Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Érica Tobias de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nogueira, Christiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811
Resumo: O artigo apresenta uma analise do entendimento sobre as concepções de Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos de dois colégios estaduais do município de Paranaguá́, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e foram definidas Unidades de Analise a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das respostas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin - TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas. Os resultados demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, sem vinculação com uma totalidade. El artículo presenta un análisis del entendimiento sobre las concepciones de Educación Ambiental de alumnos de la Enseñanza Fundamental II en las modalidades regular y Educación de Jóvenes y Adultos de dos colegios estatales del municipio de Paranaguá, PR. La investigación se realizó a través de cuestionarios y se definieron Unidades de Análisis a partir de la utilización del Análisis del Contenido. El análisis de las respuestas de los alumnos se realizó a través del Estándar de Argumentos de Toulmin - TAP, que fue elegida debido a las características de las respuestas obtenidas. Los resultados demostraron que todavía hay en gran parte de los discentes la falta de contextualización sobre la cuestión ambiental, el sistema económico, el consumo, y la producción de basura, sin vinculación con una totalidad. The article presents an analysis of the understanding of the concepts of environmental education of students of Elementary Education II in the regular modalities and Youth and Adult Education of two state schools of the city of Paranaguá, PR. The research was carried out through questionnaires and Analysis Units were defined from the use of Content Analysis. The analysis of students' responses was carried out through the Toulmin Arguments Pattern- TAP, which was chosen due to the characteristics of the answers obtained. The outcomes showed that the lack of contextualization on the environmental issue, the economic system, the consumption, and the production of trash, without linking with a totality, still exist in a large part of the students.
id FURG-9_041b6ea120cc72819e7b7a4338f024c7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8811
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary SchoolEducação AmbientalRelação ser humano e naturezaRelação trabalho e naturezaO artigo apresenta uma analise do entendimento sobre as concepções de Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos de dois colégios estaduais do município de Paranaguá́, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e foram definidas Unidades de Analise a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das respostas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin - TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas. Os resultados demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, sem vinculação com uma totalidade. El artículo presenta un análisis del entendimiento sobre las concepciones de Educación Ambiental de alumnos de la Enseñanza Fundamental II en las modalidades regular y Educación de Jóvenes y Adultos de dos colegios estatales del municipio de Paranaguá, PR. La investigación se realizó a través de cuestionarios y se definieron Unidades de Análisis a partir de la utilización del Análisis del Contenido. El análisis de las respuestas de los alumnos se realizó a través del Estándar de Argumentos de Toulmin - TAP, que fue elegida debido a las características de las respuestas obtenidas. Los resultados demostraron que todavía hay en gran parte de los discentes la falta de contextualización sobre la cuestión ambiental, el sistema económico, el consumo, y la producción de basura, sin vinculación con una totalidad. The article presents an analysis of the understanding of the concepts of environmental education of students of Elementary Education II in the regular modalities and Youth and Adult Education of two state schools of the city of Paranaguá, PR. The research was carried out through questionnaires and Analysis Units were defined from the use of Content Analysis. The analysis of students' responses was carried out through the Toulmin Arguments Pattern- TAP, which was chosen due to the characteristics of the answers obtained. The outcomes showed that the lack of contextualization on the environmental issue, the economic system, the consumption, and the production of trash, without linking with a totality, still exist in a large part of the students.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/881110.14295/remea.v36i1.8811REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 357-3731517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811/5826Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Érica Tobias deNogueira, Christiano2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8811Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
title Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
spellingShingle Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
Oliveira, Érica Tobias de
Educação Ambiental
Relação ser humano e natureza
Relação trabalho e natureza
title_short Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
title_full Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
title_fullStr Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
title_full_unstemmed Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
title_sort Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
author Oliveira, Érica Tobias de
author_facet Oliveira, Érica Tobias de
Nogueira, Christiano
author_role author
author2 Nogueira, Christiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Érica Tobias de
Nogueira, Christiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Relação ser humano e natureza
Relação trabalho e natureza
topic Educação Ambiental
Relação ser humano e natureza
Relação trabalho e natureza
description O artigo apresenta uma analise do entendimento sobre as concepções de Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos de dois colégios estaduais do município de Paranaguá́, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e foram definidas Unidades de Analise a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das respostas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin - TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas. Os resultados demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, sem vinculação com uma totalidade. El artículo presenta un análisis del entendimiento sobre las concepciones de Educación Ambiental de alumnos de la Enseñanza Fundamental II en las modalidades regular y Educación de Jóvenes y Adultos de dos colegios estatales del municipio de Paranaguá, PR. La investigación se realizó a través de cuestionarios y se definieron Unidades de Análisis a partir de la utilización del Análisis del Contenido. El análisis de las respuestas de los alumnos se realizó a través del Estándar de Argumentos de Toulmin - TAP, que fue elegida debido a las características de las respuestas obtenidas. Los resultados demostraron que todavía hay en gran parte de los discentes la falta de contextualización sobre la cuestión ambiental, el sistema económico, el consumo, y la producción de basura, sin vinculación con una totalidad. The article presents an analysis of the understanding of the concepts of environmental education of students of Elementary Education II in the regular modalities and Youth and Adult Education of two state schools of the city of Paranaguá, PR. The research was carried out through questionnaires and Analysis Units were defined from the use of Content Analysis. The analysis of students' responses was carried out through the Toulmin Arguments Pattern- TAP, which was chosen due to the characteristics of the answers obtained. The outcomes showed that the lack of contextualization on the environmental issue, the economic system, the consumption, and the production of trash, without linking with a totality, still exist in a large part of the students.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811
10.14295/remea.v36i1.8811
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811/5826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 357-373
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786723500032