Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Vanessa da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77304
Resumo: Neste trabalho analiso as aprendizagens docentes de alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea- UFRGS ao desenvolverem oficinas de formação pedagógica sobre o Programa Mais Educação na rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Utilizo como principais autores Jaqueline Moll, Ana M. Cavaliere, Ligia M. Coelho, Maria Luisa M. Xavier e os Documentos de referência sobre o Programa Mais Educação. A metodologia consiste na análise documental de 23 relatórios de alunos do citado Curso de Especialização. Através das análises percebi que as oficinas de formação pedagógica propiciaram aprendizagens docentes tais como: 1. A necessidade da formação continuada para qualificar as práticas docentes; 2. Repensar a organização da escola: modificação e integração do currículo e do ambiente nos diferentes turnos escolares; 3. Exercício de um novo olhar sobre as práticas da instituição escolar; 4. Os encontros de formação pedagógica proporcionam aprendizagens que fazem a diferença na ação docente; 5. Maior apropriação do conceito de Educação Integral. Entretanto, algumas aprendizagens ainda precisam ser feitas como a diferenciação entre o Programa Mais Educação, a Educação Integral e a escola de tempo integral. Por fim, há necessidade de uma disciplina sobre Educação Integral na Contemporaneidade, qualificando a formação no Curso de Pedagogia, assim como das demais licenciaturas.
id UFRGS-2_d534e4514aa044313e74b8c3684d6497
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77304
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Vanessa da SilvaTraversini, Clarice Salete2013-08-23T01:47:01Z2013http://hdl.handle.net/10183/77304000896132Neste trabalho analiso as aprendizagens docentes de alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea- UFRGS ao desenvolverem oficinas de formação pedagógica sobre o Programa Mais Educação na rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Utilizo como principais autores Jaqueline Moll, Ana M. Cavaliere, Ligia M. Coelho, Maria Luisa M. Xavier e os Documentos de referência sobre o Programa Mais Educação. A metodologia consiste na análise documental de 23 relatórios de alunos do citado Curso de Especialização. Através das análises percebi que as oficinas de formação pedagógica propiciaram aprendizagens docentes tais como: 1. A necessidade da formação continuada para qualificar as práticas docentes; 2. Repensar a organização da escola: modificação e integração do currículo e do ambiente nos diferentes turnos escolares; 3. Exercício de um novo olhar sobre as práticas da instituição escolar; 4. Os encontros de formação pedagógica proporcionam aprendizagens que fazem a diferença na ação docente; 5. Maior apropriação do conceito de Educação Integral. Entretanto, algumas aprendizagens ainda precisam ser feitas como a diferenciação entre o Programa Mais Educação, a Educação Integral e a escola de tempo integral. Por fim, há necessidade de uma disciplina sobre Educação Integral na Contemporaneidade, qualificando a formação no Curso de Pedagogia, assim como das demais licenciaturas.application/pdfporPrograma Mais EducaçãoEducação integralAprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896132.pdf000896132.pdfTexto completoapplication/pdf803718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/1/000896132.pdfa6b46b21863372761a20bcea1a05803bMD51TEXT000896132.pdf.txt000896132.pdf.txtExtracted Texttext/plain56495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/2/000896132.pdf.txt54a412f53687346e1b0e91f10a258507MD52THUMBNAIL000896132.pdf.jpg000896132.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/3/000896132.pdf.jpg755bec82cd56c8f97d020dbdd37f7904MD5310183/773042021-09-19 04:37:31.295486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
title Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
spellingShingle Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
Araújo, Vanessa da Silva
Programa Mais Educação
Educação integral
title_short Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
title_full Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
title_fullStr Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
title_full_unstemmed Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
title_sort Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação : possíveis reflexões
author Araújo, Vanessa da Silva
author_facet Araújo, Vanessa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Vanessa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Mais Educação
Educação integral
topic Programa Mais Educação
Educação integral
description Neste trabalho analiso as aprendizagens docentes de alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea- UFRGS ao desenvolverem oficinas de formação pedagógica sobre o Programa Mais Educação na rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Utilizo como principais autores Jaqueline Moll, Ana M. Cavaliere, Ligia M. Coelho, Maria Luisa M. Xavier e os Documentos de referência sobre o Programa Mais Educação. A metodologia consiste na análise documental de 23 relatórios de alunos do citado Curso de Especialização. Através das análises percebi que as oficinas de formação pedagógica propiciaram aprendizagens docentes tais como: 1. A necessidade da formação continuada para qualificar as práticas docentes; 2. Repensar a organização da escola: modificação e integração do currículo e do ambiente nos diferentes turnos escolares; 3. Exercício de um novo olhar sobre as práticas da instituição escolar; 4. Os encontros de formação pedagógica proporcionam aprendizagens que fazem a diferença na ação docente; 5. Maior apropriação do conceito de Educação Integral. Entretanto, algumas aprendizagens ainda precisam ser feitas como a diferenciação entre o Programa Mais Educação, a Educação Integral e a escola de tempo integral. Por fim, há necessidade de uma disciplina sobre Educação Integral na Contemporaneidade, qualificando a formação no Curso de Pedagogia, assim como das demais licenciaturas.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T01:47:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77304
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000896132
url http://hdl.handle.net/10183/77304
identifier_str_mv 000896132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/1/000896132.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/2/000896132.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77304/3/000896132.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a6b46b21863372761a20bcea1a05803b
54a412f53687346e1b0e91f10a258507
755bec82cd56c8f97d020dbdd37f7904
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450838888448