Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, J M
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ferreira, A F, Silva, F M. M., Rizzi, Jaques, Pinto, Luiz Antonio de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/189
Resumo: A quitina, b-(1-4)-N-acetil-D-glucosamina, é encontrada nos exoesqueletos de crustáceos, na parede celular de fungos e em outros materiais biológicos, e é através dela que se obtém a quitosana, b-(1-4)-D-glucosamina. A cidade portuária do Rio Grande/RS produz uma grande quantidade de resíduos de pescado, devido à grande concentração de indústrias pesqueiras. Como a biodegradação desses resíduos é muito lenta, o acúmulo dos mesmos torna-se um problema ambiental. O siri apresenta em sua composição 15 a 20% de quitina e um alto teor de cinzas. Este trabalho tem por objetivo a obtenção de quitina a partir de carapaças de siri, através das etapas de desmineralização, desproteinização e desodorização. Devido ao alto teor de cinzas na carapaça de siri, foi feito um planejamento experimental do tipo fatorial completo, a fim de determinar a melhor condição para a etapa de desmineralização. Os fatores de estudo foram o tempo, a concentração e a relação solução ácido/carapaça. A melhor condição de desmineralização foi no tempo de 14h, na concentração de 7% v/v, e na relação de 4:1 de solução ácido/carapaça. A quitina obtida apresentou um grau de pureza de aproximadamente 99% (umidade 4% b.u.) e um rendimento de aproximadamente 17% em relação à matéria-prima.
id FURG-7_26f76ac67d080938820f05291785ceb9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/189
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.QuitinadesmineralizaçãosiriA quitina, b-(1-4)-N-acetil-D-glucosamina, é encontrada nos exoesqueletos de crustáceos, na parede celular de fungos e em outros materiais biológicos, e é através dela que se obtém a quitosana, b-(1-4)-D-glucosamina. A cidade portuária do Rio Grande/RS produz uma grande quantidade de resíduos de pescado, devido à grande concentração de indústrias pesqueiras. Como a biodegradação desses resíduos é muito lenta, o acúmulo dos mesmos torna-se um problema ambiental. O siri apresenta em sua composição 15 a 20% de quitina e um alto teor de cinzas. Este trabalho tem por objetivo a obtenção de quitina a partir de carapaças de siri, através das etapas de desmineralização, desproteinização e desodorização. Devido ao alto teor de cinzas na carapaça de siri, foi feito um planejamento experimental do tipo fatorial completo, a fim de determinar a melhor condição para a etapa de desmineralização. Os fatores de estudo foram o tempo, a concentração e a relação solução ácido/carapaça. A melhor condição de desmineralização foi no tempo de 14h, na concentração de 7% v/v, e na relação de 4:1 de solução ácido/carapaça. A quitina obtida apresentou um grau de pureza de aproximadamente 99% (umidade 4% b.u.) e um rendimento de aproximadamente 17% em relação à matéria-prima.Universidade Federal do Rio Grande2007-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/189VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 15 No. 1 (2005); 7-17VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 15 n. 1 (2005); 7-172358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/189/27Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, J MFerreira, A FSilva, F M. M.Rizzi, JaquesPinto, Luiz Antonio de Almeida2023-03-22T15:42:34Zoai:periodicos.furg.br:article/189Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2023-03-22T15:42:34Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.
title Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.
spellingShingle Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.
Moura, J M
Quitina
desmineralização
siri
title_short Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.
title_full Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.
title_fullStr Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.
title_full_unstemmed Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.
title_sort Obtenção de quitina a partir de carapaças de siri (Maia squinado): uso de um planejamento experimental na etapa de desmineralização.
author Moura, J M
author_facet Moura, J M
Ferreira, A F
Silva, F M. M.
Rizzi, Jaques
Pinto, Luiz Antonio de Almeida
author_role author
author2 Ferreira, A F
Silva, F M. M.
Rizzi, Jaques
Pinto, Luiz Antonio de Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, J M
Ferreira, A F
Silva, F M. M.
Rizzi, Jaques
Pinto, Luiz Antonio de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Quitina
desmineralização
siri
topic Quitina
desmineralização
siri
description A quitina, b-(1-4)-N-acetil-D-glucosamina, é encontrada nos exoesqueletos de crustáceos, na parede celular de fungos e em outros materiais biológicos, e é através dela que se obtém a quitosana, b-(1-4)-D-glucosamina. A cidade portuária do Rio Grande/RS produz uma grande quantidade de resíduos de pescado, devido à grande concentração de indústrias pesqueiras. Como a biodegradação desses resíduos é muito lenta, o acúmulo dos mesmos torna-se um problema ambiental. O siri apresenta em sua composição 15 a 20% de quitina e um alto teor de cinzas. Este trabalho tem por objetivo a obtenção de quitina a partir de carapaças de siri, através das etapas de desmineralização, desproteinização e desodorização. Devido ao alto teor de cinzas na carapaça de siri, foi feito um planejamento experimental do tipo fatorial completo, a fim de determinar a melhor condição para a etapa de desmineralização. Os fatores de estudo foram o tempo, a concentração e a relação solução ácido/carapaça. A melhor condição de desmineralização foi no tempo de 14h, na concentração de 7% v/v, e na relação de 4:1 de solução ácido/carapaça. A quitina obtida apresentou um grau de pureza de aproximadamente 99% (umidade 4% b.u.) e um rendimento de aproximadamente 17% em relação à matéria-prima.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/189
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/189/27
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 15 No. 1 (2005); 7-17
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 15 n. 1 (2005); 7-17
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041760391659520