UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priedols, Elisabete
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Priedols, Heloisa Helena, Mesquita, Marisa Vianna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968
Resumo: Da simples observação do volume de papel consumido por um estudante durante a sua jornada universitária, levantou-se o questionamento acerca do papel das universidades na formação de indivíduos ambientalmente conscientes. Assim, este trabalho é baseado, inicialmente, no levantamento de dados da percepção ecológica real dos alunos universitários, da Universidade Guarulhos – Guarulhos – SP, quais hábitos trazem e o que esperam da universidade que os acolhe. Experimentalmente, o questionamento foi aplicado com os alunos ingressantes e último-anistas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação Artística, possibilitando um parâmetro entre as expectativas dos recém-chegados e a realidade constatada dos diplomandos. São eles os possíveis atores no processo de formação de futuros cidadãos, e, justamente por essa razão, faz-se necessária a intervenção para sensibilizar sobre a problemática ambiental e para que adquiram responsabilidade participativa, configurando-se em multiplicadores do conhecimento científico. Da análise dos resultados surge a proposta de criação do AUREA – Abraço Universitário à Rede de Educação Ambiental para a implantação de uma Educação Ambiental emancipatória na Universidade Guarulhos, que envolverá os alunos, corpo docente, funcionários e comunidade, possibilitando ações efetivas que permitam o crescimento como seres humanos responsáveis pelos cuidados ao planeta. Acredita-se que inovando comportamentos, renovando ideias, mudando hábitos, compartilhando experiências e quebrando paradigmas, por meio do afeto, da tolerância, do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, o exercício da Cidadania Planetária tornará possível transformá-la em uma Universidade Sustentável.
id FURG-9_037f4a7792e96d87d42b91e5663c4ae2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3968
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação AmbientalSustentabilidadeCidadania PlanetáriaUniversidadeDa simples observação do volume de papel consumido por um estudante durante a sua jornada universitária, levantou-se o questionamento acerca do papel das universidades na formação de indivíduos ambientalmente conscientes. Assim, este trabalho é baseado, inicialmente, no levantamento de dados da percepção ecológica real dos alunos universitários, da Universidade Guarulhos – Guarulhos – SP, quais hábitos trazem e o que esperam da universidade que os acolhe. Experimentalmente, o questionamento foi aplicado com os alunos ingressantes e último-anistas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação Artística, possibilitando um parâmetro entre as expectativas dos recém-chegados e a realidade constatada dos diplomandos. São eles os possíveis atores no processo de formação de futuros cidadãos, e, justamente por essa razão, faz-se necessária a intervenção para sensibilizar sobre a problemática ambiental e para que adquiram responsabilidade participativa, configurando-se em multiplicadores do conhecimento científico. Da análise dos resultados surge a proposta de criação do AUREA – Abraço Universitário à Rede de Educação Ambiental para a implantação de uma Educação Ambiental emancipatória na Universidade Guarulhos, que envolverá os alunos, corpo docente, funcionários e comunidade, possibilitando ações efetivas que permitam o crescimento como seres humanos responsáveis pelos cuidados ao planeta. Acredita-se que inovando comportamentos, renovando ideias, mudando hábitos, compartilhando experiências e quebrando paradigmas, por meio do afeto, da tolerância, do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, o exercício da Cidadania Planetária tornará possível transformá-la em uma Universidade Sustentável.Lepidus2013-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396810.14295/remea.v23i0.3968REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968/2365Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPriedols, ElisabetePriedols, Heloisa HelenaMesquita, Marisa Vianna2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3968Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Priedols, Elisabete
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Cidadania Planetária
Universidade
title_short UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Priedols, Elisabete
author_facet Priedols, Elisabete
Priedols, Heloisa Helena
Mesquita, Marisa Vianna
author_role author
author2 Priedols, Heloisa Helena
Mesquita, Marisa Vianna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Priedols, Elisabete
Priedols, Heloisa Helena
Mesquita, Marisa Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Sustentabilidade
Cidadania Planetária
Universidade
topic Educação Ambiental
Sustentabilidade
Cidadania Planetária
Universidade
description Da simples observação do volume de papel consumido por um estudante durante a sua jornada universitária, levantou-se o questionamento acerca do papel das universidades na formação de indivíduos ambientalmente conscientes. Assim, este trabalho é baseado, inicialmente, no levantamento de dados da percepção ecológica real dos alunos universitários, da Universidade Guarulhos – Guarulhos – SP, quais hábitos trazem e o que esperam da universidade que os acolhe. Experimentalmente, o questionamento foi aplicado com os alunos ingressantes e último-anistas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação Artística, possibilitando um parâmetro entre as expectativas dos recém-chegados e a realidade constatada dos diplomandos. São eles os possíveis atores no processo de formação de futuros cidadãos, e, justamente por essa razão, faz-se necessária a intervenção para sensibilizar sobre a problemática ambiental e para que adquiram responsabilidade participativa, configurando-se em multiplicadores do conhecimento científico. Da análise dos resultados surge a proposta de criação do AUREA – Abraço Universitário à Rede de Educação Ambiental para a implantação de uma Educação Ambiental emancipatória na Universidade Guarulhos, que envolverá os alunos, corpo docente, funcionários e comunidade, possibilitando ações efetivas que permitam o crescimento como seres humanos responsáveis pelos cuidados ao planeta. Acredita-se que inovando comportamentos, renovando ideias, mudando hábitos, compartilhando experiências e quebrando paradigmas, por meio do afeto, da tolerância, do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, o exercício da Cidadania Planetária tornará possível transformá-la em uma Universidade Sustentável.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968
10.14295/remea.v23i0.3968
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968/2365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784000348160