FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Fernanda
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Sandra de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837
Resumo: Com este artigo objetiva-se discutir e refletir como podemos a partir da valorização da memória, alicerçada em uma vertente sócio ambiental da pesquisa fenomenológica, pensar o processo de Educação Ambiental (EA). Ressalta-se nossa intenção em refletir e dialogar, buscando contribuir com as pesquisas que perpassam esta abordagem. Ao se trabalhar com as informações contidas na memória, por meio da narrativa dos antigos moradores de uma determinada localidade prioriza-se a historicidade do ambiente local. Esses sujeitos acompanharam a idealização e a concretização do novo arranjo sócio-espacial e atualmente guardam as lembranças de como esse processo aconteceu e quais foram as mudanças (materiais ou simbólicas) ocorridas no âmbito do lugar, além de terem imbuídas na subjetividade simbologias do imaginário social dos lugares. A memória é um importante instrumento de análise ambiental, pois, dentre outas caracteristicas é um nivél da consciência, assim como a imaginação, a lembrança e a representação social, sendo que a memória é capaz de revelar o ambiente local, de dar significados e valores aos lugares e de despertar o sentimento de pertencimento, um dos pilares da EA.
id FURG-9_096b1f97770bb7f685a6482b67d7b6e7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2837
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EAMemóriaFenomenologiaEducação Ambiental.Com este artigo objetiva-se discutir e refletir como podemos a partir da valorização da memória, alicerçada em uma vertente sócio ambiental da pesquisa fenomenológica, pensar o processo de Educação Ambiental (EA). Ressalta-se nossa intenção em refletir e dialogar, buscando contribuir com as pesquisas que perpassam esta abordagem. Ao se trabalhar com as informações contidas na memória, por meio da narrativa dos antigos moradores de uma determinada localidade prioriza-se a historicidade do ambiente local. Esses sujeitos acompanharam a idealização e a concretização do novo arranjo sócio-espacial e atualmente guardam as lembranças de como esse processo aconteceu e quais foram as mudanças (materiais ou simbólicas) ocorridas no âmbito do lugar, além de terem imbuídas na subjetividade simbologias do imaginário social dos lugares. A memória é um importante instrumento de análise ambiental, pois, dentre outas caracteristicas é um nivél da consciência, assim como a imaginação, a lembrança e a representação social, sendo que a memória é capaz de revelar o ambiente local, de dar significados e valores aos lugares e de despertar o sentimento de pertencimento, um dos pilares da EA.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283710.14295/remea.v22i0.2837REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837/1599Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, FernandaOliveira, Sandra de Fátima2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2837Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
title FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
spellingShingle FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
Alexandre, Fernanda
Memória
Fenomenologia
Educação Ambiental.
title_short FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
title_full FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
title_fullStr FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
title_full_unstemmed FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
title_sort FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA
author Alexandre, Fernanda
author_facet Alexandre, Fernanda
Oliveira, Sandra de Fátima
author_role author
author2 Oliveira, Sandra de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Fernanda
Oliveira, Sandra de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Fenomenologia
Educação Ambiental.
topic Memória
Fenomenologia
Educação Ambiental.
description Com este artigo objetiva-se discutir e refletir como podemos a partir da valorização da memória, alicerçada em uma vertente sócio ambiental da pesquisa fenomenológica, pensar o processo de Educação Ambiental (EA). Ressalta-se nossa intenção em refletir e dialogar, buscando contribuir com as pesquisas que perpassam esta abordagem. Ao se trabalhar com as informações contidas na memória, por meio da narrativa dos antigos moradores de uma determinada localidade prioriza-se a historicidade do ambiente local. Esses sujeitos acompanharam a idealização e a concretização do novo arranjo sócio-espacial e atualmente guardam as lembranças de como esse processo aconteceu e quais foram as mudanças (materiais ou simbólicas) ocorridas no âmbito do lugar, além de terem imbuídas na subjetividade simbologias do imaginário social dos lugares. A memória é um importante instrumento de análise ambiental, pois, dentre outas caracteristicas é um nivél da consciência, assim como a imaginação, a lembrança e a representação social, sendo que a memória é capaz de revelar o ambiente local, de dar significados e valores aos lugares e de despertar o sentimento de pertencimento, um dos pilares da EA.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837
10.14295/remea.v22i0.2837
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2837/1599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781881176064