Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vetor (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo uma revisão teórica sobre grafos planares e coloração de grafos. Além da importância do tema no contexto das aplicações do mundo real, ele pode também servir para a produção de ferramentas computacionais no ensino de matemática. Relata-se sobre a importância de trabalhar esta parte da matemática na educação básica a fim de promover raciocínio estratégico e tratamento da informação, bem como da importância da utilização de algoritmos como recurso pedagógico facilitador e favorecedor da aprendizagem. |
id |
FURG-7_9b1f78e0934f84b94bfd3b1bf45678f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6516 |
network_acronym_str |
FURG-7 |
network_name_str |
Vetor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafosTeorema das quatro coresEnsinoMatemáticaEste artigo tem por objetivo uma revisão teórica sobre grafos planares e coloração de grafos. Além da importância do tema no contexto das aplicações do mundo real, ele pode também servir para a produção de ferramentas computacionais no ensino de matemática. Relata-se sobre a importância de trabalhar esta parte da matemática na educação básica a fim de promover raciocínio estratégico e tratamento da informação, bem como da importância da utilização de algoritmos como recurso pedagógico facilitador e favorecedor da aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 26 No. 2 (2016); 61-72VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 26 n. 2 (2016); 61-722358-34520102-7352reponame:Vetor (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516/4224Copyright (c) 2016 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenhariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Braga eSena, Maria EleniceMachado, Catia Maria dos SantosAdamatti, Diana Francisca2016-12-21T12:26:16Zoai:periodicos.furg.br:article/6516Revistahttps://periodicos.furg.br/vetorPUBhttps://periodicos.furg.br/vetor/oaigmplatt@furg.br2358-34520102-7352opendoar:2016-12-21T12:26:16Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos |
title |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos |
spellingShingle |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos Silva, Camila Braga e Teorema das quatro cores Ensino Matemática |
title_short |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos |
title_full |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos |
title_fullStr |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos |
title_sort |
Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos |
author |
Silva, Camila Braga e |
author_facet |
Silva, Camila Braga e Sena, Maria Elenice Machado, Catia Maria dos Santos Adamatti, Diana Francisca |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Maria Elenice Machado, Catia Maria dos Santos Adamatti, Diana Francisca |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Braga e Sena, Maria Elenice Machado, Catia Maria dos Santos Adamatti, Diana Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorema das quatro cores Ensino Matemática |
topic |
Teorema das quatro cores Ensino Matemática |
description |
Este artigo tem por objetivo uma revisão teórica sobre grafos planares e coloração de grafos. Além da importância do tema no contexto das aplicações do mundo real, ele pode também servir para a produção de ferramentas computacionais no ensino de matemática. Relata-se sobre a importância de trabalhar esta parte da matemática na educação básica a fim de promover raciocínio estratégico e tratamento da informação, bem como da importância da utilização de algoritmos como recurso pedagógico facilitador e favorecedor da aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516 |
url |
https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516/4224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering; Vol. 26 No. 2 (2016); 61-72 VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias; v. 26 n. 2 (2016); 61-72 2358-3452 0102-7352 reponame:Vetor (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Vetor (Online) |
collection |
Vetor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vetor (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
gmplatt@furg.br |
_version_ |
1797041761734885376 |