ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valoria, Carolina Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Czarneski, Flávia Regina Costa, Machado, Débora Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935
Resumo: Este estudo consistiu em analisar as atividades de estágio, com intuito de identificar a contribuição desta na formação profissional, na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar dos estagiários. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa e descritiva. Compuseram a amostra alunos dos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de uma Universidade Pública do sul do país, que realizaram a atividade de estágio. Para a coleta dos dados se utilizou um questionário embasado nos 10 indicadores de bem-estar e QVT estudados por Paz (2004), Warr (2007) e Dessen (2010). Os resultados obtidos indicam que os estagiários estão satisfeitos com a autonomia que possuem na organização, se sentem ouvidos e consideram importantes às capacitações recebidas; mas não estão satisfeitos com a pouca liberdade para atuar e a falta de interesse das organizações em programa de carreira, pois são escassas as chances de efetivação.
id FURG-8_59e801ff0cbaa4773fea4fe19daffa07
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7935
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOSEstágioAtividade profissionalbem-estarQVTEste estudo consistiu em analisar as atividades de estágio, com intuito de identificar a contribuição desta na formação profissional, na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar dos estagiários. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa e descritiva. Compuseram a amostra alunos dos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de uma Universidade Pública do sul do país, que realizaram a atividade de estágio. Para a coleta dos dados se utilizou um questionário embasado nos 10 indicadores de bem-estar e QVT estudados por Paz (2004), Warr (2007) e Dessen (2010). Os resultados obtidos indicam que os estagiários estão satisfeitos com a autonomia que possuem na organização, se sentem ouvidos e consideram importantes às capacitações recebidas; mas não estão satisfeitos com a pouca liberdade para atuar e a falta de interesse das organizações em programa de carreira, pois são escassas as chances de efetivação.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/793510.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-7935SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 22 n. 1 (2018); 77-862236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v22n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935/5285Copyright (c) 2018 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessValoria, Carolina SouzaCzarneski, Flávia Regina CostaMachado, Débora Gomes2018-09-30T17:35:30Zoai:periodicos.furg.br:article/7935Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2018-09-30T17:35:30Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
title ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
spellingShingle ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
Valoria, Carolina Souza
Estágio
Atividade profissional
bem-estar
QVT
title_short ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
title_full ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
title_fullStr ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
title_full_unstemmed ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
title_sort ATIVIDADE DE ESTÁGIO: UM ESTUDO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS ESTAGIÁRIOS
author Valoria, Carolina Souza
author_facet Valoria, Carolina Souza
Czarneski, Flávia Regina Costa
Machado, Débora Gomes
author_role author
author2 Czarneski, Flávia Regina Costa
Machado, Débora Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valoria, Carolina Souza
Czarneski, Flávia Regina Costa
Machado, Débora Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Atividade profissional
bem-estar
QVT
topic Estágio
Atividade profissional
bem-estar
QVT
description Este estudo consistiu em analisar as atividades de estágio, com intuito de identificar a contribuição desta na formação profissional, na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar dos estagiários. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa e descritiva. Compuseram a amostra alunos dos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de uma Universidade Pública do sul do país, que realizaram a atividade de estágio. Para a coleta dos dados se utilizou um questionário embasado nos 10 indicadores de bem-estar e QVT estudados por Paz (2004), Warr (2007) e Dessen (2010). Os resultados obtidos indicam que os estagiários estão satisfeitos com a autonomia que possuem na organização, se sentem ouvidos e consideram importantes às capacitações recebidas; mas não estão satisfeitos com a pouca liberdade para atuar e a falta de interesse das organizações em programa de carreira, pois são escassas as chances de efetivação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935
10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-7935
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935
identifier_str_mv 10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-7935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7935/5285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 22 n. 1 (2018); 77-86
2236-7608
0102-7360
10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740382732288