Análise do Programa Mais Educação no contexto da cultura da sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Daniele Blanco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Marco Antônio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4640
Resumo: O Plano Brasil sem Miséria surge visando aliviar a situação de extrema pobreza de muitos cidadãos. Um ano depois, o Programa Mais Educação torna-se parte deste, buscando propagar a Educação Integral. Neste contexto, realizamos uma pesquisa exploratória, onde analisamos as publicações disponíveis no site do Ministério da Educação, utilizando a análise textual discursiva. Os textos analisados abordam diferentes aspectos da cultura da sustentabilidade, envolvendo temáticas como direitos humanos, diversidade cultural, igualdade de gênero, saúde e meio ambiente. Embora o direcionamento teórico destes oriente a superação das dimensões turno e contra turno das escolas, oque também consideramos adequado para o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade, ao longo das análises não encontramos propostas claras capazes de unir os aspectos formais e informais presentes no currículo do ensino básico.
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