Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/8772 |
Resumo: | O presente estudo tem por finalidade compreender como as comunidades virtuais podem contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem no contexto da educação a distância, tendo como objetivo principal conhecer o funcionamento das comunidades virtuais de aprendizagem formada em torno dos cursos de pós-graduação a distância do Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). Observa-se que as comunidades virtuais irão ocupar um espaço cada vez maior nas sociedades e nas organizações, gerando impactos nas relações dos grupos tradicionais. Práticas bem-sucedidas com comunidades virtuais podem representar um importante diferencial para se atingir diversos objetivos institucionais e educacionais. Nesse contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: o estudo de grupos dentro das Teorias Organizacionais; as bases do comportamento de grupo e a visão da psicanálise a respeito do fenômeno; as comunidades e, por fim, as comunidades virtuais e a educação a distância. A base conceitual adquirida durante a etapa de revisão da literatura inspirou a realização de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, cujo método de investigação empregado foi uma survey on-line, respondida por 133 participantes dos cursos de especialização a distância organizados pelo NAVi. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por 40 questões, dentre as quais as que compõem o modelo desenvolvido por Rovai (2002), o Classroom Community Scale, destinado a aferir o grau do “senso de comunidade” dos cursos analisados. Os resultados demonstram que os cursos compartilham um bom senso de comunidade, caracterizados por um ambiente propício ao bom desenvolvimento de relações sociais, onde, apesar da experiência se passar em um ambiente virtual, existe um bom nível de confiança entre os participantes. |
id |
URGS_fc10c7c443a72d4d07574869e0c69c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8772 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vieira, Leandro Maurício MedeirosKlering, Luis Roque2007-06-06T19:18:57Z2007http://hdl.handle.net/10183/8772000588653O presente estudo tem por finalidade compreender como as comunidades virtuais podem contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem no contexto da educação a distância, tendo como objetivo principal conhecer o funcionamento das comunidades virtuais de aprendizagem formada em torno dos cursos de pós-graduação a distância do Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). Observa-se que as comunidades virtuais irão ocupar um espaço cada vez maior nas sociedades e nas organizações, gerando impactos nas relações dos grupos tradicionais. Práticas bem-sucedidas com comunidades virtuais podem representar um importante diferencial para se atingir diversos objetivos institucionais e educacionais. Nesse contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: o estudo de grupos dentro das Teorias Organizacionais; as bases do comportamento de grupo e a visão da psicanálise a respeito do fenômeno; as comunidades e, por fim, as comunidades virtuais e a educação a distância. A base conceitual adquirida durante a etapa de revisão da literatura inspirou a realização de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, cujo método de investigação empregado foi uma survey on-line, respondida por 133 participantes dos cursos de especialização a distância organizados pelo NAVi. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por 40 questões, dentre as quais as que compõem o modelo desenvolvido por Rovai (2002), o Classroom Community Scale, destinado a aferir o grau do “senso de comunidade” dos cursos analisados. Os resultados demonstram que os cursos compartilham um bom senso de comunidade, caracterizados por um ambiente propício ao bom desenvolvimento de relações sociais, onde, apesar da experiência se passar em um ambiente virtual, existe um bom nível de confiança entre os participantes.The present study has the purpose of understanding how web communities can improve the process of distance learning in the high education context. Its main objective is to study the working process of the web communities of the Virtual Learning Nucleus (NAVi) of the UFRGS’ Business School (EA/UFRGS). It’s demonstrated that virtual communities will increase in importance within the societies and within the organizations, generating impacts in the traditional groups’ relations. Virtual communities’ well-achieved methods can represent an important differential to reach diverse institutional and educational objectives. The research is based in a theoretical referential supported by the following issues: the Organization’s Theory study of groups approach; the fundamentals of groups’ behaviors and the psychology vision; and at last, the virtual communities and the distance learning process. As a case study, it has been done an on-line survey, answered by 133 participants of different NAVi’s distance learning courses. The questionnaire was composed by 40 questions. Among then, there were some based in the model developed for Rovai (2002), the Classroom Community Scale, destined to survey the degree of the courses’ sense of community. The results demonstrate that the courses share a good sense of community, characterized by a propitious environment for developing social relations, where, although the virtual environment, there are a good level of trust between the participants.application/pdfporComunidade virtualEducação a distânciaOrganizaçõesGrupos sociaisAprendizagem eletrônicaInternet : EducaçãoVirtual communitiesDistance learningVirtual groupsNAViComunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000588653.pdf000588653.pdfTexto completoapplication/pdf387970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/1/000588653.pdf20b9f7f4586d09a045020a0ba076e497MD51TEXT000588653.pdf.txt000588653.pdf.txtExtracted Texttext/plain260151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/2/000588653.pdf.txt26501900bbd7ee587d4cd7f6c871eaf4MD52THUMBNAIL000588653.pdf.jpg000588653.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/3/000588653.pdf.jpg04f1db601fcb8543742d8a8273f09f46MD5310183/87722022-09-18 04:48:13.326318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS |
title |
Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS |
spellingShingle |
Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS Vieira, Leandro Maurício Medeiros Comunidade virtual Educação a distância Organizações Grupos sociais Aprendizagem eletrônica Internet : Educação Virtual communities Distance learning Virtual groups NAVi |
title_short |
Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS |
title_full |
Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS |
title_fullStr |
Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS |
title_sort |
Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS |
author |
Vieira, Leandro Maurício Medeiros |
author_facet |
Vieira, Leandro Maurício Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Leandro Maurício Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klering, Luis Roque |
contributor_str_mv |
Klering, Luis Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade virtual Educação a distância Organizações Grupos sociais Aprendizagem eletrônica Internet : Educação |
topic |
Comunidade virtual Educação a distância Organizações Grupos sociais Aprendizagem eletrônica Internet : Educação Virtual communities Distance learning Virtual groups NAVi |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual communities Distance learning Virtual groups NAVi |
description |
O presente estudo tem por finalidade compreender como as comunidades virtuais podem contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem no contexto da educação a distância, tendo como objetivo principal conhecer o funcionamento das comunidades virtuais de aprendizagem formada em torno dos cursos de pós-graduação a distância do Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). Observa-se que as comunidades virtuais irão ocupar um espaço cada vez maior nas sociedades e nas organizações, gerando impactos nas relações dos grupos tradicionais. Práticas bem-sucedidas com comunidades virtuais podem representar um importante diferencial para se atingir diversos objetivos institucionais e educacionais. Nesse contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: o estudo de grupos dentro das Teorias Organizacionais; as bases do comportamento de grupo e a visão da psicanálise a respeito do fenômeno; as comunidades e, por fim, as comunidades virtuais e a educação a distância. A base conceitual adquirida durante a etapa de revisão da literatura inspirou a realização de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, cujo método de investigação empregado foi uma survey on-line, respondida por 133 participantes dos cursos de especialização a distância organizados pelo NAVi. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por 40 questões, dentre as quais as que compõem o modelo desenvolvido por Rovai (2002), o Classroom Community Scale, destinado a aferir o grau do “senso de comunidade” dos cursos analisados. Os resultados demonstram que os cursos compartilham um bom senso de comunidade, caracterizados por um ambiente propício ao bom desenvolvimento de relações sociais, onde, apesar da experiência se passar em um ambiente virtual, existe um bom nível de confiança entre os participantes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:18:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000588653 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8772 |
identifier_str_mv |
000588653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/1/000588653.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/2/000588653.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/3/000588653.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20b9f7f4586d09a045020a0ba076e497 26501900bbd7ee587d4cd7f6c871eaf4 04f1db601fcb8543742d8a8273f09f46 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085090335653888 |