Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações. |
id |
FURG-8_00db005eecd26cbdba99ba85b1f95441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4461 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distânciaAnálise de comprometimentoEducação a distânciaEscala LikertO objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2015-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 49-642236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461/3293Copyright (c) 2015 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMirco, Deise DuarteAvila, José Flávio2015-08-21T14:47:54Zoai:periodicos.furg.br:article/4461Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2015-08-21T14:47:54Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
spellingShingle |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância Mirco, Deise Duarte Análise de comprometimento Educação a distância Escala Likert |
title_short |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title_full |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title_fullStr |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title_sort |
Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
author |
Mirco, Deise Duarte |
author_facet |
Mirco, Deise Duarte Avila, José Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Avila, José Flávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mirco, Deise Duarte Avila, José Flávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de comprometimento Educação a distância Escala Likert |
topic |
Análise de comprometimento Educação a distância Escala Likert |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461/3293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 49-64 2236-7608 0102-7360 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041739318427649 |