RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345 |
Resumo: | Este estudo analisou a similaridade das matrizes curriculares de Cursos de Ciências Contábeis com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, a oferta de disciplina específica de contabilidade internacional e a relação destas variáveis com o desempenho no Enade e CPC. Pesquisa descritiva foi realizada mediante análise de documentos e abordagem quantitativa com 47 IES. Resultados indicam uma alta similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos analisados e o currículo mundial. Conhecimentos de Contabilidade e Áreas Afins (56,78%) e Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial (20,87%) são os que concentram maior número de disciplinas similares. Similaridade das matrizes curriculares não se apresentou positivamente associada ao CPC em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. A disciplina de Contabilidade Internacional está presente em 25 instituições analisadas, estando positivamente associada ao CPC Contínuo em Faculdades e ao melhor desempenho nas notas padronizadas de formação geral, de componentes específicos, dos alunos concluintes e no IDD. |
id |
FURG-8_d5f8429f3f0cb37bae773a51b25a8c65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7345 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAREnsino da contabilidadeCurrículo mundialIsomorfismo institucional.Este estudo analisou a similaridade das matrizes curriculares de Cursos de Ciências Contábeis com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, a oferta de disciplina específica de contabilidade internacional e a relação destas variáveis com o desempenho no Enade e CPC. Pesquisa descritiva foi realizada mediante análise de documentos e abordagem quantitativa com 47 IES. Resultados indicam uma alta similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos analisados e o currículo mundial. Conhecimentos de Contabilidade e Áreas Afins (56,78%) e Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial (20,87%) são os que concentram maior número de disciplinas similares. Similaridade das matrizes curriculares não se apresentou positivamente associada ao CPC em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. A disciplina de Contabilidade Internacional está presente em 25 instituições analisadas, estando positivamente associada ao CPC Contínuo em Faculdades e ao melhor desempenho nas notas padronizadas de formação geral, de componentes específicos, dos alunos concluintes e no IDD.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2018-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritiva; Documental.application/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/734510.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 21 n. 2 (2017); 47-702236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v21n2reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345/5206https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345/8084Copyright (c) 2018 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessZonatto, Vinícius Costa da SilvaDani, Andréia CarpesDomingues, Maria Maria José Carvalho de Souza2018-09-30T17:32:52Zoai:periodicos.furg.br:article/7345Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2018-09-30T17:32:52Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR |
title |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR |
spellingShingle |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR Zonatto, Vinícius Costa da Silva Ensino da contabilidade Currículo mundial Isomorfismo institucional. |
title_short |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR |
title_full |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR |
title_fullStr |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR |
title_sort |
RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR |
author |
Zonatto, Vinícius Costa da Silva |
author_facet |
Zonatto, Vinícius Costa da Silva Dani, Andréia Carpes Domingues, Maria Maria José Carvalho de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Dani, Andréia Carpes Domingues, Maria Maria José Carvalho de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zonatto, Vinícius Costa da Silva Dani, Andréia Carpes Domingues, Maria Maria José Carvalho de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da contabilidade Currículo mundial Isomorfismo institucional. |
topic |
Ensino da contabilidade Currículo mundial Isomorfismo institucional. |
description |
Este estudo analisou a similaridade das matrizes curriculares de Cursos de Ciências Contábeis com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, a oferta de disciplina específica de contabilidade internacional e a relação destas variáveis com o desempenho no Enade e CPC. Pesquisa descritiva foi realizada mediante análise de documentos e abordagem quantitativa com 47 IES. Resultados indicam uma alta similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos analisados e o currículo mundial. Conhecimentos de Contabilidade e Áreas Afins (56,78%) e Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial (20,87%) são os que concentram maior número de disciplinas similares. Similaridade das matrizes curriculares não se apresentou positivamente associada ao CPC em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. A disciplina de Contabilidade Internacional está presente em 25 instituições analisadas, estando positivamente associada ao CPC Contínuo em Faculdades e ao melhor desempenho nas notas padronizadas de formação geral, de componentes específicos, dos alunos concluintes e no IDD. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Descritiva; Documental. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345 10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345 |
identifier_str_mv |
10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345/5206 https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/7345/8084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 21 n. 2 (2017); 47-70 2236-7608 0102-7360 10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740365955072 |