DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcomin, Fátima Elizabeti
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3402
Resumo: É inegável o avanço nas discussões acerca da inserção da dimensão ambiental na educação e nesse contexto, mais especificamente, a formação em Educação Ambiental (EA) no âmbito da universidade. Nesse sentido, o presente estudo busca contribuir na medida em que discute aspectos detectados ao longo de processos de formação em Educação Ambiental desenvolvidos na Universidade do Sul de Santa Catarina, mais especificamente pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação nos níveis de graduação e pós. São apresentadas considerações apontadas pelos sujeitos envolvidos no processo, mas fundamentalmente as questões que dificultam a formação em EA nos diferentes nichos da universidade. Constatou-se dentre outros aspectos a falta de conhecimento acerca dos conceitos, objetivos e princípios da Educação Ambiental, assim como a dificuldade de inserção desta, à luz de seus aportes epistemológicos, filosóficos, éticos, estéticos e das dimensões econômicas, políticas, sociais, ambientais em que devem ser agregados valores e habilidades que promovem a construção de sociedades responsáveis e sustentáveis. Nesse ínterim, as universidades deverão incluir em seus currículos de formação de educadores, a formação também em e para a Educação Ambiental.
id FURG-9_1a0e9c03d7595d1ede1074e6ac3b6e96
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3402
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAMEducação AmbientalFormaçãoCurrículoLicenciatura.É inegável o avanço nas discussões acerca da inserção da dimensão ambiental na educação e nesse contexto, mais especificamente, a formação em Educação Ambiental (EA) no âmbito da universidade. Nesse sentido, o presente estudo busca contribuir na medida em que discute aspectos detectados ao longo de processos de formação em Educação Ambiental desenvolvidos na Universidade do Sul de Santa Catarina, mais especificamente pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação nos níveis de graduação e pós. São apresentadas considerações apontadas pelos sujeitos envolvidos no processo, mas fundamentalmente as questões que dificultam a formação em EA nos diferentes nichos da universidade. Constatou-se dentre outros aspectos a falta de conhecimento acerca dos conceitos, objetivos e princípios da Educação Ambiental, assim como a dificuldade de inserção desta, à luz de seus aportes epistemológicos, filosóficos, éticos, estéticos e das dimensões econômicas, políticas, sociais, ambientais em que devem ser agregados valores e habilidades que promovem a construção de sociedades responsáveis e sustentáveis. Nesse ínterim, as universidades deverão incluir em seus currículos de formação de educadores, a formação também em e para a Educação Ambiental.Lepidus2013-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/340210.14295/remea.v0i0.3402REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : setembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3402/2060Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcomin, Fátima Elizabeti2020-08-14T19:59:00Zoai:periodicos.furg.br:article/3402Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
title DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
spellingShingle DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
Marcomin, Fátima Elizabeti
Educação Ambiental
Formação
Currículo
Licenciatura.
title_short DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
title_full DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
title_fullStr DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
title_full_unstemmed DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
title_sort DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
author Marcomin, Fátima Elizabeti
author_facet Marcomin, Fátima Elizabeti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcomin, Fátima Elizabeti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Formação
Currículo
Licenciatura.
topic Educação Ambiental
Formação
Currículo
Licenciatura.
description É inegável o avanço nas discussões acerca da inserção da dimensão ambiental na educação e nesse contexto, mais especificamente, a formação em Educação Ambiental (EA) no âmbito da universidade. Nesse sentido, o presente estudo busca contribuir na medida em que discute aspectos detectados ao longo de processos de formação em Educação Ambiental desenvolvidos na Universidade do Sul de Santa Catarina, mais especificamente pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação nos níveis de graduação e pós. São apresentadas considerações apontadas pelos sujeitos envolvidos no processo, mas fundamentalmente as questões que dificultam a formação em EA nos diferentes nichos da universidade. Constatou-se dentre outros aspectos a falta de conhecimento acerca dos conceitos, objetivos e princípios da Educação Ambiental, assim como a dificuldade de inserção desta, à luz de seus aportes epistemológicos, filosóficos, éticos, estéticos e das dimensões econômicas, políticas, sociais, ambientais em que devem ser agregados valores e habilidades que promovem a construção de sociedades responsáveis e sustentáveis. Nesse ínterim, as universidades deverão incluir em seus currículos de formação de educadores, a formação também em e para a Educação Ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3402
10.14295/remea.v0i0.3402
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3402
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.3402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3402/2060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : setembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783054532608