FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837 |
Resumo: | Com este artigo objetiva-se discutir e refletir como podemos a partir da valorização da memória, alicerçada em uma vertente sócio ambiental da pesquisa fenomenológica, pensar o processo de Educação Ambiental (EA). Ressalta-se nossa intenção em refletir e dialogar, buscando contribuir com as pesquisas que perpassam esta abordagem. Ao se trabalhar com as informações contidas na memória, por meio da narrativa dos antigos moradores de uma determinada localidade prioriza-se a historicidade do ambiente local. Esses sujeitos acompanharam a idealização e a concretização do novo arranjo sócio-espacial e atualmente guardam as lembranças de como esse processo aconteceu e quais foram as mudanças (materiais ou simbólicas) ocorridas no âmbito do lugar, além de terem imbuídas na subjetividade simbologias do imaginário social dos lugares. A memória é um importante instrumento de análise ambiental, pois, dentre outas caracteristicas é um nivél da consciência, assim como a imaginação, a lembrança e a representação social, sendo que a memória é capaz de revelar o ambiente local, de dar significados e valores aos lugares e de despertar o sentimento de pertencimento, um dos pilares da EA. |
id |
FURG-9_096b1f97770bb7f685a6482b67d7b6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2837 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EAMemóriaFenomenologiaEducação Ambiental.Com este artigo objetiva-se discutir e refletir como podemos a partir da valorização da memória, alicerçada em uma vertente sócio ambiental da pesquisa fenomenológica, pensar o processo de Educação Ambiental (EA). Ressalta-se nossa intenção em refletir e dialogar, buscando contribuir com as pesquisas que perpassam esta abordagem. Ao se trabalhar com as informações contidas na memória, por meio da narrativa dos antigos moradores de uma determinada localidade prioriza-se a historicidade do ambiente local. Esses sujeitos acompanharam a idealização e a concretização do novo arranjo sócio-espacial e atualmente guardam as lembranças de como esse processo aconteceu e quais foram as mudanças (materiais ou simbólicas) ocorridas no âmbito do lugar, além de terem imbuídas na subjetividade simbologias do imaginário social dos lugares. A memória é um importante instrumento de análise ambiental, pois, dentre outas caracteristicas é um nivél da consciência, assim como a imaginação, a lembrança e a representação social, sendo que a memória é capaz de revelar o ambiente local, de dar significados e valores aos lugares e de despertar o sentimento de pertencimento, um dos pilares da EA.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283710.14295/remea.v22i0.2837REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837/1599Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, FernandaOliveira, Sandra de Fátima2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2837Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA |
title |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA |
spellingShingle |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA Alexandre, Fernanda Memória Fenomenologia Educação Ambiental. |
title_short |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA |
title_full |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA |
title_fullStr |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA |
title_full_unstemmed |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA |
title_sort |
FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA |
author |
Alexandre, Fernanda |
author_facet |
Alexandre, Fernanda Oliveira, Sandra de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Sandra de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Fernanda Oliveira, Sandra de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Fenomenologia Educação Ambiental. |
topic |
Memória Fenomenologia Educação Ambiental. |
description |
Com este artigo objetiva-se discutir e refletir como podemos a partir da valorização da memória, alicerçada em uma vertente sócio ambiental da pesquisa fenomenológica, pensar o processo de Educação Ambiental (EA). Ressalta-se nossa intenção em refletir e dialogar, buscando contribuir com as pesquisas que perpassam esta abordagem. Ao se trabalhar com as informações contidas na memória, por meio da narrativa dos antigos moradores de uma determinada localidade prioriza-se a historicidade do ambiente local. Esses sujeitos acompanharam a idealização e a concretização do novo arranjo sócio-espacial e atualmente guardam as lembranças de como esse processo aconteceu e quais foram as mudanças (materiais ou simbólicas) ocorridas no âmbito do lugar, além de terem imbuídas na subjetividade simbologias do imaginário social dos lugares. A memória é um importante instrumento de análise ambiental, pois, dentre outas caracteristicas é um nivél da consciência, assim como a imaginação, a lembrança e a representação social, sendo que a memória é capaz de revelar o ambiente local, de dar significados e valores aos lugares e de despertar o sentimento de pertencimento, um dos pilares da EA. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837 10.14295/remea.v22i0.2837 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837/1599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781881176064 |