Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Leandro Maurício Medeiros
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8772
Resumo: O presente estudo tem por finalidade compreender como as comunidades virtuais podem contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem no contexto da educação a distância, tendo como objetivo principal conhecer o funcionamento das comunidades virtuais de aprendizagem formada em torno dos cursos de pós-graduação a distância do Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). Observa-se que as comunidades virtuais irão ocupar um espaço cada vez maior nas sociedades e nas organizações, gerando impactos nas relações dos grupos tradicionais. Práticas bem-sucedidas com comunidades virtuais podem representar um importante diferencial para se atingir diversos objetivos institucionais e educacionais. Nesse contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: o estudo de grupos dentro das Teorias Organizacionais; as bases do comportamento de grupo e a visão da psicanálise a respeito do fenômeno; as comunidades e, por fim, as comunidades virtuais e a educação a distância. A base conceitual adquirida durante a etapa de revisão da literatura inspirou a realização de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, cujo método de investigação empregado foi uma survey on-line, respondida por 133 participantes dos cursos de especialização a distância organizados pelo NAVi. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por 40 questões, dentre as quais as que compõem o modelo desenvolvido por Rovai (2002), o Classroom Community Scale, destinado a aferir o grau do “senso de comunidade” dos cursos analisados. Os resultados demonstram que os cursos compartilham um bom senso de comunidade, caracterizados por um ambiente propício ao bom desenvolvimento de relações sociais, onde, apesar da experiência se passar em um ambiente virtual, existe um bom nível de confiança entre os participantes.
id URGS_fc10c7c443a72d4d07574869e0c69c0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8772
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vieira, Leandro Maurício MedeirosKlering, Luis Roque2007-06-06T19:18:57Z2007http://hdl.handle.net/10183/8772000588653O presente estudo tem por finalidade compreender como as comunidades virtuais podem contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem no contexto da educação a distância, tendo como objetivo principal conhecer o funcionamento das comunidades virtuais de aprendizagem formada em torno dos cursos de pós-graduação a distância do Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). Observa-se que as comunidades virtuais irão ocupar um espaço cada vez maior nas sociedades e nas organizações, gerando impactos nas relações dos grupos tradicionais. Práticas bem-sucedidas com comunidades virtuais podem representar um importante diferencial para se atingir diversos objetivos institucionais e educacionais. Nesse contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: o estudo de grupos dentro das Teorias Organizacionais; as bases do comportamento de grupo e a visão da psicanálise a respeito do fenômeno; as comunidades e, por fim, as comunidades virtuais e a educação a distância. A base conceitual adquirida durante a etapa de revisão da literatura inspirou a realização de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, cujo método de investigação empregado foi uma survey on-line, respondida por 133 participantes dos cursos de especialização a distância organizados pelo NAVi. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por 40 questões, dentre as quais as que compõem o modelo desenvolvido por Rovai (2002), o Classroom Community Scale, destinado a aferir o grau do “senso de comunidade” dos cursos analisados. Os resultados demonstram que os cursos compartilham um bom senso de comunidade, caracterizados por um ambiente propício ao bom desenvolvimento de relações sociais, onde, apesar da experiência se passar em um ambiente virtual, existe um bom nível de confiança entre os participantes.The present study has the purpose of understanding how web communities can improve the process of distance learning in the high education context. Its main objective is to study the working process of the web communities of the Virtual Learning Nucleus (NAVi) of the UFRGS’ Business School (EA/UFRGS). It’s demonstrated that virtual communities will increase in importance within the societies and within the organizations, generating impacts in the traditional groups’ relations. Virtual communities’ well-achieved methods can represent an important differential to reach diverse institutional and educational objectives. The research is based in a theoretical referential supported by the following issues: the Organization’s Theory study of groups approach; the fundamentals of groups’ behaviors and the psychology vision; and at last, the virtual communities and the distance learning process. As a case study, it has been done an on-line survey, answered by 133 participants of different NAVi’s distance learning courses. The