A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477 |
Resumo: | A gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente pragmáticos? Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que independente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de Administração, pois mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa tosco da totalidade procurada, apesar da falta de precisão, o “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson (1999). |
id |
FURG-8_654408463d4da4af95398318a7a69652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4477 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicasgestão por competênciasepistemologiaconhecimento científicoA gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente pragmáticos? Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que independente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de Administração, pois mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa tosco da totalidade procurada, apesar da falta de precisão, o “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson (1999).Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2015-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teórico, levantamento de artigos relacionados ao tema competênciasapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 9-182236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477/3290Copyright (c) 2015 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeymer, Alex Sandro QuadrosSilva, Eduardo Damião da2015-08-21T14:47:53Zoai:periodicos.furg.br:article/4477Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2015-08-21T14:47:53Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas |
title |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas |
spellingShingle |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas Weymer, Alex Sandro Quadros gestão por competências epistemologia conhecimento científico |
title_short |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas |
title_full |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas |
title_fullStr |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas |
title_full_unstemmed |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas |
title_sort |
A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas |
author |
Weymer, Alex Sandro Quadros |
author_facet |
Weymer, Alex Sandro Quadros Silva, Eduardo Damião da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Eduardo Damião da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weymer, Alex Sandro Quadros Silva, Eduardo Damião da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão por competências epistemologia conhecimento científico |
topic |
gestão por competências epistemologia conhecimento científico |
description |
A gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente pragmáticos? Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que independente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de Administração, pois mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa tosco da totalidade procurada, apesar da falta de precisão, o “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson (1999). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio teórico, levantamento de artigos relacionados ao tema competências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477/3290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 9-18 2236-7608 0102-7360 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041739321573376 |