RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zonatto, Vinícius Costa da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dani, Andréia Carpes, Domingues, Maria Maria José Carvalho de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345
Resumo: Este estudo analisou a similaridade das matrizes curriculares de Cursos de Ciências Contábeis com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, a oferta de disciplina específica de contabilidade internacional e a relação destas variáveis com o desempenho no Enade e CPC. Pesquisa descritiva foi realizada mediante análise de documentos e abordagem quantitativa com 47 IES. Resultados indicam uma alta similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos analisados e o currículo mundial. Conhecimentos de Contabilidade e Áreas Afins (56,78%) e Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial (20,87%) são os que concentram maior número de disciplinas similares. Similaridade das matrizes curriculares não se apresentou positivamente associada ao CPC em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. A disciplina de Contabilidade Internacional está presente em 25 instituições analisadas, estando positivamente associada ao CPC Contínuo em Faculdades e ao melhor desempenho nas notas padronizadas de formação geral, de componentes específicos, dos alunos concluintes e no IDD.
id FURG-8_d5f8429f3f0cb37bae773a51b25a8c65
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7345
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAREnsino da contabilidadeCurrículo mundialIsomorfismo institucional.Este estudo analisou a similaridade das matrizes curriculares de Cursos de Ciências Contábeis com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, a oferta de disciplina específica de contabilidade internacional e a relação destas variáveis com o desempenho no Enade e CPC. Pesquisa descritiva foi realizada mediante análise de documentos e abordagem quantitativa com 47 IES. Resultados indicam uma alta similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos analisados e o currículo mundial. Conhecimentos de Contabilidade e Áreas Afins (56,78%) e Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial (20,87%) são os que concentram maior número de disciplinas similares. Similaridade das matrizes curriculares não se apresentou positivamente associada ao CPC em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. A disciplina de Contabilidade Internacional está presente em 25 instituições analisadas, estando positivamente associada ao CPC Contínuo em Faculdades e ao melhor desempenho nas notas padronizadas de formação geral, de componentes específicos, dos alunos concluintes e no IDD.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2018-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritiva; Documental.application/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/734510.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 21 n. 2 (2017); 47-702236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v21n2reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345/5206https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345/8084Copyright (c) 2018 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessZonatto, Vinícius Costa da SilvaDani, Andréia CarpesDomingues, Maria Maria José Carvalho de Souza2018-09-30T17:32:52Zoai:periodicos.furg.br:article/7345Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2018-09-30T17:32:52Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
title RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
Zonatto, Vinícius Costa da Silva
Ensino da contabilidade
Currículo mundial
Isomorfismo institucional.
title_short RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
title_full RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
title_sort RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
author Zonatto, Vinícius Costa da Silva
author_facet Zonatto, Vinícius Costa da Silva
Dani, Andréia Carpes
Domingues, Maria Maria José Carvalho de Souza
author_role author
author2 Dani, Andréia Carpes
Domingues, Maria Maria José Carvalho de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zonatto, Vinícius Costa da Silva
Dani, Andréia Carpes
Domingues, Maria Maria José Carvalho de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da contabilidade
Currículo mundial
Isomorfismo institucional.
topic Ensino da contabilidade
Currículo mundial
Isomorfismo institucional.
description Este estudo analisou a similaridade das matrizes curriculares de Cursos de Ciências Contábeis com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, a oferta de disciplina específica de contabilidade internacional e a relação destas variáveis com o desempenho no Enade e CPC. Pesquisa descritiva foi realizada mediante análise de documentos e abordagem quantitativa com 47 IES. Resultados indicam uma alta similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos analisados e o currículo mundial. Conhecimentos de Contabilidade e Áreas Afins (56,78%) e Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial (20,87%) são os que concentram maior número de disciplinas similares. Similaridade das matrizes curriculares não se apresentou positivamente associada ao CPC em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. A disciplina de Contabilidade Internacional está presente em 25 instituições analisadas, estando positivamente associada ao CPC Contínuo em Faculdades e ao melhor desempenho nas notas padronizadas de formação geral, de componentes específicos, dos alunos concluintes e no IDD.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Descritiva; Documental.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345
10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345
identifier_str_mv 10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345/5206
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345/8084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 21 n. 2 (2017); 47-70
2236-7608
0102-7360
10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740365955072