questionnaire was composed by 40 questions. Among then, there were some based in the model developed for Rovai (2002), the Classroom Community Scale, destined to survey the degree of the courses’ sense of community. The results demonstrate that the courses share a good sense of community, characterized by a propitious environment for developing social relations, where, although the virtual environment, there are a good level of trust between the participants.application/pdfporComunidade virtualEducação a distânciaOrganizaçõesGrupos sociaisAprendizagem eletrônicaInternet : EducaçãoVirtual communitiesDistance learningVirtual groupsNAViComunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000588653.pdf000588653.pdfTexto completoapplication/pdf387970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/1/000588653.pdf20b9f7f4586d09a045020a0ba076e497MD51TEXT000588653.pdf.txt000588653.pdf.txtExtracted Texttext/plain260151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/2/000588653.pdf.txt26501900bbd7ee587d4cd7f6c871eaf4MD52THUMBNAIL000588653.pdf.jpg000588653.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/3/000588653.pdf.jpg04f1db601fcb8543742d8a8273f09f46MD5310183/87722022-09-18 04:48:13.326318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
title Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
spellingShingle Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
Vieira, Leandro Maurício Medeiros
Comunidade virtual
Educação a distância
Organizações
Grupos sociais
Aprendizagem eletrônica
Internet : Educação
Virtual communities
Distance learning
Virtual groups
NAVi
title_short Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
title_full Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
title_fullStr Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
title_full_unstemmed Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
title_sort Comunidades virtuais : um estudo do caso nos cursos de pós-graduação do NAVI/EA/UFRGS
author Vieira, Leandro Maurício Medeiros
author_facet Vieira, Leandro Maurício Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Leandro Maurício Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klering, Luis Roque
contributor_str_mv Klering, Luis Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade virtual
Educação a distância
Organizações
Grupos sociais
Aprendizagem eletrônica
Internet : Educação
topic Comunidade virtual
Educação a distância
Organizações
Grupos sociais
Aprendizagem eletrônica
Internet : Educação
Virtual communities
Distance learning
Virtual groups
NAVi
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual communities
Distance learning
Virtual groups
NAVi
description O presente estudo tem por finalidade compreender como as comunidades virtuais podem contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem no contexto da educação a distância, tendo como objetivo principal conhecer o funcionamento das comunidades virtuais de aprendizagem formada em torno dos cursos de pós-graduação a distância do Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). Observa-se que as comunidades virtuais irão ocupar um espaço cada vez maior nas sociedades e nas organizações, gerando impactos nas relações dos grupos tradicionais. Práticas bem-sucedidas com comunidades virtuais podem representar um importante diferencial para se atingir diversos objetivos institucionais e educacionais. Nesse contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: o estudo de grupos dentro das Teorias Organizacionais; as bases do comportamento de grupo e a visão da psicanálise a respeito do fenômeno; as comunidades e, por fim, as comunidades virtuais e a educação a distância. A base conceitual adquirida durante a etapa de revisão da literatura inspirou a realização de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, cujo método de investigação empregado foi uma survey on-line, respondida por 133 participantes dos cursos de especialização a distância organizados pelo NAVi. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por 40 questões, dentre as quais as que compõem o modelo desenvolvido por Rovai (2002), o Classroom Community Scale, destinado a aferir o grau do “senso de comunidade” dos cursos analisados. Os resultados demonstram que os cursos compartilham um bom senso de comunidade, caracterizados por um ambiente propício ao bom desenvolvimento de relações sociais, onde, apesar da experiência se passar em um ambiente virtual, existe um bom nível de confiança entre os participantes.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:18:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000588653
url http://hdl.handle.net/10183/8772
identifier_str_mv 000588653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/1/000588653.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/2/000588653.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8772/3/000588653.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 20b9f7f4586d09a045020a0ba076e497
26501900bbd7ee587d4cd7f6c871eaf4
04f1db601fcb8543742d8a8273f09f46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085090335653888