Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811 |
Resumo: | O artigo apresenta uma analise do entendimento sobre as concepções de Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos de dois colégios estaduais do município de Paranaguá́, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e foram definidas Unidades de Analise a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das respostas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin - TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas. Os resultados demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, sem vinculação com uma totalidade. El artículo presenta un análisis del entendimiento sobre las concepciones de Educación Ambiental de alumnos de la Enseñanza Fundamental II en las modalidades regular y Educación de Jóvenes y Adultos de dos colegios estatales del municipio de Paranaguá, PR. La investigación se realizó a través de cuestionarios y se definieron Unidades de Análisis a partir de la utilización del Análisis del Contenido. El análisis de las respuestas de los alumnos se realizó a través del Estándar de Argumentos de Toulmin - TAP, que fue elegida debido a las características de las respuestas obtenidas. Los resultados demostraron que todavía hay en gran parte de los discentes la falta de contextualización sobre la cuestión ambiental, el sistema económico, el consumo, y la producción de basura, sin vinculación con una totalidad. The article presents an analysis of the understanding of the concepts of environmental education of students of Elementary Education II in the regular modalities and Youth and Adult Education of two state schools of the city of Paranaguá, PR. The research was carried out through questionnaires and Analysis Units were defined from the use of Content Analysis. The analysis of students' responses was carried out through the Toulmin Arguments Pattern- TAP, which was chosen due to the characteristics of the answers obtained. The outcomes showed that the lack of contextualization on the environmental issue, the economic system, the consumption, and the production of trash, without linking with a totality, still exist in a large part of the students. |
id |
FURG-9_041b6ea120cc72819e7b7a4338f024c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8811 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary SchoolEducação AmbientalRelação ser humano e naturezaRelação trabalho e naturezaO artigo apresenta uma analise do entendimento sobre as concepções de Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos de dois colégios estaduais do município de Paranaguá́, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e foram definidas Unidades de Analise a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das respostas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin - TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas. Os resultados demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, sem vinculação com uma totalidade. El artículo presenta un análisis del entendimiento sobre las concepciones de Educación Ambiental de alumnos de la Enseñanza Fundamental II en las modalidades regular y Educación de Jóvenes y Adultos de dos colegios estatales del municipio de Paranaguá, PR. La investigación se realizó a través de cuestionarios y se definieron Unidades de Análisis a partir de la utilización del Análisis del Contenido. El análisis de las respuestas de los alumnos se realizó a través del Estándar de Argumentos de Toulmin - TAP, que fue elegida debido a las características de las respuestas obtenidas. Los resultados demostraron que todavía hay en gran parte de los discentes la falta de contextualización sobre la cuestión ambiental, el sistema económico, el consumo, y la producción de basura, sin vinculación con una totalidad. The article presents an analysis of the understanding of the concepts of environmental education of students of Elementary Education II in the regular modalities and Youth and Adult Education of two state schools of the city of Paranaguá, PR. The research was carried out through questionnaires and Analysis Units were defined from the use of Content Analysis. The analysis of students' responses was carried out through the Toulmin Arguments Pattern- TAP, which was chosen due to the characteristics of the answers obtained. The outcomes showed that the lack of contextualization on the environmental issue, the economic system, the consumption, and the production of trash, without linking with a totality, still exist in a large part of the students.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/881110.14295/remea.v36i1.8811REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 357-3731517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811/5826Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Érica Tobias deNogueira, Christiano2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8811Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School |
title |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School |
spellingShingle |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School Oliveira, Érica Tobias de Educação Ambiental Relação ser humano e natureza Relação trabalho e natureza |
title_short |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School |
title_full |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School |
title_fullStr |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School |
title_full_unstemmed |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School |
title_sort |
Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino FundamentalUn estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza FundamentalA study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School |
author |
Oliveira, Érica Tobias de |
author_facet |
Oliveira, Érica Tobias de Nogueira, Christiano |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Christiano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Érica Tobias de Nogueira, Christiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Relação ser humano e natureza Relação trabalho e natureza |
topic |
Educação Ambiental Relação ser humano e natureza Relação trabalho e natureza |
description |
O artigo apresenta uma analise do entendimento sobre as concepções de Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos de dois colégios estaduais do município de Paranaguá́, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e foram definidas Unidades de Analise a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das respostas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin - TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas. Os resultados demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, sem vinculação com uma totalidade. El artículo presenta un análisis del entendimiento sobre las concepciones de Educación Ambiental de alumnos de la Enseñanza Fundamental II en las modalidades regular y Educación de Jóvenes y Adultos de dos colegios estatales del municipio de Paranaguá, PR. La investigación se realizó a través de cuestionarios y se definieron Unidades de Análisis a partir de la utilización del Análisis del Contenido. El análisis de las respuestas de los alumnos se realizó a través del Estándar de Argumentos de Toulmin - TAP, que fue elegida debido a las características de las respuestas obtenidas. Los resultados demostraron que todavía hay en gran parte de los discentes la falta de contextualización sobre la cuestión ambiental, el sistema económico, el consumo, y la producción de basura, sin vinculación con una totalidad. The article presents an analysis of the understanding of the concepts of environmental education of students of Elementary Education II in the regular modalities and Youth and Adult Education of two state schools of the city of Paranaguá, PR. The research was carried out through questionnaires and Analysis Units were defined from the use of Content Analysis. The analysis of students' responses was carried out through the Toulmin Arguments Pattern- TAP, which was chosen due to the characteristics of the answers obtained. The outcomes showed that the lack of contextualization on the environmental issue, the economic system, the consumption, and the production of trash, without linking with a totality, still exist in a large part of the students. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811 10.14295/remea.v36i1.8811 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i1.8811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8811/5826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 357-373 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786723500032 |