Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Cibele dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88073
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar como se constitui o perfil de professoras comunitárias/coordenadoras das escolas municipais que iniciaram a implementação do Programa Mais Educação em Sapucaia do Sul, perante os desafios e as novas experiências presentes nesta proposta na educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história de vida de três professoras comunitárias/coordenadoras do Programa Mais Educação de escolas municipais de Sapucaia do Sul, tendo como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada, que apontam para uma reflexão sobre a relação da vida das professoras com a atividade no Programa Mais Educação. A pesquisa consistiu em pensar a aproximação do trabalho comunitário e o campo educacional, sendo elaboradas 3 categorias de análises para relacionar as histórias de vida das 3 professoras comunitárias/coordenadoras e o Programa Mais Educação. Observou-se a importância das marcas que as experiências no decorrer das relações familiares e escolares estão presentes nas suas escolhas profissionais, que a partir do contato com o Programa Mais Educação é possível encontrar alternativas para se introduzir atividades voltadas para a educação integral, mas que há uma resistência por parte de colegas para realização desta ação coletiva e que os municípios precisam se organizar para que esta proposta tenha continuidade, tornando-se uma política pública. Portanto, evidenciou-se a relevância de se conhecer a história da implementação do Programa Mais Educação, bem como de vida das professoras que iniciaram este processo em Sapucaia do Sul, servindo como aporte teórico para auxiliar e orientar os novos professores comunitários/coordenadores, colaborando para o surgimento de novos estudos nesta área da educação.
id UFRGS-2_314361cffc27af3aa0e0391a50ed722c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88073
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Xavier, Cibele dos SantosPereira, Nilton Mullet2014-03-01T01:54:34Z2013http://hdl.handle.net/10183/88073000910262Este artigo tem como objetivo identificar como se constitui o perfil de professoras comunitárias/coordenadoras das escolas municipais que iniciaram a implementação do Programa Mais Educação em Sapucaia do Sul, perante os desafios e as novas experiências presentes nesta proposta na educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história de vida de três professoras comunitárias/coordenadoras do Programa Mais Educação de escolas municipais de Sapucaia do Sul, tendo como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada, que apontam para uma reflexão sobre a relação da vida das professoras com a atividade no Programa Mais Educação. A pesquisa consistiu em pensar a aproximação do trabalho comunitário e o campo educacional, sendo elaboradas 3 categorias de análises para relacionar as histórias de vida das 3 professoras comunitárias/coordenadoras e o Programa Mais Educação. Observou-se a importância das marcas que as experiências no decorrer das relações familiares e escolares estão presentes nas suas escolhas profissionais, que a partir do contato com o Programa Mais Educação é possível encontrar alternativas para se introduzir atividades voltadas para a educação integral, mas que há uma resistência por parte de colegas para realização desta ação coletiva e que os municípios precisam se organizar para que esta proposta tenha continuidade, tornando-se uma política pública. Portanto, evidenciou-se a relevância de se conhecer a história da implementação do Programa Mais Educação, bem como de vida das professoras que iniciaram este processo em Sapucaia do Sul, servindo como aporte teórico para auxiliar e orientar os novos professores comunitários/coordenadores, colaborando para o surgimento de novos estudos nesta área da educação.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910262.pdf000910262.pdfTexto completoapplication/pdf111672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88073/1/000910262.pdfecdec181f8ae0214c6b40cd09a1c9f65MD51TEXT000910262.pdf.txt000910262.pdf.txtExtracted Texttext/plain41487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88073/2/000910262.pdf.txt45324456e8ff810448d7bd7c98c54780MD52THUMBNAIL000910262.pdf.jpg000910262.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88073/3/000910262.pdf.jpgcf6946d93e17b0dbb671771d984c9c71MD5310183/880732018-10-18 08:11:49.795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88073Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
title Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
spellingShingle Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
Xavier, Cibele dos Santos
Educação integral
Programa Mais Educação.
title_short Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
title_full Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
title_fullStr Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
title_full_unstemmed Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
title_sort Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
author Xavier, Cibele dos Santos
author_facet Xavier, Cibele dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Cibele dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação.
topic Educação integral
Programa Mais Educação.
description Este artigo tem como objetivo identificar como se constitui o perfil de professoras comunitárias/coordenadoras das escolas municipais que iniciaram a implementação do Programa Mais Educação em Sapucaia do Sul, perante os desafios e as novas experiências presentes nesta proposta na educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história de vida de três professoras comunitárias/coordenadoras do Programa Mais Educação de escolas municipais de Sapucaia do Sul, tendo como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada, que apontam para uma reflexão sobre a relação da vida das professoras com a atividade no Programa Mais Educação. A pesquisa consistiu em pensar a aproximação do trabalho comunitário e o campo educacional, sendo elaboradas 3 categorias de análises para relacionar as histórias de vida das 3 professoras comunitárias/coordenadoras e o Programa Mais Educação. Observou-se a importância das marcas que as experiências no decorrer das relações familiares e escolares estão presentes nas suas escolhas profissionais, que a partir do contato com o Programa Mais Educação é possível encontrar alternativas para se introduzir atividades voltadas para a educação integral, mas que há uma resistência por parte de colegas para realização desta ação coletiva e que os municípios precisam se organizar para que esta proposta tenha continuidade, tornando-se uma política pública. Portanto, evidenciou-se a relevância de se conhecer a história da implementação do Programa Mais Educação, bem como de vida das professoras que iniciaram este processo em Sapucaia do Sul, servindo como aporte teórico para auxiliar e orientar os novos professores comunitários/coordenadores, colaborando para o surgimento de novos estudos nesta área da educação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88073
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910262
url http://hdl.handle.net/10183/88073
identifier_str_mv 000910262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88073/1/000910262.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88073/2/000910262.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88073/3/000910262.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ecdec181f8ae0214c6b40cd09a1c9f65
45324456e8ff810448d7bd7c98c54780
cf6946d93e17b0dbb671771d984c9c71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460740591616