A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weymer, Alex Sandro Quadros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Eduardo Damião da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477
Resumo: A gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente pragmáticos? Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que independente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de Administração, pois mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa tosco da totalidade procurada, apesar da falta de precisão, o “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson (1999).
id FURG-8_654408463d4da4af95398318a7a69652
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4477
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicasgestão por competênciasepistemologiaconhecimento científicoA gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente pragmáticos? Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que independente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de Administração, pois mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa tosco da totalidade procurada, apesar da falta de precisão, o “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson (1999).Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2015-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teórico, levantamento de artigos relacionados ao tema competênciasapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 9-182236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477/3290Copyright (c) 2015 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeymer, Alex Sandro QuadrosSilva, Eduardo Damião da2015-08-21T14:47:53Zoai:periodicos.furg.br:article/4477Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2015-08-21T14:47:53Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
title A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
spellingShingle A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
Weymer, Alex Sandro Quadros
gestão por competências
epistemologia
conhecimento científico
title_short A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
title_full A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
title_fullStr A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
title_full_unstemmed A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
title_sort A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas
author Weymer, Alex Sandro Quadros
author_facet Weymer, Alex Sandro Quadros
Silva, Eduardo Damião da
author_role author
author2 Silva, Eduardo Damião da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weymer, Alex Sandro Quadros
Silva, Eduardo Damião da
dc.subject.por.fl_str_mv gestão por competências
epistemologia
conhecimento científico
topic gestão por competências
epistemologia
conhecimento científico
description A gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente pragmáticos? Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que independente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de Administração, pois mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa tosco da totalidade procurada, apesar da falta de precisão, o “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson (1999).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio teórico, levantamento de artigos relacionados ao tema competências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477/3290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 9-18
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041739321573376