MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dione dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pavão, Juliane Andressa, Borges, Iasmini Magnes Turci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11315
Resumo: A motivação tem sido discutida no contexto educacional do ensino superior, pois têm implicações diretas em relação à qualidade do envolvimento do acadêmico para a entrada e permanência no curso. Consoante a isso, o estudo tem como objetivo analisar os interesses motivacionais dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Campo Mourão para entrada e permanência no curso. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com coleta de dados realizada por meio de uma survey, sendo utilizado estatística descritiva, correlação de pearson e regressão linear múltipla para análise dos dados. Houve a participação de 168 acadêmicos. Percebe-se que os acadêmicos investigados têm boa relação com colegas, professores e instituição, que são motivados intrinsecamente e extrinsecamente, e ainda os acadêmicos atribuíram boas notas para a avaliação que fizeram de si próprio. Além disso, não foi identificado um alto nível de desmotivação nos estudantes investigados. Os resultados apontam que a quanto maior a desmotivação de um estudante, menor será sua auto avaliação de desempenho. E ainda, o fato de se identificar com o curso, a necessidade de provar a si mesmo sua capacidade e o anseio de retorno financeiro influenciam positivamente na auto avaliação de desempenho dos estudantes de contabilidade investigados. Esse estudo traz contribuições teóricas e práticas, uma vez que adota a teoria da autodeterminação para compreender melhor os níveis e tipos de motivação dos estudantes de contabilidade e seus efeitos na auto avaliação do desempenho.
id FURG-8_318d12861fc2d95e7a370f83a1d1be47
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11315
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICACiências ContábeisMotivaçãoAcadêmicos.A motivação tem sido discutida no contexto educacional do ensino superior, pois têm implicações diretas em relação à qualidade do envolvimento do acadêmico para a entrada e permanência no curso. Consoante a isso, o estudo tem como objetivo analisar os interesses motivacionais dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Campo Mourão para entrada e permanência no curso. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com coleta de dados realizada por meio de uma survey, sendo utilizado estatística descritiva, correlação de pearson e regressão linear múltipla para análise dos dados. Houve a participação de 168 acadêmicos. Percebe-se que os acadêmicos investigados têm boa relação com colegas, professores e instituição, que são motivados intrinsecamente e extrinsecamente, e ainda os acadêmicos atribuíram boas notas para a avaliação que fizeram de si próprio. Além disso, não foi identificado um alto nível de desmotivação nos estudantes investigados. Os resultados apontam que a quanto maior a desmotivação de um estudante, menor será sua auto avaliação de desempenho. E ainda, o fato de se identificar com o curso, a necessidade de provar a si mesmo sua capacidade e o anseio de retorno financeiro influenciam positivamente na auto avaliação de desempenho dos estudantes de contabilidade investigados. Esse estudo traz contribuições teóricas e práticas, uma vez que adota a teoria da autodeterminação para compreender melhor os níveis e tipos de motivação dos estudantes de contabilidade e seus efeitos na auto avaliação do desempenho.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLevantamentoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1131510.17648/2236-7608-v25n1-11315SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 25 n. 1 (2021): Publicada em 09/12/2020; 37-482236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v25n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11315/8339Copyright (c) 2020 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Dione dosPavão, Juliane AndressaBorges, Iasmini Magnes Turci2020-12-21T05:22:04Zoai:periodicos.furg.br:article/11315Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2020-12-21T05:22:04Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
title MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
spellingShingle MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Santos, Dione dos
Ciências Contábeis
Motivação
Acadêmicos.
title_short MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
title_full MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
title_fullStr MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
title_full_unstemmed MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
title_sort MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
author Santos, Dione dos
author_facet Santos, Dione dos
Pavão, Juliane Andressa
Borges, Iasmini Magnes Turci
author_role author
author2 Pavão, Juliane Andressa
Borges, Iasmini Magnes Turci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dione dos
Pavão, Juliane Andressa
Borges, Iasmini Magnes Turci
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Contábeis
Motivação
Acadêmicos.
topic Ciências Contábeis
Motivação
Acadêmicos.
description A motivação tem sido discutida no contexto educacional do ensino superior, pois têm implicações diretas em relação à qualidade do envolvimento do acadêmico para a entrada e permanência no curso. Consoante a isso, o estudo tem como objetivo analisar os interesses motivacionais dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Campo Mourão para entrada e permanência no curso. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com coleta de dados realizada por meio de uma survey, sendo utilizado estatística descritiva, correlação de pearson e regressão linear múltipla para análise dos dados. Houve a participação de 168 acadêmicos. Percebe-se que os acadêmicos investigados têm boa relação com colegas, professores e instituição, que são motivados intrinsecamente e extrinsecamente, e ainda os acadêmicos atribuíram boas notas para a avaliação que fizeram de si próprio. Além disso, não foi identificado um alto nível de desmotivação nos estudantes investigados. Os resultados apontam que a quanto maior a desmotivação de um estudante, menor será sua auto avaliação de desempenho. E ainda, o fato de se identificar com o curso, a necessidade de provar a si mesmo sua capacidade e o anseio de retorno financeiro influenciam positivamente na auto avaliação de desempenho dos estudantes de contabilidade investigados. Esse estudo traz contribuições teóricas e práticas, uma vez que adota a teoria da autodeterminação para compreender melhor os níveis e tipos de motivação dos estudantes de contabilidade e seus efeitos na auto avaliação do desempenho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Levantamento
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11315
10.17648/2236-7608-v25n1-11315
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11315
identifier_str_mv 10.17648/2236-7608-v25n1-11315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11315/8339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 25 n. 1 (2021): Publicada em 09/12/2020; 37-48
2236-7608
0102-7360
10.17648/sinergia-2236-7608-v25n1
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740675284992