ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935 |
Resumo: | Este estudo consistiu em analisar as atividades de estágio, com intuito de identificar a contribuição desta na formação profissional, na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar dos estagiários. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa e descritiva. Compuseram a amostra alunos dos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de uma Universidade Pública do sul do país, que realizaram a atividade de estágio. Para a coleta dos dados se utilizou um questionário embasado nos 10 indicadores de bem-estar e QVT estudados por Paz (2004), Warr (2007) e Dessen (2010). Os resultados obtidos indicam que os estagiários estão satisfeitos com a autonomia que possuem na organização, se sentem ouvidos e consideram importantes às capacitações recebidas; mas não estão satisfeitos com a pouca liberdade para atuar e a falta de interesse das organizações em programa de carreira, pois são escassas as chances de efetivação. |
id |
FURG-8_59e801ff0cbaa4773fea4fe19daffa07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7935 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOSEstágioAtividade profissionalbem-estarQVTEste estudo consistiu em analisar as atividades de estágio, com intuito de identificar a contribuição desta na formação profissional, na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar dos estagiários. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa e descritiva. Compuseram a amostra alunos dos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de uma Universidade Pública do sul do país, que realizaram a atividade de estágio. Para a coleta dos dados se utilizou um questionário embasado nos 10 indicadores de bem-estar e QVT estudados por Paz (2004), Warr (2007) e Dessen (2010). Os resultados obtidos indicam que os estagiários estão satisfeitos com a autonomia que possuem na organização, se sentem ouvidos e consideram importantes às capacitações recebidas; mas não estão satisfeitos com a pouca liberdade para atuar e a falta de interesse das organizações em programa de carreira, pois são escassas as chances de efetivação.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/793510.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-7935SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 22 n. 1 (2018); 77-862236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v22n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935/5285Copyright (c) 2018 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessValoria, Carolina SouzaCzarneski, Flávia Regina CostaMachado, Débora Gomes2018-09-30T17:35:30Zoai:periodicos.furg.br:article/7935Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2018-09-30T17:35:30Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS |
title |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS |
spellingShingle |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS Valoria, Carolina Souza Estágio Atividade profissional bem-estar QVT |
title_short |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS |
title_full |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS |
title_fullStr |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS |
title_sort |
ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS |
author |
Valoria, Carolina Souza |
author_facet |
Valoria, Carolina Souza Czarneski, Flávia Regina Costa Machado, Débora Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Czarneski, Flávia Regina Costa Machado, Débora Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valoria, Carolina Souza Czarneski, Flávia Regina Costa Machado, Débora Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Atividade profissional bem-estar QVT |
topic |
Estágio Atividade profissional bem-estar QVT |
description |
Este estudo consistiu em analisar as atividades de estágio, com intuito de identificar a contribuição desta na formação profissional, na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar dos estagiários. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa e descritiva. Compuseram a amostra alunos dos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de uma Universidade Pública do sul do país, que realizaram a atividade de estágio. Para a coleta dos dados se utilizou um questionário embasado nos 10 indicadores de bem-estar e QVT estudados por Paz (2004), Warr (2007) e Dessen (2010). Os resultados obtidos indicam que os estagiários estão satisfeitos com a autonomia que possuem na organização, se sentem ouvidos e consideram importantes às capacitações recebidas; mas não estão satisfeitos com a pouca liberdade para atuar e a falta de interesse das organizações em programa de carreira, pois são escassas as chances de efetivação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935 10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-7935 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935 |
identifier_str_mv |
10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-7935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935/5285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 22 n. 1 (2018); 77-86 2236-7608 0102-7360 10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740382732288 |