Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77304 |
Resumo: | Neste trabalho analiso as aprendizagens docentes de alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea- UFRGS ao desenvolverem oficinas de formação pedagógica sobre o Programa Mais Educação na rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Utilizo como principais autores Jaqueline Moll, Ana M. Cavaliere, Ligia M. Coelho, Maria Luisa M. Xavier e os Documentos de referência sobre o Programa Mais Educação. A metodologia consiste na análise documental de 23 relatórios de alunos do citado Curso de Especialização. Através das análises percebi que as oficinas de formação pedagógica propiciaram aprendizagens docentes tais como: 1. A necessidade da formação continuada para qualificar as práticas docentes; 2. Repensar a organização da escola: modificação e integração do currículo e do ambiente nos diferentes turnos escolares; 3. Exercício de um novo olhar sobre as práticas da instituição escolar; 4. Os encontros de formação pedagógica proporcionam aprendizagens que fazem a diferença na ação docente; 5. Maior apropriação do conceito de Educação Integral. Entretanto, algumas aprendizagens ainda precisam ser feitas como a diferenciação entre o Programa Mais Educação, a Educação Integral e a escola de tempo integral. Por fim, há necessidade de uma disciplina sobre Educação Integral na Contemporaneidade, qualificando a formação no Curso de Pedagogia, assim como das demais licenciaturas. |
id |
UFRGS-2_d534e4514aa044313e74b8c3684d6497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77304 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Vanessa da SilvaTraversini, Clarice Salete2013-08-23T01:47:01Z2013http://hdl.handle.net/10183/77304000896132Neste trabalho analiso as aprendizagens docentes de alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea- UFRGS ao desenvolverem oficinas de formação pedagógica sobre o Programa Mais Educação na rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Utilizo como principais autores Jaqueline Moll, Ana M. Cavaliere, Ligia M. Coelho, Maria Luisa M. Xavier e os Documentos de referência sobre o Programa Mais Educação. A metodologia consiste na análise documental de 23 relatórios de alunos do citado Curso de Especialização. Através das análises percebi que as oficinas de formação pedagógica propiciaram aprendizagens docentes tais como: 1. A necessidade da formação continuada para qualificar as práticas docentes; 2. Repensar a organização da escola: modificação e integração do currículo e do ambiente nos diferentes turnos escolares; 3. Exercício de um novo olhar sobre as práticas da instituição escolar; 4. Os encontros de formação pedagógica proporcionam aprendizagens que fazem a diferença na ação docente; 5. Maior apropriação do conceito de Educação Integral. Entretanto, algumas aprendizagens ainda precisam ser feitas como a diferenciação entre o Programa Mais Educação, a Educação Integral e a escola de tempo integral. Por fim, há necessidade de uma disciplina sobre Educação Integral na Contemporaneidade, qualificando a formação no Curso de Pedagogia, assim como das demais licenciaturas.application/pdfporPrograma Mais EducaçãoEducação integralAprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896132.pdf000896132.pdfTexto completoapplication/pdf803718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/1/000896132.pdfa6b46b21863372761a20bcea1a05803bMD51TEXT000896132.pdf.txt000896132.pdf.txtExtracted Texttext/plain56495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/2/000896132.pdf.txt54a412f53687346e1b0e91f10a258507MD52THUMBNAIL000896132.pdf.jpg000896132.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/3/000896132.pdf.jpg755bec82cd56c8f97d020dbdd37f7904MD5310183/773042021-09-19 04:37:31.295486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões |
title |
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões |
spellingShingle |
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões Araújo, Vanessa da Silva Programa Mais Educação Educação integral |
title_short |
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões |
title_full |
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões |
title_fullStr |
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões |
title_sort |
Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões |
author |
Araújo, Vanessa da Silva |
author_facet |
Araújo, Vanessa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Vanessa da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
contributor_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Mais Educação Educação integral |
topic |
Programa Mais Educação Educação integral |
description |
Neste trabalho analiso as aprendizagens docentes de alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea- UFRGS ao desenvolverem oficinas de formação pedagógica sobre o Programa Mais Educação na rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Utilizo como principais autores Jaqueline Moll, Ana M. Cavaliere, Ligia M. Coelho, Maria Luisa M. Xavier e os Documentos de referência sobre o Programa Mais Educação. A metodologia consiste na análise documental de 23 relatórios de alunos do citado Curso de Especialização. Através das análises percebi que as oficinas de formação pedagógica propiciaram aprendizagens docentes tais como: 1. A necessidade da formação continuada para qualificar as práticas docentes; 2. Repensar a organização da escola: modificação e integração do currículo e do ambiente nos diferentes turnos escolares; 3. Exercício de um novo olhar sobre as práticas da instituição escolar; 4. Os encontros de formação pedagógica proporcionam aprendizagens que fazem a diferença na ação docente; 5. Maior apropriação do conceito de Educação Integral. Entretanto, algumas aprendizagens ainda precisam ser feitas como a diferenciação entre o Programa Mais Educação, a Educação Integral e a escola de tempo integral. Por fim, há necessidade de uma disciplina sobre Educação Integral na Contemporaneidade, qualificando a formação no Curso de Pedagogia, assim como das demais licenciaturas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-23T01:47:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77304 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000896132 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77304 |
identifier_str_mv |
000896132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/1/000896132.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/2/000896132.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/3/000896132.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6b46b21863372761a20bcea1a05803b 54a412f53687346e1b0e91f10a258507 755bec82cd56c8f97d020dbdd37f7904 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447111027654656 |