UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968 |
Resumo: | Da simples observação do volume de papel consumido por um estudante durante a sua jornada universitária, levantou-se o questionamento acerca do papel das universidades na formação de indivíduos ambientalmente conscientes. Assim, este trabalho é baseado, inicialmente, no levantamento de dados da percepção ecológica real dos alunos universitários, da Universidade Guarulhos – Guarulhos – SP, quais hábitos trazem e o que esperam da universidade que os acolhe. Experimentalmente, o questionamento foi aplicado com os alunos ingressantes e último-anistas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação Artística, possibilitando um parâmetro entre as expectativas dos recém-chegados e a realidade constatada dos diplomandos. São eles os possíveis atores no processo de formação de futuros cidadãos, e, justamente por essa razão, faz-se necessária a intervenção para sensibilizar sobre a problemática ambiental e para que adquiram responsabilidade participativa, configurando-se em multiplicadores do conhecimento científico. Da análise dos resultados surge a proposta de criação do AUREA – Abraço Universitário à Rede de Educação Ambiental para a implantação de uma Educação Ambiental emancipatória na Universidade Guarulhos, que envolverá os alunos, corpo docente, funcionários e comunidade, possibilitando ações efetivas que permitam o crescimento como seres humanos responsáveis pelos cuidados ao planeta. Acredita-se que inovando comportamentos, renovando ideias, mudando hábitos, compartilhando experiências e quebrando paradigmas, por meio do afeto, da tolerância, do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, o exercício da Cidadania Planetária tornará possível transformá-la em uma Universidade Sustentável. |
id |
FURG-9_037f4a7792e96d87d42b91e5663c4ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3968 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação AmbientalSustentabilidadeCidadania PlanetáriaUniversidadeDa simples observação do volume de papel consumido por um estudante durante a sua jornada universitária, levantou-se o questionamento acerca do papel das universidades na formação de indivíduos ambientalmente conscientes. Assim, este trabalho é baseado, inicialmente, no levantamento de dados da percepção ecológica real dos alunos universitários, da Universidade Guarulhos – Guarulhos – SP, quais hábitos trazem e o que esperam da universidade que os acolhe. Experimentalmente, o questionamento foi aplicado com os alunos ingressantes e último-anistas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação Artística, possibilitando um parâmetro entre as expectativas dos recém-chegados e a realidade constatada dos diplomandos. São eles os possíveis atores no processo de formação de futuros cidadãos, e, justamente por essa razão, faz-se necessária a intervenção para sensibilizar sobre a problemática ambiental e para que adquiram responsabilidade participativa, configurando-se em multiplicadores do conhecimento científico. Da análise dos resultados surge a proposta de criação do AUREA – Abraço Universitário à Rede de Educação Ambiental para a implantação de uma Educação Ambiental emancipatória na Universidade Guarulhos, que envolverá os alunos, corpo docente, funcionários e comunidade, possibilitando ações efetivas que permitam o crescimento como seres humanos responsáveis pelos cuidados ao planeta. Acredita-se que inovando comportamentos, renovando ideias, mudando hábitos, compartilhando experiências e quebrando paradigmas, por meio do afeto, da tolerância, do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, o exercício da Cidadania Planetária tornará possível transformá-la em uma Universidade Sustentável.Lepidus2013-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396810.14295/remea.v23i0.3968REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968/2365Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPriedols, ElisabetePriedols, Heloisa HelenaMesquita, Marisa Vianna2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3968Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Priedols, Elisabete Educação Ambiental Sustentabilidade Cidadania Planetária Universidade |
title_short |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Priedols, Elisabete |
author_facet |
Priedols, Elisabete Priedols, Heloisa Helena Mesquita, Marisa Vianna |
author_role |
author |
author2 |
Priedols, Heloisa Helena Mesquita, Marisa Vianna |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Priedols, Elisabete Priedols, Heloisa Helena Mesquita, Marisa Vianna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Sustentabilidade Cidadania Planetária Universidade |
topic |
Educação Ambiental Sustentabilidade Cidadania Planetária Universidade |
description |
Da simples observação do volume de papel consumido por um estudante durante a sua jornada universitária, levantou-se o questionamento acerca do papel das universidades na formação de indivíduos ambientalmente conscientes. Assim, este trabalho é baseado, inicialmente, no levantamento de dados da percepção ecológica real dos alunos universitários, da Universidade Guarulhos – Guarulhos – SP, quais hábitos trazem e o que esperam da universidade que os acolhe. Experimentalmente, o questionamento foi aplicado com os alunos ingressantes e último-anistas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação Artística, possibilitando um parâmetro entre as expectativas dos recém-chegados e a realidade constatada dos diplomandos. São eles os possíveis atores no processo de formação de futuros cidadãos, e, justamente por essa razão, faz-se necessária a intervenção para sensibilizar sobre a problemática ambiental e para que adquiram responsabilidade participativa, configurando-se em multiplicadores do conhecimento científico. Da análise dos resultados surge a proposta de criação do AUREA – Abraço Universitário à Rede de Educação Ambiental para a implantação de uma Educação Ambiental emancipatória na Universidade Guarulhos, que envolverá os alunos, corpo docente, funcionários e comunidade, possibilitando ações efetivas que permitam o crescimento como seres humanos responsáveis pelos cuidados ao planeta. Acredita-se que inovando comportamentos, renovando ideias, mudando hábitos, compartilhando experiências e quebrando paradigmas, por meio do afeto, da tolerância, do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, o exercício da Cidadania Planetária tornará possível transformá-la em uma Universidade Sustentável. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968 10.14295/remea.v23i0.3968 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3968/2365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784000348160 |