máximo e, somando-se os níveis bom e ótimo se tem um total de 96% dos resultados nesse item. Assim sendo, a ação configurou-se como subsídio para aculturar os processos de gestão de pessoas, favorecendo a atuação dos líderes e revelando a importância da realização do PDL.
id FURG-6_e5c401a8069a003828fc72b22a047536
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10882
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiênciaTreinamentodesenvolvimentogestão em saúdeliderançaAs instituições buscam, atualmente, estratégias e novas maneiras de estimular e amadurecer o pensamento crítico-reflexivo dos gestores sobre aprendizagem e gerenciamento de conflitos, visando fortalecer trabalho em equipe, análise e resolução de problemas relacionados à liderança. Este trabalho, trata-se do relato de experiência de um treinamento realizado com gestores, dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em um Hospital Universitário (HU) do nordeste brasileiro. Nesse contexto, o estudo teve como propósito apresentar pontos importantes como temas, atividades, desafios e benefícios, percorridas as etapas do treinamento. Nesse ínterim, foram utilizadas ferramentas como Matriz SWOT, 5W2H e SIPOC, instrumentos que auxiliaram na identificação e descrição dos processos de trabalho dos profissionais, assim como inclinaram o olhar para as práticas cotidianas, o pensamento estratégico e o foco em resultados, contribuindo para discussões sob o prisma da liderança. Após a experiência de aprendizagem vivenciada, examinou-se, por meio da avaliação de reação, aspectos concernentes ao atendimento das expectativas, nível de obtenção de novos conhecimentos e aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional. A pesquisa evidenciou que, 88% dos participantes apontaram que o treinamento atingiu totalmente as expectativas, tendo ainda 12% da percepção como alcance parcial. O questionamento sobre a obtenção de novos conhecimentos atingiu 97% das respostas para os níveis bom ou ótimo, desses, sendo 61% indicação de grau máximo quanto à retenção do aprendizado. Por fim, para a aplicação do conteúdo à realidade profissional 74% dos participantes indicaram nível máximo e, somando-se os níveis bom e ótimo se tem um total de 96% dos resultados nesse item. Assim sendo, a ação configurou-se como subsídio para aculturar os processos de gestão de pessoas, favorecendo a atuação dos líderes e revelando a importância da realização do PDL.Universidade Federal do Rio Grande2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1088210.14295/vittalle.v32i2.10882VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 2 (2020): Edição especial - Hospitais Universitários do Brasil; 162-1722177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882/7894Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Daniel Fonseca doSantos, Erivaldo da Silva2020-11-09T12:48:23Zoai:periodicos.furg.br:article/10882Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2020-11-09T12:48:23Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
title Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
spellingShingle Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
Nascimento, Daniel Fonseca do
Treinamento
desenvolvimento
gestão em saúde
liderança
title_short Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
title_full Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
title_fullStr Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
title_full_unstemmed Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
title_sort Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência
author Nascimento, Daniel Fonseca do
author_facet Nascimento, Daniel Fonseca do
Santos, Erivaldo da Silva
author_role author
author2 Santos, Erivaldo da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Daniel Fonseca do
Santos, Erivaldo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento
desenvolvimento
gestão em saúde
liderança
topic Treinamento
desenvolvimento
gestão em saúde
liderança
description As instituições buscam, atualmente, estratégias e novas maneiras de estimular e amadurecer o pensamento crítico-reflexivo dos gestores sobre aprendizagem e gerenciamento de conflitos, visando fortalecer trabalho em equipe, análise e resolução de problemas relacionados à liderança. Este trabalho, trata-se do relato de experiência de um treinamento realizado com gestores, dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em um Hospital Universitário (HU) do nordeste brasileiro. Nesse contexto, o estudo teve como propósito apresentar pontos importantes como temas, atividades, desafios e benefícios, percorridas as etapas do treinamento. Nesse ínterim, foram utilizadas ferramentas como Matriz SWOT, 5W2H e SIPOC, instrumentos que auxiliaram na identificação e descrição dos processos de trabalho dos profissionais, assim como inclinaram o olhar para as práticas cotidianas, o pensamento estratégico e o foco em resultados, contribuindo para discussões sob o prisma da liderança. Após a experiência de aprendizagem vivenciada, examinou-se, por meio da avaliação de reação, aspectos concernentes ao atendimento das expectativas, nível de obtenção de novos conhecimentos e aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional. A pesquisa evidenciou que, 88% dos participantes apontaram que o treinamento atingiu totalmente as expectativas, tendo ainda 12% da percepção como alcance parcial. O questionamento sobre a obtenção de novos conhecimentos atingiu 97% das respostas para os níveis bom ou ótimo, desses, sendo 61% indicação de grau máximo quanto à retenção do aprendizado. Por fim, para a aplicação do conteúdo à realidade profissional 74% dos participantes indicaram nível máximo e, somando-se os níveis bom e ótimo se tem um total de 96% dos resultados nesse item. Assim sendo, a ação configurou-se como subsídio para aculturar os processos de gestão de pessoas, favorecendo a atuação dos líderes e revelando a importância da realização do PDL.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882
10.14295/vittalle.v32i2.10882
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v32i2.10882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10882/7894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 2 (2020): Edição especial - Hospitais Universitários do Brasil; 162-172
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041721128779776