Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Braga e
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sena, Maria Elenice, Machado, Catia Maria dos Santos, Adamatti, Diana Francisca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516
Resumo: Este artigo tem por objetivo uma revisão teórica sobre grafos planares e coloração de grafos. Além da importância do tema no contexto das aplicações do mundo real, ele pode também servir para a produção de ferramentas computacionais no ensino de matemática. Relata-se sobre a importância de trabalhar esta parte da matemática na educação básica a fim de promover raciocínio estratégico e tratamento da informação, bem como da importância da utilização de algoritmos como recurso pedagógico facilitador e favorecedor da aprendizagem.
id FURG-7_9b1f78e0934f84b94bfd3b1bf45678f0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6516
network_acronym_str FURG-7
network_name_str Vetor (Online)
repository_id_str
spelling Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafosTeorema das quatro coresEnsinoMatemáticaEste artigo tem por objetivo uma revisão teórica sobre grafos planares e coloração de grafos. Além da importância do tema no contexto das aplicações do mundo real, ele pode também servir para a produção de ferramentas computacionais no ensino de matemática. Relata-se sobre a importância de trabalhar esta parte da matemática na educação básica a fim de promover raciocínio estratégico e tratamento da informação, bem como da importância da utilização de algoritmos como recurso pedagógico facilitador e favorecedor da aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 26 No. 2 (2016); 61-72VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 26 n. 2 (2016); 61-722358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516/4224Copyright (c) 2016 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Braga eSena, Maria EleniceMachado, Catia Maria dos SantosAdamatti, Diana Francisca2016-12-21T12:26:16Zoai:periodicos.furg.br:article/6516Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2016-12-21T12:26:16Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
title Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
spellingShingle Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
Silva, Camila Braga e
Teorema das quatro cores
Ensino
Matemática
title_short Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
title_full Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
title_fullStr Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
title_full_unstemmed Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
title_sort Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
author Silva, Camila Braga e
author_facet Silva, Camila Braga e
Sena, Maria Elenice
Machado, Catia Maria dos Santos
Adamatti, Diana Francisca
author_role author
author2 Sena, Maria Elenice
Machado, Catia Maria dos Santos
Adamatti, Diana Francisca
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Braga e
Sena, Maria Elenice
Machado, Catia Maria dos Santos
Adamatti, Diana Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Teorema das quatro cores
Ensino
Matemática
topic Teorema das quatro cores
Ensino
Matemática
description Este artigo tem por objetivo uma revisão teórica sobre grafos planares e coloração de grafos. Além da importância do tema no contexto das aplicações do mundo real, ele pode também servir para a produção de ferramentas computacionais no ensino de matemática. Relata-se sobre a importância de trabalhar esta parte da matemática na educação básica a fim de promover raciocínio estratégico e tratamento da informação, bem como da importância da utilização de algoritmos como recurso pedagógico facilitador e favorecedor da aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516
url https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516/4224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 26 No. 2 (2016); 61-72
VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 26 n. 2 (2016); 61-72
2358-3452
0102-7352
reponame:Vetor (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vetor (Online)
collection Vetor (Online)
repository.name.fl_str_mv Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv gmplatt@furg.br
_version_ 1797041761734885376