Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mirco, Deise Duarte
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Avila, José Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.
id FURG-8_00db005eecd26cbdba99ba85b1f95441
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4461
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distânciaAnálise de comprometimentoEducação a distânciaEscala LikertO objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2015-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 49-642236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461/3293Copyright (c) 2015 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMirco, Deise DuarteAvila, José Flávio2015-08-21T14:47:54Zoai:periodicos.furg.br:article/4461Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2015-08-21T14:47:54Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
title Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
spellingShingle Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
Mirco, Deise Duarte
Análise de comprometimento
Educação a distância
Escala Likert
title_short Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
title_full Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
title_fullStr Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
title_full_unstemmed Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
title_sort Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
author Mirco, Deise Duarte
author_facet Mirco, Deise Duarte
Avila, José Flávio
author_role author
author2 Avila, José Flávio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mirco, Deise Duarte
Avila, José Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de comprometimento
Educação a distância
Escala Likert
topic Análise de comprometimento
Educação a distância
Escala Likert
description O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461/3293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 49-64
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041739318427649